REI MOMO COMANDA BAILE DE SALÃO EM CLUBE DE ITAPEMA/SP.
Revivendo antigos carnavais, o Reinado de Momo teve seus primeiros 3 dias na Ilha, em ITAPEMA/SP. Desde os contatos iniciais com a vizinha santista através dos seus Ranchos, Cordões, bem como a passagem de alguns desses grupos por aqui, dentre eles 'CABEÇUDOS DA BAIXADA', 'BOHEMIOS', 'CHINESES DO MERCADO', as manifestações carnavalescas ganharam as ruas do Distrito.
Muito por influência também dos times de futebol, clubes sociais, grêmios recreativos do velho ITAPEMA/SP. ou mesmo entorno de indivíduos que por sua extroversão arrastam a massa na Avenida.
O RANCHO CARNAVALESCO 'BOHEMIOS' BRINCA NO CARNAVAL DE ITAPEMA/SP.
LINDAS COLOMBINAS E PIERRÔS NO CARNAVAL ITAPEMENSE DE 1950.
MENINAS PRONTAS PARA A MATINÊ CARNAVALESCA EM ITAPEMA/SP (DÉCADA DE 1950).
FOLIÕES-MIRINS ENFEITADOS E FANTASIADOS PARA A MATINÊ DO CARNAVAL ITAPEMENSE (ANOS DE 1950).
A MENINADA ANIMADA COM A MATINÊ CARNAVALESCA EM ITAPEMA/SP.
BRASILEIRINHA NO CARNAVAL DE ITAPEMA/SP.
INDIAZINHAS DO CARNAVAL ITAPEMENSE (DÉCADA DE 60).
ÍNDIO QUER APITO NO CARNAVAL DE 1962 EM ITAPEMA/SP.
FANTASIADOS E PRONTOS PARA A MATINÊ CARNAVALESCA - ITAPEMA/SP.
PEQUENINAS COLOMBINAS DO CARNAVAL EM ITAPEMA/SP.
FORMOSAS BAIANINHAS DO CARNAVAL ITAPEMENSE DE 1976.
MENINAS PRONTAS PARA A MATINÊ CARNAVALESCA EM ITAPEMA/SP (DÉCADA DE 1950).
FOLIÕES-MIRINS ENFEITADOS E FANTASIADOS PARA A MATINÊ DO CARNAVAL ITAPEMENSE (ANOS DE 1950).
A MENINADA ANIMADA COM A MATINÊ CARNAVALESCA EM ITAPEMA/SP.
BRASILEIRINHA NO CARNAVAL DE ITAPEMA/SP.
INDIAZINHAS DO CARNAVAL ITAPEMENSE (DÉCADA DE 60).
ÍNDIO QUER APITO NO CARNAVAL DE 1962 EM ITAPEMA/SP.
FANTASIADOS E PRONTOS PARA A MATINÊ CARNAVALESCA - ITAPEMA/SP.
PEQUENINAS COLOMBINAS DO CARNAVAL EM ITAPEMA/SP.
FORMOSAS BAIANINHAS DO CARNAVAL ITAPEMENSE DE 1976.
Era o carnaval concorrido dos salões enfeitados, de foliões caracterizados (arlequins, colombinas, pierrôs, melindrosas, marujos, odaliscas, piratas), daquele frescor inebriante do lança-perfume, ao som da Banda tocando marchinhas de carnaval. Como esquecer das matinês carnavalescas pululantes de pequenos personagens infantis? Havia concursos da fantasia mais bonita... Casórios aconteciam depois da quarta-feira de cinzas.
UM ESPONTÂNEO BLOCO "DE SUJOS" PEDE PASSAGEM NO CARNAVAL DE ITAPEMA/SP.
Seria ainda dos Blocos "de sujos" dos bairros, de fantasias improvisadas, criadas com o que dispunha o folião (adultos de fralda e chupeta, homens travestidos, mascarados de capas pretas ou vermelhas, índios, havaianos cheios de colares, baianas floridas, cabrochas suadas). Movidos à cerveja, além de outros aditivos e puxados pelo batuque rasgado. Envolvidos em inocentes Batalhas de Confetes. Estouro de bexigas de água-de-cheiro, ou ardilosas bexigas de "coça-coça"... Assim até rasgar a fantasia.
DIRETORES DO RANCHO CARNAVALESCO 'SONHADORES DO ITAPEMA' (BARTOLO E BARÁ).
ABRE-ALAS DO RANCHO CARNAVALESCO 'SONHADORES DO ITAPEMA' [DÉCADA DE 1960].
RANCHO CARNAVALESCO 'SONHADORES DO ITAPEMA' - ALEGORIA ABRE-ALAS [DÉCADA DE 1960].
ABRE-ALAS DO RANCHO CARNAVALESCO 'SONHADORES DO ITAPEMA' [DÉCADA DE 1960].
RANCHO CARNAVALESCO 'SONHADORES DO ITAPEMA' - ALEGORIA ABRE-ALAS [DÉCADA DE 1960].
Foi com o Rancho Carnavalesco que ITAPEMA/SP abriu alas para o Carnaval Apoteótico. No longínquo ano de 1962, quando não havia por estas bandas praticamente nenhuma manifestação do tipo, Walter Gonçalves, Bartolo e outros ilustres itapemenses fundaram o Rancho 'SONHADORES DO ITAPEMA', representante dos antigos carnavais de rua. Nomes como Antonio Baraçal, Carlos das Neves, Capitão Sinópoli, Bororó, Salvador de Carvalho, João Venâncio, os Sargentos Chico e Osmar da Base Aérea, entre outros participaram da Diretoria. Os ensaios do Rancho Carnavalesco lotavam a Rua Amazonas, no Distrito, de uma esquina à outra. Xaxá Lopes (lá na mocidade) desfilou pelo 'SONHADORES DO ITAPEMA.
Nesta trajetória de Avenida, o "Sonhadores" sagrou-se 5 vezes Campeão do Carnaval Santista.
Nesta trajetória de Avenida, o "Sonhadores" sagrou-se 5 vezes Campeão do Carnaval Santista.
A RAINHA LADEADA PELAS PRINCESAS DO RANCHO CARNAVALESCO 'SONHADORES DO ITAPEMA' (1963).
RAINHA E PRINCESA DO RANCHO CARNAVALESCO 'SONHADORES DO ITAPEMA' (1966)
Foram aquelas folias memoráveis... Num desfile, no Guarujá, faltou energia elétrica e os adereços com efeito de luz criaram como que uma "procissão carnavalesca".
Empolgado, Germano Matias numa célebre apresentação do "Sonhadores", em 1965, pediu licença para uma "canja". Improvisou com seu jeito peculiar de sambista paulistano:
"A batucada foi feita
Na lata de graxa..." - Patente do samba.
BARTOLO E O RANCHO 'SONHADORES DO ITAPEMA' NA AVENIDA DO SAMBA.
RANCHO CARNAVALESCO 'SONHADORES DO ITAPEMA' NA PASSARELA DO SAMBA [ITAPEMA/SP].
RANCHO CARNAVALESCO 'SONHADORES DO ITAPEMA' NA PASSARELA DO SAMBA [ITAPEMA/SP].
Times locais de futebol como nosso vitorioso ITAPEMA F.C. organizavam no período de Carnaval, Blocos que arrastavam o itapemense pelas ruas do centro. Uma fantasia comum no Bloco era o uso do quepe de marinheiro, camisa branca ou listrada horizontal e calça branca, quase sempre.
O ENTRUDO DO ITAPEMA F.C. LEVA O FOLIÃO ITAPEMENSE PELAS RUAS DO CENTRO.
FOLIÕES ITAPEMENSES SASSARICAM NO BLOCO DO ITAPEMA F.C.
A tradicional SOCIEDADE ESPORTIVA ITAPEMA (Socia) promoveu entre os anos 50 e 1967 seus bailes carnavalescos no extinto Cine Itapema (Cinema Grande). Arrastavam-se cadeiras para abrir espaço na platéia, alguma decoração era providenciada. Durante o evento também fazia-se a coroação da Rainha do Carnaval Socia e Princesas.
Maria Alves de Paula relembra ter pulado o Carnaval de 1965 no salão do "Cinema Grande". As matinês tão concorridas, rememora Xaxá Lopes (ex-jogador de futebol profissional, nascido em Itapema) a ponto dos moleques (sem grana) pularem sorrateiramente uma pequena janela nos fundos do banheiro. O Leão-de-Chácara tendo desconfiado da esperteza passou uma meleca na janela. Sem perceber o peralta conseguia adentrar, mas sujava-se na porcaria que o segurança pincelara no batente. Ou seja, entrava no baile fedendo, com os foliões querendo saber donde vinha tal cheiro... E não havia lança-perfume que desse jeito!
O ITAPEMA F.C. também realizou muitos Bailes de Carnaval no salão do Cine Itapema. Outro time que inicialmente ali fez seus eventos foi o E.C JUVENTUDE, tocado por Berimbau, Timbira, Sargento Hugo da Base e Cláudinho Branco.
SAUDOSO CINE 'ITAPEMA' ("CINEMA GRANDE") PALCO DE MUITOS CARNAVAIS DE SALÃO.
COROAÇÃO RAINHA E PRINCESAS DO CARNAVAL SOCIA 1963 (ITAPEMA/SP).
RAINHA E PRINCESAS DO CARNAVAL DA SOCIEDADE ESPORTIVA ITAPEMA 1964.
AS COROADAS DA NOITE, RAINHA E PRINCESAS DO CARNAVAL SOCIA 1966.
COROAÇÃO DA RAINHA E PRINCESAS DO CARNAVAL SOCIEDADE ESPORTIVA ITAPEMA.
RAINHAS POSAM PARA A POSTERIDADE NO CARNAVAL DA SOCIA.
COROAÇÃO DA CORTE CARNAVALESCA DA SOCIEDADE ESPORTIVA ITAPEMA 1969.
UMA DAS PRINCESAS DA SOCIA NUMA POSE COM FOLIONA NO CARNAVAL DE 1969.
RAINHA DO CARNAVAL ITAPEMA F.C. (1962).
DISTINTOS FOLIÕES EM BAILE DE CARNAVALESCO DO ITAPEMA F.C. (ANOS 60).
FOLIÕES NO HALL DO CINE ITAPEMA/SP.
FOLIÕES NO HALL DO CINE ITAPEMA/SP.
Os bailes carnavalescos no "Cinema Grande" duraram até metade da década de 1970. As marchinhas de carnaval, com direito à orquestra e tudo, ficaram na memória de seus antigos frequentadores. A propósito, a Banda 'BARTOSOM' (conduzida pelo Osvaldo BARTOLO) animou diversos carnavais nessa época.
Mesmo sob olhares vigilantes dos pais no mezanino, casamentos surgiam na folia do salão. Cleo Aguiar conheceu o marido Zeca Alemão, numa segunda-feira de Carnaval (21/02/1971). Carnavais mais tarde, em 1976, aconteceria com Valdemar Freitas quando passou a namorar sua futura esposa.
Entrou assim o Cine Itapema para a história do Carnaval itapemense sendo palco importante da Folia de Momo, desses nossos memoráveis carnavais.
Já estabelecido em sede própria, o BRASIL A.C. (saudoso clube itapemense) também disputava a alegria dos foliões, nos dias de Carnaval na cidade. Belas fantasias e desfiles dos figurinos marcavam o grande momento dos Bailes Carnavalescos promovidos por este Clube. As moças e senhoras mais elegantes traziam pequenas máscaras venezianas, usavam fantasias glamourosas.
Dentre as festividades do calendário carnavalesco de outrora, a Prefeitura Municipal realizava no extinto Coreto da "Praça da Alegria" (14-Bis), o evento 'CALDEIRÃO DE MOMO'. Com participação do Bartolo e reunindo centenas de foliões na praça, centro do Distrito.
Variadas manifestações carnavalescas (entrudos, "sujos", arrasto) despertaram nesse decorrer do Reinado de Momo. Times, Clubes sociais, figuras irreverentes do saudoso ITAPEMA/SP, botaram Bloco na rua.
Ainda brincam na memória, o Bloco Carnavalesco 'VIÚVAS DIVERTIDAS', do remoto ano de 1942 (tinha Seo Mariano como idealizador), cujos homens saíam travestidos de mulher. Trajavam fantasias caprichosas, muita renda, luvas, sombrinha e leques coloridos. Saía da Rua Sergipe, da casa da Dona Marcelina. Desfilou em Santos/sp, acompanhado de Banda que tocava marchinhas de Lamartine Babo.
