__________ Itapema, suas histórias... __________

sábado, 18 de janeiro de 2025

PONTÃO DAS BARCAS em ITAPEMA

"PONTÃO DAS BARCAS" - LARGO DA ESTAÇÃO [ITAPEMA/SP].

Originariamente as adjacências do "Pontão das Barcas", no Distrito itapemense, compreendiam as instalações do Forte Vera Cruz de Itapema e margens estuarinas, nas terras pertencentes à Jorge Ferreira (1533), depois vendidas à Francisco Nunes Cubas (1617).
Aviso Régio de 21 de Outubro de 1817, ao descrever denominações, extensões, senhorios, títulos de propriedades, na região da Ilha de Santo Amaro, registra as terras de Itapema como pertencente uma parte à Alexandre Dias.
Desde então passaram a residir no entorno trabalhadores navais, marítimos e pescadores. Levando a crer já interligar à Estrada do Itapema transitada por carroções para escoamento dos produtos cultivados ou pescados na Ilha Santo amarense.
PANORÂMICA MOSTRA O CASARIO E INSTALAÇÕES NO ANTIGO BAIRRO ITAPEMA - "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP].
MARGEM ESTUARINA DO "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP].
MARGEM À ESQUERDA DO "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP].

Torna-se, em 1893, rota de acesso à Vila Balneária, quando inauguram uma Estação de passageiros, também sobre o afloramento do pinhão rochoso da Pedra do Itapema, compondo o Serviço de Travessia Marítima através de Barcas, integrado por Locomotiva a vapor e Tramway (Estada de Ferro SP-2066), caminho obrigatório da elite paulistana para o Hotel La Plage nos seus dias de veraneio.
Publicação de 1898 assinala:
"Toma-se no caes da Docas [Santos/SP] uma lancha que após curta travessia chega ao lugar Itapema, defronte da cidade. Ahi segue-se pela estrada de ferro da Companhia Balneária até Guarujá, seu ponto terminal..." - Servia os passageiros no Largo da Estação, uma Plataforma Externa de Embarque para a Estrada de Ferro SP-2066. Único trajeto até o ano de 1918.
ESTAÇÃO ITAPEMA/SP - TRAVESSIA MARÍTIMA DE BARCAS.
LARGO DA ESTAÇÃO EM ITAPEMA ("PONTÃO DAS BARCAS") - PLATAFORMA DE EMBARQUE LOCOMOTIVA E TRAMWAY - ESTRADA DE FERRO SP 2066.
TRAMWAY ESTACIONADO NA PONTE DE EMBARQUE DA ESTAÇÃO EM ITAPEMA - ESTRADA DE FERRO SP 2066.

Nesse mesmo período tem instalado nas suas imediações armazéns e um píer bananeiro administrados pela Wilson Sons & Co. Às margens estuarinas do antigo Bairro Itapema está o atracadouro e estaleiro da Inspetoria Estadual de Imigração.
PÍER BANANEIRO - PROPRIEDADE WILSON SONS & Co. - ANTIGO BAIRRO ITAPEMA ("PONTÃO DAS BARCAS") 1929.
ATRACADOURO DA INSPETORIA ESTADUAL DE IMIGRAÇÃO - MARGENS ANTIGO BAIRRO ITAPEMA [1910].

Por algum tempo o CIR - Clube Internacional de Regatas arrendou instalações da Wilson Sons para guardar seus barcos de competição a remo, organizando festividades dentro das dependências do Forte [Farol] de Itapema.
ANTIGA SEDE DO CLUBE INTERNACIONAL DE REGATAS - ARMAZÉNS ALUGADOS DA WILSON SONS & Co. JUNTO AO FORTE DE ITAPEMA ("PONTÃO DAS BARCAS") 1902.
DIA DE FESTIVIDADE ANTIGA SEDE DO CLUBE INTERNACIONAL DE REGATAS - MARGENS DO "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP] 1902.

As catráias, tradicional meio de transporte utilizado pelos moradores locais (ainda a remo) difundem-se como outra opção na travessia das águas do estuário, seja conduzindo passageiros ou mercadorias diversas. Embarcações usadas em tempos remotos, a atividade dos catraieiros foi regulamentada a partir de 1913. Tendo ancoradouro ao lado da Estação de Itapema.
Ponto de acesso entre às cidades vizinhas promovia significativo comércio de pescado e banana na Bacia do Macuco (Santos/SP), carregados por catráias.
ANTIGA CATRÁIA A REMO ("PONTÃO DAS BARCAS") - MARGEM ITAPEMENSE/SP.

Nas proximidades do Largo da Estação das Barcas surgiram mais moradias que se constituíram em habitações de empregados do sistema de transporte marítimo e ferroviário, estaleiros, serviços portuários, de saúde, agregados aos moradores já existentes. Formando assim o antigo Bairro Itapema, sua divisa junto às propriedades da Wilson Sons & Co., com limite final na Av. São Pedro. Um pequeno caminho que levava ao Farol [Forte] seria nomeado Rua Itapema.
INSTALAÇÕES DO PÍER BANANEIRO AO FUNDO DO FAROL [FORTE] DE ITAPEMA/SP, MAIS ATRÁS DESTE OS ARMAZÉNS DA WILSON SONS & Co.
IMEDIAÇÕES DO ANTIGO BAIRRO ITAPEMA/SP [ANOS DE 1920].

Devido a grande proliferação de mosquitos à época, as autoridades sanitárias implementaram inúmeras ações de combate às doenças epidêmicas (malária, febre amarela). Inspecionado terrenos, quintais, residências, empresas e instalações públicas. Fazendo a limpeza da rede de valas, desinfecção com creolina, construção de fossas latrinas, tanto como capinação do núcleo povoado.
ADJACÊNCIAS DO ANTIGO BAIRRRO ITAPEMA/SP [DÉCADA DE 1920].

Naquelas cercanias ficava o Campo do I.F.C. - Itapema Futebol Clube (fundado em 11 de Novembro de 1915), ladeando a Rua Leonilópolis.
Ali no Bairro Itapema morou Thiago Ferreira, trabalhava na Inspetoria de Saúde, cargo de Funcionário de Saúde do Porto (ex-Presidente do Itapema Futebol Clube) e Soldado Constitucionalista de 1932, morto durante combate.
CERCANIAS DO ANTIGO BAIRRO ITAPEMA - BENEDITO CALIXTO [1922].
 
Ao transcorrer das décadas do século XX, o "Pontão das Barcas" consolidou-se como um lugar referencial da cidade. Constituindo o largo atrás da Estação itapemense. Local de fluxo dos usuários da Travessia Marítima de barcas e catráias. Concentração de estivas, marinheiros, trabalhadores navais, marítimos, catraieiros e pescadores. Movimentando o cotidiano dos bares, do comércio, dando o tom marinho às conversas.
ATRÁS DA ESTAÇÃO, O LARGO ITAPEMENSE ("PONTÃO DAS BARCAS") ITAPEMA/SP - DÉCADA DE 1950.
TRAMWAY (BONDE-ELÉTRICO) NO LARGO DA ESTAÇÃO EM ITAPEMA/SP [ANOS DE 1950].

Reside na Rua Itapema Nº 6, Ana Fernandes de Freitas (D. Ana Parteira) ilustre moradora, que ajudou a trazer ao mundo uns tantos meninos e meninas itapemenses.
Conhecidas famílias do Distrito tinham casa no antigo Bairro Itapema.
OCASIÃO NA QUAL OS SILVEIRAS RECEBIAM EM SUA CASA À RUA ITAPEMA OS FAMILIARES, NUM MOMENTO FESTIVO.

Muitos nordestinos desembarcaram de catráia ou barca na Estação de Itapema/SP. Recepcionados pelo emblemático Forte sobre a pedra à sua margem. Inúmeras famílias chegaram, mais frequentemente desde os anos de 1940. De mala e cuia ao Largo da Estação. Senão em busca do sonho glorioso, mas a tão desejada empregabilidade. Outras gentes também por aqui aportaram oriundas de diversos Estados brasileiros. Porta de entrada do Distrito Municipal itapemense.
LARGO DA ESTAÇÃO EM ITAPEMA/SP ("PONTÃO DAS BARCAS") - ANOS DE 1950.

O Largo do "Pontão das Barcas" desenvolveu crescente comércio. Bares, restaurante, quitanda, estacionamentos de bicicletas, farmácia, barbearia, sapateiro, alfaiataria, bazar, oficina de bicicletas, dentre outros serviços. Pelas calçadas e esquinas bancas comerciando peixes, siris, caranguejos, mariscos. Vendedores de temperos, ervas medicinais. Ambulantes vendendo tapioca, cocada, quebra-queixo. Carrinhos de pipoca, milho-verde e sorvete.
Engraxates ofereciam seus préstimos aos transeuntes no Largo da Estação.
CICLISTAS NO LARGO DA ESTAÇÃO [ITAPEMA/SP] 1958.

Fotografias antigas registram o extinto Cine-Teatro 'Itapema' (popularmente conhecido "Cinema Grande"), em suas dependências eram realizados bailes de carnaval, bem como apresentações de artistas renomados.
O prédio comportava outras atividades: Imobiliária Gonçalves, Bar Itapema e o escritório do Juizado de Menores. Consta que esta edificação foi erguida por Armênio Mendes (sua primeira obra), o qual tornou-se depois próspero empresário da construção.
Ficava também no Largo da Estação das Barcas, a Farmácia 'Nossa Senhora do Carmo', a primeira do Distrito.
CINE-TEATRO 'ITAPEMA' - "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP].
À FRENTE DO "CINEMA GRANDE" A ATIVIDADE COMERCIAL AGREGADA - "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP.

O Presidente Luís Inácio "Lula" da Silva, vivendo a infância por aqui (anos de 1950), vendia tapioca, amendoim, banana e laranja, além de ter sido engraxate no "Pontão das Barcas".
"PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP] DÉCADA DE 1950.

A transição do transporte ferroviário pelo automotivo a partir de 1956, estabeleceu neste largo Terminal de Ônibus, ponto de saída das primeiras linhas municipais e intermunicipais de transporte rodoviário. Seja no Distrito itapemense quanto com as cidades vizinhas: Parque Estuário, Monteiro da Cruz, Bertioga e a Sede Balneária.
TERMINAL DE ÔNIBUS ("PONTÃO DAS BARCAS") - LINHA MUNICIPAL [ITAPEMA/SP].
LINHAS MUNICIPAIS PARQUE ESTUÁRIO E MONTEIRO DA CRUZ - TERMINAL DE ÔNIBUS - LARGO DA ESTAÇÃO [ITAPEMA/SP] 1963.
TERMINAL DE ÔNIBUS - LINHA INTERMUNICIPAL PARA BERTIOGA/SP - LARGO DA ESTAÇÃO DAS BARCAS [ITAPEMA/SP].

Fato curioso, antes que se tivesse um Campo Santo em solo itapemense, pessoas de famílias tradicionais do Distrito eram sepultadas nos cemitérios da vizinha cidade santista. Os caixões também somente vendidos lá, quando necessitava-se de algum, este era encomendado e ao chegar ficava exposto encostado no saguão da Estação das Barcas, até a família do finado ir buscar. O Distrito estuarino de poucas almas viventes de outrora, breve tomava ciência do passamento da pessoa. A notícia do óbito corria e todos ficavam sabendo. Fazia assim o ilhéu itapemense a definitiva "Travessia do Aqueronte".
A Polícia Marítima mantem atracadouro na margem itapemense, junto ao "Pontão das Barcas". Servindo de apoio às operações de patrulhamento do estuário, visitas de inspeção dos navios atracados no Porto.
Seu perene comércio fez surgir várias atividades agregadas ao entorno do "Pontão das Barcas". Ali ficava o Posto de Serviço 'São Cristovão', Sapataria 'Progresso', Peixaria 'Itapema', Padaria '5 de Outubro', somando-se as demais estabelecidas.
SAPATARIA 'PROGRESSO' E SAPATEIRO - "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP].
POSTO DE COMBUSTÍVEL 'SÃO CRISTOVÃO' - "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP].

