__________ Itapema, suas histórias... __________

sexta-feira, 23 de abril de 2010

CATRÁIAS - "Gôndolas caiçaras"

Imediações do atracadouro de catráias em Itapema (década de 2000).

Por estar localizada numa Ilha, Itapema toda vida careceu da travessia navegável para interligar-se entre as demais cidades do entorno.
Além das Barcas, dispomos do ancoradouro das cátraias, nossas "gôndolas caiçaras" que levam passageiros por baixo do porto de Santos (antigo Rio dos Soldados) até a Bacia do Mercado. Este acesso funcionava desde o começo de 1900, sendo regulamentado a partir de 10 de Abril de 1913.  
Cais das catráias em Itapema (anos 60).

O Serviço de Catráias, hoje marcadamente executado por migrantes nordestinos, iniciou-se de modo regular ainda na década de 30, quando a travessia do canal era feita por pequenos barcos a remo e capacidade para apenas 4 passageiros. Seo Teté, José Tomaz dos Santos, um dos pioneiros, foi quem revolucionou o trabalho ao introduzir os motores a diesel com 4 cilindros.
Houve durante muito um intenso comércio de pescado e banana com a Bacia do Macuco. O caiçara Luiz Barnabé Coimbra conta que, pescadores da Ilha apanhavam o trem em Guarujá por volta das 5 horas da manhã, e depois a catráia em Itapema pra chegar na Bacia do Mercado bem cedinho pra vender o peixe. Benedito Francisco de Oliveira acrescenta ao depoimento: 
"(...)Lembro bem o nome dos leiloeiros, porque era costume se pôr o peixe na banca e fazer lotes que os leiloeiros Viriato, Pascoal, Pepino ou Molinaro apregoavam. Dez tainhas faziam um lote. Quando o preço estava bom , ele batia o martelo..."
Embarque de passageiros em Vicente de Carvalho (Itapema) - Década de 1960.

Antigamente o embarque e desembarque era feito sob um telheiro em madeira, de água descaída para trás, ornado na parte frontal com treliça de ripas e acesso a uma pequena rampa à beira do estuário. No transcorrer desses anos todos apesar da importância histórica e turística, sobretudo econômica, nunca se teve uma preocupação estética com o Terminal, além do multicolorido característico das embarcações. 
O trajeto é feito pelo meio do canal do estuário, passando por um túnel aquático no porto da cidade de Santos. Conforme mostram essas duas fotos das décadas de 80 e 90.

A Associação dos Catráieiros foi fundada em 1952. Possui dois estaleiros e oficina mecânica. É considerada um ótimo exemplo de cooperativismo. A atividade dos catraieiros, no ano de 1992, serviu como fonte de inspiração para personagens e pano de fundo na trama de um dos núcleos da novela das sete, 'DEUS NOS ACUDA' levada ao ar pela Rede Globo.

Trajeto no túnel aquático, trecho descoberto (anos 2000).

Relevantes são as contribuições prestadas por esta categoria de trabalhadores do porto. Atuaram como salva-vidas durante o incêndio do navio AIS GIORGIS (1974). Os catraieiros que faziam o plantão noturno acudiram resgatando tripulantes, estivadores e conferentes que se atiravam ao mar para fugir das chamas. 
Chegada de catráia no atracadouro em Itapema (anos 80). 

Desembarque em Vicente de Carvalho (Itapema) - Anos 60.


Nenhum comentário:

Postar um comentário