SEO MIGUEL DA BARCA - TIMONEIRO DAS MUITAS HISTÓRIAS DA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE.
Nos primeiros tempos serviu como acesso à Vila Balneária (através do Distrito itapemense) para o veraneio da Alta Sociedade Paulista, na Ilha de Santo Amaro. Vindo da Estação santista em frente à Alfândega (Pça. República) e chegando à ITAPEMA/SP. Este seria o único trajeto à Estância Balneária até 1918.
BARCA ITAPEMENSE SINGRA AS ÁGUAS DO ESTUÁRIO [DÉCADA DE 1920].
Além dos turistas, as Barcas transportavam os moradores locais e passou a interligar facilmente o Distrito itapemense à Baixada Paulista, com a movimentação dos habitantes das cidades litorâneas.
Pelo decorrer dos anos, o número de passageiros foi cada vez mais aumentando seu contingente, constituído de grande massa trabalhadora (do Porto, comércio, serviços etc) seja de pedestres quanto de ciclistas.
ITAPEMA/SP E SUA ESTAÇÃO DE BARCAS NA MARGEM ESQUERDA DA ILHA DE SANTO AMARO [ANOS DE 1920].
Esse vai-e-vem de pessoas, momentâneos encontros, na travessia marítima de Barcas ITAPEMA/SP [Vicente de Carvalho] e a cidade de Santos/SP, nos 15 minutos de duração do percurso, as vezes retardada consideravelmente pelo tráfego de navios no Porto, senão quando baixa intenso nevoeiro sobre o estuário, possibilitou algumas curiosidades envolvendo a travessia itapemense, suas Barcas e a Estação.
O CIR - Clube Internacional de Regatas, com sede náutica na margem esquerda itapemense (à época) utilizava das Barcas na realização de suas competições a remo para acomodar juízes de prova, autoridades e convidados. Tanto como em passeios no estuário do Porto. No mês de Novembro de 1913, sócios do Clube Internacional de Regatas (o "Gigante de Itapema") promoveram animado passeio pelas águas do estuário a bordo da Barca 'Paquetá'.
Um fato curioso é que antigamente algumas pessoas de famílias importantes do Distrito Itapemense eram enterradas nos cemitérios da vizinha cidade santista. O caixões também somente vendidos lá, quando necessitava-se de algum este era encomendado e ao chegar ficava pendurado na Estação de ITAPEMA/SP, até a família do falecido ir buscar. Fazendo assim a definitiva "travessia do Aqueronte".
No saguão de entrada da Estação sempre houve um quadro de avisos (desaparecidos, shows, casas para alugar, empregos, informações diversas). Quando dos temíveis "anos de chumbo", perseguidos pela Ditadura Militar brasileira, os revolucionários da esquerda figuraram em cartazes na parede da Estação das Barcas. Entre estes Dilma Roussef, que depois se elegeria Presidenta do Brasil.
Nesses anos todos o Serviço de Travessia Marítima itapemense empregou muitos trabalhadores da região. Houve quem se estabelecesse e constituísse família no Distrito. Bons marinheiros que contornando o Porto, bem como constante movimentação de embarcações (seja desde o cais da Alfândega santista) enfrentam o mal-tempo repentino, as correntezas do estuário. Pelos turnos de serviço a singrar à noite as águas ardentias iluminadas das margens, até uma segura atracação ao sabor do sacudir das marés na Estação de ITAPEMA/SP.
A "Feitiço da Ilha", G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' (sediada no Distrito) sempre teve disponibilizada Barcas extras no dia do Desfile de Carnaval, em Santos, para levar seus integrantes até a Praça da República. Afim de tomarem os ônibus especiais rumo à Passarela do Samba, o mesmo acontecendo no retorno.
BARCA ITAPEMENSE UTILIZADA NA TRAVESSIA MARÍTIMA [DÉCADA DE 1910].
BARCA 'ITAPEMA' ACOMPANHA PROVA A REMO [ESTUÁRIO DO PORTO] 1914.
CONVITE SOCIAL DO CLUBE INTERNACIONAL DE REGATAS PARA PARTICIPAÇÃO NUM SEU EVENTO ESPORTIVO [NOVEMBRO DE 1919].
BARCA 'ITAPEMA' UTILIZADA EM REGATA NO ESTUÁRIO DO PORTO [JULHO DE 1915].
SÓCIOS DO CLUBE INTERNACIONAL DE REGATAS A BORDO DA BARCA 'PAQUETÁ' [NOVEMBRO DE 1913].
SÓCIOS DO DO CIR ORGANIZADORES DE FESTA A BORDO DA BARCA 'ITAPEMA' PELO ESTUÁRIO DO PORTO.
CONVITE SOCIAL DO CLUBE INTERNACIONAL DE REGATAS PARA PARTICIPAÇÃO NUM SEU EVENTO ESPORTIVO [NOVEMBRO DE 1919].