No dia 05 de Fevereiro de 1962, tem instalado em seu logradouro o busto de Thiago Ferreira (Soldado Constitucionalista), herói itapemense de 1932, que também dá nome a importante via do próspero centro comercial do Distrito, a Avenida Thiago Ferreira, interligada ao Largo da Estação.
INAUGURAÇÃO DO BUSTO DE THIAGO FERREIRA - LARGO DO "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP] 05/02/1962.
RUA ITAPEMA - "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP] ANOS DE 1960.

No saguão de entrada da Estação das Barcas havia um quadro de avisos (desaparecidos, shows, casas para alugar, empregos etc). Na década de 1960, procurados pela ditadura militar brasileira, os revolucionários da esquerda figuraram em cartazes nas suas paredes, como perseguidos do regime ditatorial. Dentre eles, a Presidenta Dilma Roussef.
ESTAÇÃO ITAPEMA/SP - TRAVESSIA MARÍTIMA DE BARCAS [ANOS 1960].
ANTIGO ATRACADOURO DE CATRÁIAS - AO FUNDO O LARGO ITAPEMENSE/SP ("PONTÃO DAS BARCAS") - DÉCADA DE 1960.
USUÁRIOS DAS CATRÁIS DESEMBARCAM INDO AO LARGO ITAPEMENSE/SP [1963].
POSTO DE GASOLINA E OFICINA DE BICICLETAS ("PONTÃO DAS BARCAS") - ITAPEMA/SP [1963].

A expansão do automóvel naquelas décadas em diante propiciou a implantação de Ponto de Táxi, no Largo da Estação de Itapema.
TAXISTAS E AUTORIDADES INAUGURAM PONTO DE TÁXI - LARGO DA ESTAÇÃO [ITAPEMA/SP].

Conforme matéria jornalística ['A TRIBUNA' - 02/08/1967], a Polícia Marítima e Aérea (P.M.A.) recebeu duas novas lanchas incrementando a execução de seus serviços. As modernas embarcações (P-M-1/ P-M-2) serão utilizadas somente para a realização de visitas dos navios que chegam ao Porto. Cada uma das lanchas entregues à P.M.A. custou perto de 100 milhões de Cruzeiros (antigos). Dotadas de casco de aço, apresentam as seguintes características principais: 12,73 metros de comprimento, autonomia de 25 horas (o tanque comporta 500 litros de combustível), 108 HP de potência do motor.
LANCHA DA POLÍCIA MARÍTIMA PRÓXIMO À ESTAÇÃO DAS BARCAS EM ITAPEMA/SP [1967].

Prestigiado na várzea do Litoral Paulista, o campo do (I.F.C.) Itapema Futebol Clube nesse período recebe grandes jogos, com times tradicionais do futebol brasileiro, importantes jogadores disputam partidas memoráveis. A crônica esportiva da região acompanha os jogos, sendo transmitidos pelo rádio. Onde contam, que Edson Arantes do Nascimento (Pelé), o "Rei do Futebol", pousou de helicóptero no gramado para visitar o tricolor itapemense.
A CRÔNICA ESPORTIVA ACOMPANHA PARTIDA NO CAMPO DO I. F. C - NESTA FOTO XAXÁ, PINHEIRO NETO E MINGO - ITAPEMA/SP [DÉCADA DE 1960].
JOGO IMPORTANTE NO ANTIGO CAMPO DO ITAPEMA FUTEBOL CLUBE - IMEDIAÇÕES "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP].
"OLHO NO LANCE!" - A CRÔNICA ESPORTIVA FAZ COBERTURA DA PARTIDA NO CAMPO DO ITAPEMA F. C. [1969].
O ANTIGO CAMPO DO I.F.C. FOI PALCO DE JOGOS INESQUECÍVEIS EM SEU GRAMADO [ITAPEMA/SP].
DIA DE JOGO TORCEDORES E AMBULANTES COMPARECEM AO CAMPO DO I. F. C. [ITAPEMA/SP].

