RUA TIMBIRAS NO BAIRRO PAE CARÁ - ITAPEMA/SP [2011].
Seo Ziu, dono do bazar no nº 37 da Rua Timbiras, agora vislumbrava um novo futuro. Os negócios poderiam prosperar. A situação ainda estava um tanto precária, mas havia de melhorar. Uma bananeira resistia no meio da rua e valas recortavam os quarteirões, outro motivo de preocupação. O velho Lino vivia desolado, estático no banco à frente de casa, perdera o neto recentemente. Afogara-se numa delas na brincadeira de apanhar guarus. [no detalhe abaixo casas no Pae Cará na década de 1960]
Claro tinham alguns descontentes. Todavia, o realinhamento das casas permitia organizar o Pae Cará, que aglomerou-se (do lado direito) em função das invasões desordenadas... E quanto não custara! A remoção de algumas moradias deu trabalho. Quase tirou a vida de Seo Chaguinha, quando este tendo se colocado embaixo do estreito porão para ajeitar os pilares veio esta arriar sobre ele. O desespero foi tremendo, porém o homem resisitira...
- De papo pro ar, Seo Ziu? - Era Zefa, nordestina vistosa que passava a rolar uma pipa, indo buscar água na bica mais adiante. Brincou ao vê-lo distraído nas páginas de 'O Caiçara'.
Aliás, a matéria daquela edição elogiava justamente o empenho da repartição pública IPESP e dos orgãos públicos DNOS, DER, Prefeitura de Guarujá, bem como da City of Santos Improvements Co. Ltda e Companhia Docas de Santos. Destacava sobretudo, o auxílio dos moradores através de mutirões nos feriados e fins-de-semana:
"(...)Foi a força do povo que possibilitou abrir-se cerca de 15 Km de ruas, estender alguns milhares de metros de fios elétricos e remover duas centenas de casas." - Entretanto, nenhuma garantia jurídica de posse ou propriedade fora dada.
RUA DO BAIRRO PAE CARÁ NOS ANOS DE 1960 [ITAPEMA/SP].
O bairro ganhava aos poucos estrutura, inclusive com a construção do Grupo Escolar e a Unidade Sanitária. Contudo Seo Ziu reconhecia, havia uma certa desolação no lugar. Pelos casébres enegrecidos atrás das cêrcas de ripas que separavam os quintais, enfileirados na direção do Rio Acaraú.