BARCA 'ITAPEMA' UTILIZADA EM REGATA NO ESTUÁRIO DO PORTO [JULHO DE 1915].
SÓCIOS DO CLUBE INTERNACIONAL DE REGATAS A BORDO DA BARCA 'PAQUETÁ' [NOVEMBRO DE 1913].
No saguão de entrada da Estação sempre houve um quadro de avisos (desaparecidos, shows, casas para alugar, empregos, informações diversas). Quando dos temíveis "anos de chumbo", perseguidos pela Ditadura Militar brasileira, os revolucionários da esquerda figuraram em cartazes na parede da Estação das Barcas. Entre estes Dilma Roussef, que depois se elegeria Presidenta do Brasil.
ESTAÇÃO DAS BARCAS EM ITAPEMA/SP [MARGEM ESQUERDA DA ILHA DE SANTO AMARO].
FUNCIONÁRIOS DA TRAVESSIA MARÍTIMA DE BARCAS (CIA. PRADO CHAVES) - MARGEM ITAPEMENSE [1909].
ANTIGO FUNCIONÁRIO DO SERVIÇO DE TRAVESSIA MARÍTIMA DE BARCAS [ITAPEMA/SP].
TRIPULAÇÃO DA BARCA ADHEMAR DE BARROS - PÍER DA ESTAÇÃO ITAPEMENSE/SP [ANOS DE 1960].
ALBINO DA BARCA FUNCIONÁRIO DA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE/SP.
DOQUEIRO NO CONVÉS DA BARCA - MARGEM ESQUERDA ITAPEMENSE/SP.
TRIPULAÇÃO DA BARCA ADHEMAR DE BARROS - PÍER DA ESTAÇÃO ITAPEMENSE/SP [ANOS DE 1960].
ALBINO DA BARCA FUNCIONÁRIO DA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE/SP.
DOQUEIRO NO CONVÉS DA BARCA - MARGEM ESQUERDA ITAPEMENSE/SP.
FOLIÕES DA "FEITIÇO DA ILHA" A BORDO DA BARCA ITAPEMENSE RUMO AO DESFILE CARNAVALESCO.
Noutros tempos (década de 1980), confluência dos moradores de ITAPEMA/SP, o itinerário das Barcas suscitava namoricos, amizades e picantes fofocas cochichadas a bordo. Especialmente, no período da manhã (entre 7:30 às 8:00 horas) e o regresso à tarde (18 horas), quando muitos jovens do lugar trabalhavam no antigo centro comercial da cidade santense.
Havia ainda aqueles e aquelas, aproveitando o ambiente de "ver e ser visto" desfilavam um visual descolado: corte de cabelo, penteados, sapatos finos, relógios caros, embalos dançantes num walkman, seus tênis e roupas de marcas famosas, sempre numa pose escolhida visando impressionar. Frequentadores assíduos dos bailes Disco do Brasil A. C e Socia.
Devido a concentração de pessoas no horário do "rush" marítimo itapemense, alguns casamentos e rusgas resultaram destas travessias diárias, que ganharam o imaginário da cidade.
Dentre sua atividade usual, as Barcas itapemenses prestaram-se (nos anos de 1990 particularmente) a passeios pelo estuário do Porto e orla marítima das cidades vizinhas, promovendo atrações culturais. A bordo aconteciam exposições, apresentações artísticas, música etc.
Passado tantos anos da Travessia Marítima itapemense, sua Estação de passageiros sofreu ampliações e consideráveis reformas, que de certo modo descaracterizaram a arquitetura original. Seja no prédio desprovido do decorativo neoclássico, quanto no píer de atracação das Barcas e rampa de acesso. De forma mais significativa na parte posterior que dá para o chamado "Pontão das Barcas", o largo atrás da Estação em ITAPEMA/SP.
Por esta longeva importância histórica merece a muito um olhar de cuidado afim de promover a preservação, seu tombamento como patrimônio histórico.
Vez ou outra o Serviço de Travessia Marítima de Barcas deixa a desejar, com enguiço de embarcações, má conservação, desconforto, atrasos, aumento de tarifa, tal insatisfação registrada na obra de artistas populares como fez num seu cordel ("Perigo nas Barcas"), o poeta Bem-te-vi:
"As Barcas do Itapema,
Quando estão a navegar,
Atravessando pra Santos
Ou vindo de lá pra cá,
Amedrontam a qualquer um
Que por elas viajar.
Apresentam mau aspecto,
Estão deterioradas,
Não há mais manutenção
A pintura é desbotada,
Há gente e bicicleta
Numa mistura danada.
As bóias de salva-vidas,
Em cada embarcação,
Pra atender aos passageiros
Em caso de precisão,
Não chegam nem a um terço
Dos que dela dentro vão.
