__________ Itapema, suas histórias... __________

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Além do Sociedade @lternativa ITAPEMA




A plêiade de frequentadores do '&.@' era das mais inusitadas. Somente um homem de espírito universal feito Bartô, capaz de aturar semelhante freguesia.
Cliente assíduo de todas as tardes, Altério figurava no rol dos polêmicos. Do nada discorria seu saber enciclopédico misturado a uma filosofia canhestra. Negava o carma...
- Que culpa tenho das bobagens da minha encarnação de Luís XIV? Dos erros cometidos quando "eu" era Messalina? - Ia além das medidas. - Se fui o sujeito quem bateu os pregos na cruz... - O escárnio das suas teses comprobatórias, em geral vinha acompanhado de gogo ruidoso... Asfixiante.
- E as coisas do outro mundo tem explicação?
- Nem ninguém nunca voltou de lá, Bartô! Vida após a morte, já por si é um paradoxo metafísico.
- Ouviste falar em experiência "quase morte"?... É como um túnel de luz, mas a pessoa volta.
- Oh, boa alma... Cridendo vedere! No meu bom latim: Cada um vê o que quer!
- A cana ardente está lhe cozinhando o cérebro.
- Certas coisas só acredito vendo... Mas não vou pagar pra ver! - E pediu licença disposto a sentir o frescor vespertino de Itapema.
Na calçada coincidentemente avistou um velho conhecido, motorista do Serviço Funerário Municipal. Vulgo chofer de defunto. Seu rabecão estacionado adiante. Altério alardeou de cá aquela piada mórbida:
- Aonde vai o presunto?... Passear? - Rindo sem rir da dor alheia sacudia a compleição fantasmagórica.
Logo ali ao lado, nos umbrais da igreja evangélica apontava o féretro soturno. Perplexos os condolentes detiveram-se estacando os passos.
-Ih...! Foi mal, irmãos. Minhas condolências, que o Altíssimo o preserve num bom lugar. - E murmurou entre dentes dando às costas. - A mim resta senão outra cachaça em memória... Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário