__________ Itapema, suas histórias... __________

quarta-feira, 13 de junho de 2012

CAMPOS SALES... SOB OS CÉUS DA ILHA





Odílio não sabia bem quem era aquele Senhor, elegantemente abotoado num terno escuro, que vinha no trem a discursar. Tomara conhecimento de que no vagão funerário da Maria Fumaça traziam o caixão de um ex-Presidente. Falecera em um chalé do Hotel La Plage e cujo corpo regressava à capital paulista no esquife coberto com a Bandeira do Brasil. Emocionado o homem tecia elogiosas sentenças sobre o ilustríssimo falecido...

- Manuel Ferraz de Campos Sales, Brasileiros! - Tinha a voz embargada. - 28 de Junho de 1913, amortalha-se a pátria enlutada! - Não economizava nos predicados. Antes de ser Presidente da República brasileira fora Ministro da Justiça, instituiu e regulamentou a obrigatoriedade do Casamento Civil. Enquanto Presidente desenvolveu política de apoio à agricultura, valorização do plantio de café. Não medira esforços para integrar o Acre ao território nacional. Como político fizera muito pelo Estado de São Paulo...

[Trecho da E. F. Itapema - SP 2066]

Nisso irromperam pelo vagão as palmas, no exato momento que o gemido dos trilhos fez arribar por sobre os bambuzais da Conceiçãozinha um bando de pombas "Asa-branca".
"Quem se atreve falar mal de defunto...?" - Odílio atinou consigo. Se o capeta morresse haviam de dizer que em termos de maldade, ele foi um bom.
Dentre outras coisas lembrava comovido o tal, Campos Sales condecorara Santos Dumont com uma medalha de ouro cunhada aqui. Homenagem ao feito de 1901, quando o "Brasileiro Voador" contornou a Torre Eiffel, em Paris, com seu dirigível Nº 6. Trazia inscrita uma paráfrase do Poeta português: "Por céus nunca dante navegados.". Quase repetia seus célebres discursos...
  CHARGE ALUSIVA AO PERÍODO DE GOVERNO DO PRESIDENTE CAMPOS SALES.

"- A política financeira tem sido e continuará a ser a principal preocupação do meu governo..." - Dissera ele em mensagem ao Congresso Nacional. - (...)entre nós parece fora de dúvida, observadas as diversas fases por que temos passado, que o nível da taxa cambial desceu muito além do que poderia ser justificado pela Balança internacional ou pelas agitações da política interna..."
    LARGO DAS ESTAÇÃO DAS BARCAS EM ITAPEMA/SP.

Por um instante Odílio cochilou hipnotizado pelo matraquear discursivo, com o deslizar monótono da Maria-Fumaça cruzando Itapema... Despertou um tanto sem graça. Ecoavam os brados das aclamações sob o saguão da Estação das Barcas. Mas, no fim concluiu: Desse naipe quem ouve um, ouviu todos!
DEPOIS DE DEIXAR A ILHA DE SANTO AMARO, O CORPO DE CAMPOS SALES SEGUIU PARA A ESTAÇÃO S. P. RAILWAY [SANTOS] E DALI PARA A CAPITAL PAULISTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário