BONDE Nº 9 - ITINERÁRIO ITAPEMA/SP.
Não gostava mesmo de ir por aquelas bandas... A praia de Pitangueiras maravilhosa, duma areia alva e fininha, mas topava com uma gente danada de esquisita. Não tomavam conhecimento de ninguém. Sentia-se estranho, invasor do quintal alheio. Ao passar defronte os chalés da Vila Balneária ouvia-se certa alegria desmedida, embalada por uma música estrangeira.
[mapa com trajeto parcial dos bondes elétricos em direção ao ITAPEMA - anos 30.] Constrangimento passou no restaurante ao lado da estação. Tinha o nome pomposo, Petit Cassino. Um dia entrara lá por engano e pedira água, o garçom veio com uma tal água Perrier e quis cobrar-lhe "os olhos da cara". Para evitar confusão maior deu o que trazia nos bolsos, voltou a pé pela Estrada do Itapema.
O Hotel La Plage suntuoso, bonito de olhar, entretanto não lhe tinha serventia. Que iria fazer lá? Nem empregado era, sequer estava vestido para as grandes festas promovidas ali. Construíram uma cidade onde o dinheiro fizera dono uns poucos. Perguntava-se a quem a natureza havia dado escritura de posse de tamanha beleza...
[outro bonde, nº 5 - itinerário ITAPEMA.]
Despertou de repente, soando o apito do motorneiro. Finalmente o Bonde nº 9 - ITAPEMA, partia dali. Aquilo não pertencia ao mundo dele era coisa de grã-finos. Uma rápida parada na '24 de Outubro', perto da Casa de Força e tocar de novo pro Largo das Barcas.
TRAJETO DA ESTRADA DE FERRO PRÓXIMO A CASA DE FORÇA, NA ALTURA DE CONCEIÇÃOZINHA - ITAPEMA/SP.
Sabia como ninguém nos recantos da Vargem Grande divertir-se. Fosse em emocionantes caçadas pelas picadas do Morro Magdatá [imagem acima], lançar rede pra pescar camarões à noite na Prainha [imagem abaixo] ou apanhar caranguejos nos mangues vizinhos.
O Saco da Embira também propiciava banhar-se nu, sem frescura de maiô para banho ou cabine de "troca-de-roupa" na areia, a moita mesmo servia. Levava vida sem nenhum luxo, porém digna... Havia combinado com o velho Odil irem até o Sítio do Pai Elesbão pescar uns carás no Rio Acaraú, tomando muito cuidado com os jacarés à espreita na beira do rio..
Ficasse quem quisesse naquela cidade metida à besta. Seria filho e devoto da terra que lhe acolhia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário