__________ Itapema, suas histórias... __________

domingo, 27 de junho de 2010

E.F. ITAPEMA-Gjá (SP-2066)

ESTAÇÃO DE ITAPEMA - ESTRADA DE FERRO SP-2066 PLATAFORMA DE EMBARQUE - ANOS DE  1920.

Ao tornar-se rota de acesso à Vila Balneária de Guarujá para o veraneio da Alta Sociedade paulista, é implantado em 4 de Setembro de 1893, o Serviço de Transporte por locomotivas a vapor e tramway (bondes). Interligado à época também por Barcas na travessia do canal do porto, desde a Estação santista em frente a Alfândega (Pça. República) até ITAPEMA/SP.
Na margem itapemense constroem uma Estação com píer telhado ao longo do acesso e prédio em estilo maneirista neoclássico com uma grande arcada de acesso ornada com gradil decorativo em ferro e pilares à vista decorados de arabescos. Sua fachada estampava o nome 'Itapema', abaixo do brasão em relevo duma concha Vieira-rainha à guarda de dois peixes quiméricos. Possuía mastro para hasteamento de bandeira a encimar o ornato neoclássico do frontão e grandes janelas coloniais de cada lado.
PRÉDIO DA ESTAÇÃO DAS BARCAS NA MARGEM ESQUERDA [ITAPEMA-SP].
BARCA ITAPEMENSE APROXIMA-SE DA ESTAÇÃO EM ITAPEMA/SP.

Aqui ficava o ponto inicial da Estrada de Ferro (SP-2066), com extensão de 9 Km até o balneário guarujaense. Faziam o percurso duas locomotivas (Marias-Fumaças). Sua primeira composição era dotada de uma locomotiva a vapor, adquirida na Inglaterra, e dois vagões: um de 1ª classe e outro de 2ª classe. A outra modelo Baldwin Locomotive Works nº 2, de procedência americana, fabricada (12346) em Novembro de 1891, pela  Burnhab Williams & Co., Philadelphia - USA.
LOCOMOTIVA A VAPOR UTILIZADA NA ESTRADA DE FERRO ITAPEMA/GJÁ [SP-2066].

A inauguração contou com 60 convidados e as presenças de Bernardino de Campos (Presidente do Estado), Vicente de Carvalho (poeta), Joaquim Arcoverde (Bispo coadjutor), deputados estaduais, dentre outras autoridades.
Waldemar Stiel, relata no seu livro 'História dos Transportes Coletivos de São Paulo':
"(...)O trem da SPR, com várias autoridades chegou a Santos [Sábado] às 13:30, e em bondes especiais dirigiam-se à Alfândega, onde tomaram o vaporzinho 'Cidade de São Paulo' a fim de atravessar o estuário... (...)Em Itapema tomaram o trem inaugural, que em pouco tempo passava em frente ao Grande Hotel..."
ESTRADA DE FERRO ITAPEMA/GJÁ [SP-2066] - TRECHO ENTRE O MORRO SANTO AMARO E O GLÓRIA.

Eduardo Etzel em sua publicação 'Guarujá e Eu', também faz seu registro do itinerário:
"(...)do outro lado o estuário, a estação e outro trem... (...)com máquina de bitola estreita e dois vagões, o de carga e o de passageiros. Nova partida, e a viagem através do imenso mangue..."
Diz matéria do 'Correio Paulistano', sobre o trajeto da viagem inaugural, transcrita do livro 'Pérola ao Sol', de Mônica de Barros Damasceno e Paulo Mota:
"(...)Uma pequena linha férrea pertencente à empresa (Companhia Prado Chaves) fazia o percurso, transportando os convidados. Numa extensão de cerca de 6 Km, sendo que seu trajeto era feito em 10 minutos, a locomotiva com três vagões de primeira classe faziam parte do comboio..." - E seria exatamente este o único caminho até 1918.
"MARIAS-FUMAÇAS" E FUNCIONÁRIOS DA (CIA. PRADO, CHAVES) E.F. ITAPEMA/GJÁ [SP-2066]  EM FRENTE HOTEL LA PLAGE - DÉCADA DE 1900.

Para instalação desse Serviço de  Transporte Ferroviário foi necessária a compra dos direitos de concessão, então pertencentes a Valêncio Teixeira Leomil, sob condição de ser nomeado Diretor Fiscal, sendo a Estrada de Ferro (SP-2066) e seu sistema de interligação (Barcas) mantido pela Cia. Balneária da Ilha de Santo Amaro (1893 à 1910). 
As Marias-Fumaças movidas a carvão, durante anos transportaram turistas, trabalhadores locais e personagens da História do Brasil em suas galeras com assentos de palhinha. Eis alguns: Campos Sales, Epitácio Pessoa e Santos Dumont.
Havia ainda um ramal de aproximadamente 3 Km, entre Guarujá e o Ferry-boat. O Serviço de Transporte da Ferrovia SP-2066 dispunha de uma equipe de reparos da Empresa Prado, Chaves & Cia. Era preciso logo cedo vistoriar os trilhos e verificar se não havia nenhum problema na linha para evitar acidentes, além da manutenção rotineira dos equipamentos (trens, vagões etc).
EQUIPE DE REPAROS FERROVIÁRIOS (CIA. PRADO, CHAVES) E.F. ITAPEMA/GJÁ [SP-2066] ANOS DE 1900.
 