Passado 57 anos da implantação do Serviço de Travessia Marítima de Barcas, combinada ao funcionamento das catráias, a ligação navegável mostrou-se de suma importância. O crescente aumento de usuários estimulando os negócios nas redondezas do Largo da Estação. Valorização imobiliária a gerar oportunidades comerciais, emprego e renda.
Toda atividade de estaleiros, empresas marítimas, portuária, de navegação compunham essa economia às margens do "Pontão das Barcas".
EVENTO PÚBLICO NO LARGO DA ESTAÇÃO ("PONTÃO DAS BARCAS") - ITAPEMA/SP.
O ATRACADOURO DE CATRÁIAS NOUTROS TEMPOS [ITAPEMA/SP].
ATIVIDADE NAVAL E MARÍTIMA ÀS MARGENS DO "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP].

A passagem dos trilhos da Ferrovia de Carga Itapema/Perequê (Cubatão/SP) pelo sítio do antigo bairro e parte do Largo da Estação, em meados dos anos de 1970, desapropriou terrenos, domicílios e propriedades de empresas marítimas.
Impondo a retirada do campo do Itapema Futebol Clube daquelas imediações, o que causaria enorme prejuízo ao time.
Consequentemente, estaleiros, os armazéns e o píer bananeiro da Wilson Sons & Co. Demolição do prédio do Cine-Teatro 'Itapema', suas lojas e escritórios. Ainda o Posto de Combustível 'São Cristovão'.
INSTALAÇÕES NO "PONTÃO DAS BARCAS" - LARGO DA ESTAÇÃO [ITAPEMA/SP].
PARTE DE TRÁS DO "CINEMA GRANDE", NA LATERAL DA ANTIGA RUA LEONILÓPOLIS [ITAPEMA/SP].

Sendo um lugar de circulação de pessoas do Distrito, tanto como das cidades próximas, a atividades comercial atraiu o interesse de diversos empreendedores. Agregados ao comércio existente ou a constante rotatividade dos negócios surgiram lojinhas de utensílios domésticos, banca de jornal, chaveiro, açougue, estacionamento de motos, pastelarias, barracas de frutas, vendedores de bolos e sonhos, ambulante de churrasquinho.
Nos anos de 1980, tinha endereço no "Pontão das Barcas" a Academia Brutu's.
LARGO DO "PONTÃO DAS BARCAS" - ITAPEMA/SP [ANOS DE 1980].
BUSTO DE THIAGO FERREIRA - LARGO DA ESTAÇÃO [ITAPEMA/SP] DÉCADA DE 1980.

Por contingência da passagem de nível criada, nesse ínterim constroem uma primeira passarela para pedestres sobre a Ferrovia de Carga. Seu equivocado projeto, abandono estrutural, facilitava aos incautos testarem as inabilidades em voar, saltando duma altura considerável. Senão resultaram nalguma fatalidade, porém a dolorosa constatação do mais pesado que o ar estatelando-se no chão duro.
A PRIMEIRA PASSARELA JUNTO AO TERMINAL DE ÔNIBUS 'NELLY PEYRES SOBRAL' - "PONTÃO DAS BARCAS" - ITAPEMA/SP.
A FERROVIA DE CARGA CRUZA O "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP].