Ninguém toma providências,
Embora estejam sabendo;
O perigo ronda a todos,
Fingem que não estão vendo.
Será que estão aguardando
Acontecer algo horrendo?
O atracadouro das Barcas
Está todo em podridão,
Lá na Ponta da Praia,
Onde reina escuridão;
Bicicleta, gente e moto
Ali passam de montão.
A omissão é um crime,
Conforme o legislativo,
"Seguro morreu de velho,
Desconfiado ainda é vivo."
Sabendo deste ditado
Do perigo eu me esquivo."
A secular Travessia Marítima de ITAPEMA/SP, uma das mais antigas do Estado paulista, permanece atendendo os moradores do Distrito, bem como das cidades do entorno. Cenário de tantas histórias, algumas peculiaridades que fazem as crônicas da Barca itapemense.
Havia ainda aqueles e aquelas, aproveitando o ambiente de "ver e ser visto" desfilavam um visual descolado: corte de cabelo, penteados, sapatos finos, relógios caros, embalos dançantes num walkman, seus tênis e roupas de marcas famosas, sempre numa pose escolhida visando impressionar. Frequentadores assíduos dos bailes Disco do Brasil A. C e Socia.
Devido a concentração de pessoas no horário do "rush" marítimo itapemense, alguns casamentos e rusgas resultaram destas travessias diárias, que ganharam o imaginário da cidade.
BARCA PAICARÁ CENÁRIO DE MUITAS HISTÓRIAS DA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE/SP [2008].
BARCA PAICARÁ NAVEGA NO ESTUÁRIO DO PORTO - TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE/SP [2004].
BARCA PAICARÁ NO PERCURSO DA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE/SP.
BARCA PAICARÁ RETORNA A ESTAÇÃO EM ITAPEMA/SP.
BARCA ITAPEMENSE/SP NAVEGA NAS ÁGUAS DO ESTUÁRIO.
EMBARCAÇÕES (ITAPEMA I, CUBATÃO, CANEÚ) UTILIZADAS NA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE/SP [2011].
FROTA DA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE - BARCAS ITAPEMA I, PAICARÁ, ADHEMAR DE BARROS.
EMBARCAÇÕES DA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE RECOLHIDAS À MARGEM ESQUERDA.
BARCA PIAÇAGUERA PERTENCENTE À TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE [2011].
BARCA PAICARÁ NAVEGA NO ESTUÁRIO DO PORTO - TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE/SP [2004].
BARCA PAICARÁ NO PERCURSO DA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE/SP.
BARCA PAICARÁ RETORNA A ESTAÇÃO EM ITAPEMA/SP.
BARCA ITAPEMENSE/SP NAVEGA NAS ÁGUAS DO ESTUÁRIO.
EMBARCAÇÕES (ITAPEMA I, CUBATÃO, CANEÚ) UTILIZADAS NA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE/SP [2011].
FROTA DA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE - BARCAS ITAPEMA I, PAICARÁ, ADHEMAR DE BARROS.
EMBARCAÇÕES DA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE RECOLHIDAS À MARGEM ESQUERDA.
BARCA PIAÇAGUERA PERTENCENTE À TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE [2011].
RESTOS DA ANTIGA BARCA ITAPEMA/SP ENCALHADO NA MARGEM ESQUERDA DO ESTUÁRIO DO PORTO.
PINTURA ILUSTRA A BARCA PIAÇAGUERA PERTENCENTE A TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE/SP.
PINTURA ILUSTRA A BARCA PIAÇAGUERA PERTENCENTE A TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE/SP.
Por esta longeva importância histórica merece a muito um olhar de cuidado afim de promover a preservação, seu tombamento como patrimônio histórico.
ESTAÇÃO DAS BARCAS EM ITAPEMA SP - MARGEM ESQUERDA DA ILHA DE SANTO AMARO.
PRÉDIO ESTAÇÃO DAS BARCAS [ITAPEMA/SP] 2011.
BRASÃO ITAPEMENSE NO FRONTISPÍCIO DA ESTAÇÃO DAS BARCAS [2011].
PAREDE LATERAL PRÉDIO DA ESTAÇÃO DAS BARCAS [ITAPEMA/SP] 2012.
SAGUÃO DE ENTRADA ESTAÇÃO DAS BARCAS [ITAPEMA/SP].
JARDIM NA ESTAÇÃO DAS BARCAS EM ITAPEMA/SP.
PARTE POSTERIOR ESTAÇÃO DAS BARCAS [ITAPEMA/SP].
PRÉDIO ESTAÇÃO DAS BARCAS [ITAPEMA/SP] 2011.
BRASÃO ITAPEMENSE NO FRONTISPÍCIO DA ESTAÇÃO DAS BARCAS [2011].