Em 1910, o grupo econômico representado por Percival Farquhar (o mesmo empresário que levou avante a Ferrovia MadeiraMamoré) adquire o controle do transporte. A nova Empresa passou a denominar-se Companhia Guarujá. É desativado o ramal até o Ferry-boat.
A eletrificação do trajeto ferroviário (de bitola métrica) foi anunciada em 4 de Maio de 1923, sendo a responsabilidade pela execução a cargo do Engº Ettore Bertacin (Casa Siemens de São Paulo). A Siemens faria o fornecimento de materiais e o equipamento rodante ficou de responsabilidade das empresas Siemens-Schuckert e MAN - Maschinenfabrik Augsburg Nurnberg. O sistema foi executado em 8 meses e inaugurado em 11/01/1925.
ESTAÇÃO DE ITAPEMA PLATAFORMA DE EMBARQUE ESTRADA DE FERRO SP-2066.

A Subestação Elétrica principal, que também abastecia Itapema, estava localizada próximo da Torre Grande (na margem esquerda), recebendo corrente da Usina de Itatinga em 40.000 volts e transformando-a a 6.600 volts. Já a Subestação Convertedora ficava na Estrada do Itapema (Km 4), trecho de Conceiçãozinha. Tinha por função reduzir e retificar a Corrente Alternada de 6,6 Kv para 750 volts.
 ESTRADA DE FERRO SP-2066 - SUBESTAÇÃO CONVERTEDORA TRECHO CONCEIÇÃOZINHA- ITAPEMA [DÉCADA DE 1920].
ESTRADA DE FERRO SP-2066 TRECHO CONCEIÇÃOZINHA - ITAPEMA.
E.F. ITAPEMA/GJÁ [SP-2066] TRECHO CONCEIÇÃOZINHA.

Inicialmente foram adquiridos em 1924, dois bondes (nº 3 e nº 9) de 106 hp e uma locomotiva elétrica modelo Siemens E69, steeple-cab, (nº 1), de 104 hp para os serviços de carga. Esta máquina com 18 toneladas de peso tinha capacidade de tracionar trens de 47 toneladas de carga à uma velocidade de 45 Km/h. As melhorias contemplaram os usuários com carros de passageiros modernos, fechados e mais confortáveis.
LOCOMOTIVA ELÉTRICA SIEMENS E69 nº 1 - ESTRADA DE FERRO SP- 2066 [ANOS DE 1920].
BONDE nº 3 - ITINERÁRIO ITAPEMA - ESTRADA DE FERRO SP-2066 - ESTAÇÃO PRAIA DE PITANGUEIRAS [DÉCADA DE 1920].

Além das estações principais, nas proximidades do Grand Hotel La Plage (Praia de Pitangueiras) e na Estação em Itapema plataforma de embarque, a linha contava com mais pontos de parada: a Estação Alfaya (Km 3), imediações do Bairro Monteiro da Cruz. Estação Bento Pedro (Km 5) trecho de Conceiçãozinha. Estação 24 de Outubro (Km 6), próxima ao Rio Santo Amaro.
Foto em cartão postal (década de 20) do pesquisador Allen Morrison registra a Estação Bento Pedro, consistia numa pequena plataforma em madeira com telheiro de duas águas, mais dois bancos geminados (um de costas para o outro). Nota-se o denso bananal logo atrás.
Eduardo Etzel nos fala desse itinerário, no seu livro 'Guarujá e Eu':
"(...)Nova partida e a viagem através do imenso mangue com uma Estação no meio", próximo à Conceiçãozinha.
BONDE nº 3 - ESTRADA DE FERRO SP-2066 - ESTAÇÃO BENTO PEDRO [CONCEIÇÃOZINHA/ITAPEMA].
E.F. ITAPEMA/GJÁ [SP-2066] MAPA DO PERCURSO.
BONDE nº 9 - ITINERÁRIO ITAPEMA - ESTRADA DE FERRO SP-2066 [ESTAÇÃO PRAIA DE PITANGUEIRAS].

Em meados da década de 1920, o empreendedor Percival Farquhar passa por graves problemas financeiros e desfaz-se do negócio na Ilha de Santo Amaro. A Lei Estadual nº 2140 (1 de Outubro de 1926) permitiu a encampação pelo Estado da Companhia Guarujá, sendo seus bens incorporados ao Estado através do Decreto Estadual nº 4192, de 12 de Fevereiro de 1927, ganha nova denominação: Serviços Públicos do Guarujá/Repart. (autarquia municipal). São assentados novos trilhos para um ramal de aproximadamente 2,5 Km até o Sítio Cachoeira, destinado a vagões de carga visando o escoamento da produção bananeira.
Eduardo Etzel acrescenta sobre a viagem de trem por Itapema, no fim dos anos 40:
"(...)No mangue, a leste da ferrovia existiam inúmeras linhas de "decauville", ou seja, linhas com locomotivas pequenas muitas vezes movidas à gasolina e com bitola de 60 cm para o transporte de bananas, principalmente na região de Itapema... (ainda existentes no final dos anos 60) - Equipamento semelhante foi utilizado pela Base Aérea na retirada de aterro do Morro de Itapema para obras de suas instalações.
E.F. ITAPEMA/GJÁ [SP-2066] MAPA MALHA FERROVIÁRIA DECAUVILLE REGIÃO DE ITAPEMA.

Também foram adquiridos mais dois bondes da MAN (nº 5 e nº 7). Durante algum tempo as Marias-Fumaças continuaram a funcionar associadas aos bondes-elétricos, utilizadas no transporte de carga. Não rara as vezes, devido ao colapso do sistema de energia elétrica, os bondes eram rebocados pela Maria-Fumaças até a Estação de destino.
Por volta de 1930, um grave acidente inutiliza o bonde nº 3. No começo de 1935 são construídas nova Estação e oficinas na Av. Leomil.
 BONDE nº 5 - ITINERÁRIO ITAPEMA - ESTRADA DE FERRO SP-2066..

Silvio Cruz relata que muitos acontecimentos passaram-se sobre os trilhos da Estrada de Ferro: casamentos, batizados, primeira comunhão e até enterros. Havia mesmo um vagão funerário. Inclusive por ocasião da morte do ex-Presidente Campos Sales (que visitava Guarujá, em 28 de Junho de 1913), seu corpo foi transladado nele.
Um fato curioso é que nesta época algumas pessoas de famílias importantes eram enterradas nos cemitérios da vizinha Santos. Os caixões também eram vendidos lá, quando necessitava-se de algum este era encomendado e ao chegar ficava pendurado na Estação de Itapema, até a família do falecido ir buscar.
Em tempos de eleição os candidatos que realizavam comícios por aqui alugavam trens para transportar os partidários. O mesmo ocorria quando havia campeonatos de futebol.
As primeiras feiras-livres foram praticamente trazidas em vagões-plataformas para consumo dos moradores.
BONDE nº 7 - ITINERÁRIO ITAPEMA - ESTRADA DE FERRO SP-2066 [ESTAÇÃO AV. LEOMIL].
FUNCIONÁRIOS DA ESTRADA DE FERRO SP-2066 - ESTAÇÃO DE ITAPEMA [DÉCADA DE 1940].

Eduardo Etzel, em suas crônicas nos conta como funcionava a cobrança da passagem no final dos anos 40:
"(...)Naquela época se comprava um bilhete ainda na Estação de Barcas de Santos. Esse bilhete poderia ser simples (apenas a viagem de barca e o passageiro ficava em Vicente de Carvalho) ou duplo, metade verde, metade vermelho (ou rosa), sendo que os funcionários da empresa picotavam o verde para o embarque na barca (ainda em Santos) e o vermelho antes de se embarcar no Tramway, já no acesso às plataformas. Os bilhetes também valiam para a volta, e as partes vermelha e verde eram recolhidas durante as respectivas viagens..."
BONDE nº 9 - ESTRADA DE FERRO SP-2066 [PONTÃO DAS BARCAS] ESTAÇÃO DE ITAPEMA.

No ano de 1952, novas melhorias foram realizadas na linha de bondes, mas a concorrência com os ônibus logo se faria presente. Sucumbiria ao monopólio do transporte automotivo.
Decorridos 63 anos de atividades, em 13 de Julho de 1956, numa última viagem de tramway conduzida pelo motorneiro Sr. João Procópio, foi interrompido o serviço da E.F. ITAPEMA-Gjá [SP-2066]. No ano seguinte (1957) começou a retirada dos trilhos para dar lugar ao asfalto da Av. Thiago Ferreira e mais à frente (Praça 14 Bis) Av. Santos Dumont. O material rodante aproveitável passou a ser utilizado pela E.F. Campos de Jordão.
FOTO DA ÚLTIMA VIAGEM (1956) DO BONDE-ELÉTRICO PELA E.F. ITAPEMA-G [SP-2066].



No final dessa década (1959), por inciativa do IHGGB, foi inaugurada a Tenda Museu, na Av. Leomil, abrigando a Maria-Fumaça - Baldwin nº 2 (detalhe da foto ao lado), uma das locomotivas a vapor empregada na linha ferroviária Itapema-Gjá [SP-2066].


Nenhum comentário:

Postar um comentário