Situada na Rua Itapema Nº 15, às margens estuarinas, fica a Colônia Z3 - Colônia de Pescadores 'Floriano Peixoto'.
Instala-se o Grupamento de Bombeiros Marítimos - Salvamar Paulista, às margens do estuário, nas proximidades do "Pontão das Barcas", contando com embarcações e viaturas.
EMBARCAÇÕES GRUPAMENTO DE BOMBEIROS MARÍTIMOS - MARGENS "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP].

Houve durante muito tempo intensa atividade de "camelôs" (bancas, barracas, carrinhos), isso na década de 1990, concorrendo com o comerciante estabelecido, algumas vezes a negociar a mesma mercadoria ou similar diante da loja. Informalmente perfilados ao longo do "Pontão das Barcas".
ATIVIDADE DE "CAMELÔS" NO "PONTÃO DAS BARCAS" - ITAPEMA/SP [1990].
SAÍDA DO "PONTÃO DAS BARCAS" INTERLIGADO À AV. THIAGO FERREIRA - ITAPEMA/SP [MAIO DE 1995].

Tal vontade empreendedora não poderia ser desprezada pela municipalidade. Foram regularizados nos camelódromos em melhores condições de trabalho. Um deles na Estação das Barcas. Boxes que vendem além de roupas, bolsas, cintos, carteiras, bonés, meias, cuecas, lingeries, eletrodomésticos portáteis, relógios, dvds, brinquedos, pilhas e baterias, suprimentos de jogos eletrônicos etc.
CAMELÓDROMO - LARGO DA ESTAÇÃO ITAPEMENSE/SP ("PONTÃO DAS BARCAS") - 2011.

O século XXI vem configurar este outro momento do Largo da Estação em ITAPEMA/SP. Amplamente ocupado, quanto mais mobilizado por seu comércio. Novas e antigas atividades ocupam as áreas do "Pontão das Barcas", ainda suas margens estuarinas e cercanias. Contribuindo com a economia do Distrito itapemense.
MOVIMENTO DE USUÁRIOS DA TRAVESSIA MARÍTIMA - "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP] 2007.
COMÉRCIO NO "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP].

Fachadas, placas e luminosos tendem a modificar-se ilustrando temporalmente a paisagem no Largo da Estação itapemense, a indicar o suceder dos negócios. Antigos comércios, seus proprietários estimados, que num determinado momento integraram a atividade comercial naquele logradouro. Anotamos os seguintes estabelecimentos: Pastelaria 'Beira mar', Lanchonete 'Porto Novo', 'Lojão do Alemão'.
ANTIGOS COMÉRCIOS "PONTÃO DAS BARCAS" - ITAPEMA/SP [2011].

Atravessando os tempos, o "Pontão das Barcas" molda-se às épocas, retratos de distintas memórias vividas por seus cidadãos. Nele acontecimentos do cotidiano, eventos ali ocorridos testemunham o imaginário de sua existência conforme as gerações.
VISTA DO "PONTÃO DAS BARCAS"- ITAPEMA/SP [2011].
SAGUÃO DE ENTRADA - ESTAÇÃO DAS BARCAS [ITAPEMA/SP] 2010.
TERMINAL DE EMBARQUE DAS CATRÁIAS - LARGO DA ESTAÇÃO [ITAPEMA/SP] 2011.
ESTAÇÃO DAS BARCAS E TERMINAL DE CATRÁIAS [ITAPEMA/SP] 2011.
RUA ITAPEMA - "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP] 2011.

Decorrente desta característica, o Largo itapemense mantém casa de carnes, farmácia, relojoaria, assistência técnica para celulares, magazine de utilidades domésticas, restaurante, doceria, pastelarias, cafeteria, casa do norte, barracas de frutas, boxes de salgados, quiosque do milho, boxes de guloseimas, carrinhos de lanches. Somados ao camelódromo vendendo roupas, tênis, artigos esportivos, acessórios de moda (bolsas, chapéus, óculos-de-sol, guarda-chuvas), aparelhos eletrônicos, suprimentos para celular etc. Resultando seu aspecto contemporâneo.
MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS NO LARGO DA ESTAÇÃO ("PONTÃO DAS BARCAS") - ITAPEMA/SP [2010].