PAREDE LATERAL PRÉDIO DA ESTAÇÃO DAS BARCAS [ITAPEMA/SP] 2012.
SAGUÃO DE ENTRADA ESTAÇÃO DAS BARCAS [ITAPEMA/SP].
JARDIM NA ESTAÇÃO DAS BARCAS EM ITAPEMA/SP.
PARTE POSTERIOR ESTAÇÃO DAS BARCAS [ITAPEMA/SP].
BARCA ADHEMAR DE BARROS NOUTROS TEMPOS - O USO FREQUENTE DAS EMBARCAÇÕES SOMADA A MARESIA PROVOCA DESGASTES.
BARCA DA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE PRÓXIMO AO CAIS DA ALFÂNDEGA SANTISTA [MAIO DE 2006].
BARCA DA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE PRÓXIMO AO CAIS DA ALFÂNDEGA SANTISTA [MAIO DE 2006].
"As Barcas do Itapema,
Quando estão a navegar,
Atravessando pra Santos
Ou vindo de lá pra cá,
Amedrontam a qualquer um
Que por elas viajar.
Apresentam mau aspecto,
Estão deterioradas,
Não há mais manutenção
A pintura é desbotada,
Há gente e bicicleta
Numa mistura danada.
As bóias de salva-vidas,
Em cada embarcação,
Pra atender aos passageiros
Em caso de precisão,
Não chegam nem a um terço
Dos que dela dentro vão.
Ninguém toma providências,
Embora estejam sabendo;
O perigo ronda a todos,
Fingem que não estão vendo.
Será que estão aguardando
Acontecer algo horrendo?
O atracadouro das Barcas
Está todo em podridão,
Lá na Ponta da Praia,
Onde reina escuridão;
Bicicleta, gente e moto
Ali passam de montão.
A omissão é um crime,
Conforme o legislativo,
"Seguro morreu de velho,
Desconfiado ainda é vivo."
Sabendo deste ditado
Do perigo eu me esquivo."
BARCA PAICARÁ DISPONDO DE CAPACIDADE MÁXIMA DE PASSAGEIROS [ANOS DE 1980].
BARCA ITAPEMENSE/SP RECOLHIDA AO ESTALEIRO.
CABINE DO TIMONEIRO EM UMA ANTIGA BARCA DA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPMENSE/SP.
ANDAR INFERIOR DE UMA BARCA DA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE/SP.
ANDAR SUPERIOR DE UMA ANTIGA BARCA DA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE
BARCA ITAPEMENSE/SP RECOLHIDA AO ESTALEIRO.
CABINE DO TIMONEIRO EM UMA ANTIGA BARCA DA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPMENSE/SP.
ANDAR INFERIOR DE UMA BARCA DA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE/SP.
ANDAR SUPERIOR DE UMA ANTIGA BARCA DA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE
DESATIVAÇÃO DE ANTIGAS EMBARCAÇÕES DA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE - LITORAL PAULISTA.
ANTIGA BARCA DA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE AUXILIA EMBARCAÇÃO DA NOVA GERAÇÃO.
BARCA (ADHEMAR DE BARROS) NO ESTALEIRO - MARGEM ESQUERDA ITAPEMENSE/SP [PINTURA DE ATHAYDE LOPES].
ANTIGA BARCA DA TRAVESSIA MARÍTIMA ITAPEMENSE AUXILIA EMBARCAÇÃO DA NOVA GERAÇÃO.
BARCA (ADHEMAR DE BARROS) NO ESTALEIRO - MARGEM ESQUERDA ITAPEMENSE/SP [PINTURA DE ATHAYDE LOPES].
No dia 23/03/2012, a Estação das Barcas em ITAPEMA/SP virou cenário do humorístico 'Casseta & Planeta', da Rede Globo de Televisão. Conforme explicou à imprensa o produtor Eduardo Santoro, o elenco gravou o quadro "Arca de Noé", do programa 'Casseta & Planeta - Vai fundo', episódio Ecologia, que irá ao ar em Abril. A locação foi escolhida porque, no enredo, Noé seleciona os personagens para embarcarem em sua "Nova Arca" (nossa Barca), após o fim do mundo. Tanto mais, por satisfazer as necessidades da produção, que precisava de uma embarcação grande e o fluxo de pessoas. Participaram da atração os humoristas Beto Silva, Hélio de La Peña e Miá Melo.
O HUMORÍSTICO 'CASSETA & PLANETA' (REDE GLOBO) GRAVA QUADRO PARA O PROGRAMA NA ESTAÇÃO DAS BARCAS DE ITAPEMA/SP [2012].
A secular Travessia Marítima de ITAPEMA/SP, uma das mais antigas do Estado paulista, permanece atendendo os moradores do Distrito, bem como das cidades do entorno. Cenário de tantas histórias, algumas peculiaridades que fazem as crônicas da Barca itapemense.
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