À frente do "Pontão das Barcas" (Av. Senador Salgado Filho) estão o Terminal de Ônibus 'Nelly Peyres Sobral', estacionamentos de bicicletas e motos, dentre outros estabelecimentos: bar, lanchonete, barbearia, bazar de artigos religiosos, bicicletaria. Do lado oposto, o Ponto de Táxi 'Mangueira', mais os Boxes de Pescados e Frutos do Mar.
TERMINAL DE ÔNIBUS 'NELLY PEYRES SOBRAL' - "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP].
COMÉRCIO À FRENTE DO "PONTÃO DAS BARCAS" - ITAPEMA/SP.

No dia 23/03/2012, a Estação das Barcas de ITAPEMA/SP virou cenário do humorístico 'Casseta & Planeta', da Rede Globo de Televisão. Conforme explicou à imprensa o produtor Eduardo Santoro, o elenco gravou o quadro "Arca de Noé", do programa 'Casseta & Planeta - Vai fundo', episódio Ecologia, que irá ao ar em Abril. A locação foi escolhida porque, no enredo, Noé seleciona os personagens para embarcarem em sua "Nova Arca" (nossa barca), após o fim do mundo. Tanto mais, por satisfazer as necessidades da produção, que precisava de uma embarcação grande e o fluxo de pessoas. Participaram da atração os humoristas Beto Silva, Hélio de La Peña e Miá Melo.
HUMORISTAS DO 'CASSETA & PLANETA' GRAVAM EPISÓDIO NA TRAVESSIA MARÍTIMA DE BARCAS EM ITAPEMA/SP [2012].

Durante as eleições de 2012, Eduardo Suplicy (conhecido político do Partido dos Trabalhadores - 13) esteve em campanha no "Pontão das Barcas". Sendo recebido pelos militantes do PT e pessoas ali presentes. Cumprimentou o povo, indo subir num carro de som discursando aos populares. Quando falou dos benefícios do programa idealizado por ele, o "Renda Básica de Cidadania". E leu entusiasmado a letra do grupo rapper Racionais MC's, de uma das suas músicas: "Homem Na Estrada". Prefácio do seu livro publicado abordando o assunto, que lhe angariou muitos aplausos.
A "Renda Básica de Cidadania" proposta por Suplicy é uma idéia crível, visa garantir um mínimo de dignidade a todos os brasileiros, independente de sua situação econômica. Consiste num pagamento mensal universal, suficiente para cobrir despesas essenciais de vida, entregue a todos os cidadãos do país sem condições prévias.
O LARGO DA ESTAÇÃO EM ITAPEMA/SP PRESTA-SE A INFORMAR CAMPANHAS INSTITUCIONAIS [2012].

Passado décadas, as autoridades chegam a um consenso para se construir nova passarela sobre a passagem de nível próxima ao "Pontão das Barcas". Após questionamentos da municipalidade referente à responsabilidade pelo equipamento. A fiscalização do trecho ferroviário era de obrigação da Codesp. Por ser área portuária o município entendia não ter jurisprudência para ações de melhoria. Cabendo a MRS Logística, concessionária do transporte de carga nessa linha promover a construção de outro equipamento. Nesse embate sofria a população se arriscando usar a antiga passarela em estado precário, que veio a ser interditada. Com isso, a passagem de nível causava sérios transtornos quando as composições de trens paradas trancavam o acesso ao Largo da Estação das Barcas, ou considerável demora no movimento das locomotivas cruzando o caminho.
FERROVIA DE CARGA - COMPOSIÇÃO DE VAGÕES TRAVAM A PASSAGEM DE NÍVEL NO "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP].
ATUAL PASSARELA SOBRE A FERROVIA DE CARGA ("PONTÃO DAS BARCAS") - ITAPEMA/SP.

Resilientes aos cenários econômicos persistem tradicionais comércios. Podemos citar o longevo Bar e Pizzaria 'do Careca', Pastelaria 'Weida', Bar 'Real Temperos', Banca 'Itapema', Estacionamento de Bicicletas e Motos 'São Judas Tadeu', 'Rainha do Norte', Bicicletaria 'Pasquale'.
BAR E PIZZARIA 'DO CARECA' ESQUINA COM A RUA ITAPEMA - "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP] 2011.

O Largo da Estação ainda hoje frequentado por trabalhadores marítimos terceirizados, navais, portuários, catraieiros e afins. Transeuntes dos municípios vizinhos, profissionais diversos, moradores locais, pivetes da rua, malucos, religiosos em campanha, motoboys, ciganas que ali passeiam. Seus cães vadiando ao rés do balcão. Quem mais caminhe à procura. Ponto de encontro ou despedida.
FLUXO DE PASSAGEIROS NA TRAVESSIA MARÍTIMA DE BARCAS - ITAPEMA/SP.
PASSAGEIROS DAS CATRÁIAS DESEMBARCAM NO ANCORADOURO EM ITAPEMA/SP.
COTIDIANO LARGO DA ESTAÇÃO ("PONTÃO DAS BARCAS") - ITAPEMA/SP [2012].
SAGUÃO DE ENTRADA - ESTAÇÃO DAS BARCAS [ITAPEMA/SP].
ATIVIDADE COMERCIAL ESTABELECIDA NO LARGO DA ESTAÇÃO [ITAPEMA/SP] 2011.

Assim se faz o negociar promovido naquele vai-e-vem constante da maré de pessoas. A resenha nos bares pautada pelo dia-à-dia. Provocações, conversa fiada, papo reto, um tom de maresia. Seja entretidos observando o cenário, partidas de futebol ou vídeo-clip musical nalgum televisor.
"PONTÃO DAS BARCAS" - LARGO DA ESTAÇÃO ITAPEMENSE/SP [2019].

Significativas são as paisagens que ilustram o "Pontão das Barcas", sejam margens estuarinas e cercanias. Revelam sua natureza marítima, de trabalho naval, da faina marinha. Cenários do Largo da Estação emoldurando hábitos, características, dessa jornada dos habitantes do Distrito Municipal itapemense.
TRAVESSIA MARÍTIMA DE BARCAS E CATRÁIAS [ITAPEMA/SP]. 
MARGEM ESTUARINA "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP].
ATIVIDADE NAVAL, MARÍTIMA E DE NAVEGAÇÃO - MARGEM ESTUARINA "PONTÃO DAS BARCAS" [ITAPEMA/SP].
O FORTE [FAROL] DE ITAPEMA/SP ÀS MARGENS ESTUARINAS DO "PONTÃO DAS BARCAS".
TRAVESSIA MARÍTIMA DE BARCAS - ESTAÇÃO ITAPEMA/SP.
CATRÁIAS ATRACADAS ÀS MARGENS DE ITAPEMA/SP.
BARCA 'PIAÇAGUERA' ATRACADA ÀS MARGENS DO "PONTÃO DAS BARCAS" - ITAPEMA SP [2011].

Intervenções urbanísticas erroneamente realizadas pela Administração Pública Municipal, apropriação indevida de área fora dos limites por parte da empresa de Travessia Marítima, ingerência da Autoridade Portuária intervindo na extensão e o cruzamento da Ferrovia de Carga, descaracterizaram o largo do "Pontão das Barcas". A depredação do monumento de Thiago Ferreira obrigou a retirada do busto deste logradouro.
Melhor paisagismo, otimização do espaço, valorizaria a atividade comercial e social do Largo da Estação. A proximidade com o Forte [Farol] de Itapema, estar às margens do estuário do Porto, possibilitaria um roteiro turístico, cultural e de compras. Havendo visita ao Forte itapemense, passeio de catráia nas águas do estuário, maior consumo no comércio.
Somente uma governança autônoma, afinada com o nosso interesse particular garantirá melhorias efetivas para o desenvolvimento do Distrito.