Bloco 'DO URSO', no qual um sujeito vestido num bonecão carnavalesco (imitando um urso) conduzia os foliões pelas ruas centrais do Distrito.
O Bloco 'ESTUÁRIO'. Bloco 'SERIGI', ostentando as cores verde e amarelo, que marcou época nos carnavais da Av. Oswaldo Cruz.
O inesquecível Bloco 'BAFO DA JAGUATIRICA', puxado pelo Paulinho Madrugada. De estilo caricato, a fantasia era homem vestido de mulher. Famílias inteiras desfilavam no bloco por volta da década de 1970. Caldeira (Cidadão-Samba) caiu junto na folia nos tempos da mocidade.
Nestes mesmos anos 70, o Bloco 'AS FAVORITAS DO SULTÃO' mostrou toda sua irreverência na Avenida.
Motivados pelo "espírito do carnaval", tipos hilários pipocavam a reboque do povaréu e findaram por entrar no anedotário de Momo.
O Sr. Barreto, de tal centro de umbanda, saía todo ano fantasiado de São Jorge. "Desfilava" subindo e descendo a Av. Thiago Ferreira.
Duma feita no Bloco 'DO URSO', o camarada que ia dentro do bonecão imitando um urso e por isso não enxergava palmo à frente, caiu num bueiro sem tampa provocando gargalhada geral dos foliões.
Havia um certo "Baiano" (fazedor de jogo do bicho) durante o carnaval, o dito se fantasiava de Baiana (a la Carmem Miranda) e se requebrava, sacudia os ombros, cheio de malemolência.
A Sociedade Esportiva Itapema manteve ainda o Bloco 'UNIDOS DA SOCIA', com carnaval temático, mais elaborado, criando fantasias e adereços originais. A homenagem ao Bloco 'CHINESES DO MERCADO' feita pelo 'UNIDOS DA SOCIA' é lembrada até hoje por seus saudosos foliões ao cantarolar a letra do samba-enredo de Bibico:
"Depois de dois anos de ausência
A Sociedade desfila outra vez
Alegrando ao povo da cidade
Homenageando ao Chinês
Saudamos as autoridades
Turistas e ao povo em geral
Pois nós estamos na Avenida
Para abrilhantar o carnaval.
(refrão)
Unidos da Sociedade
Está na avenida para dar o seu recado
E nesse ano
Relembrando o 'CHINESES DO MERCADO'."
Seguindo numa mesma pegada, o prestigiado BRASIL A.C. igualmente concorreu com seu Bloco Carnavalesco na passarela itapemense do samba.
Pelos anos 90, acentuada com a paralisação do Carnaval na Ilha de Santo Amaro, houve uma difusão de Bandas, Blocos de arrasto, alguns no formato Trio Elétrico, arrastando levas de pessoas. Onde o importante é ir atrás da multidão saltitante bastando um "Abará" alusivo, talvez. Bebendo, sambando e paquerando.
Todavia, o surgimento de agremiações carnavalescas segue, como espontaneidade da expressão popular. Deixando-nos a convicção que o Reinado de Momo durará eternos carnavais.
Ou como melhor refletiu nosso Poeta VICENTE DE CARVALHO, sobre o Carnaval, numa crônica de 1900:
"Parece que só o Carnaval resiste, sempre viçoso e sempre transbordante de alegria, à onda de inconstância que transforma e substitui, de geração à geração, as transitórias coisas humanas... (...)Tudo cansa, tudo se arruína, tudo passa, menos o Carnaval. Só ele sobrenada no oceano de destroços que é a vida humana... (...)O Carnaval, essa consagração de três fugitivos dias do longo ano à loucura, explica-se como uma instintiva revolta do homem, condenado a uma vida eriçada de asperezas, escravizado entre grades de cárceres uma civilização toda feita de complicadas conveniências que o obrigam a viver aprumado, de leis que o guiam como o freio guia um cavalo, mal domado, de necessidades adquiridas que o espoream, de lutas extenuantes que lhe absorvem a alma, e de colarinhos engomados que lhe torturam o corpo."
Mesmo sob olhares vigilantes dos pais no mezanino, casamentos surgiam na folia do salão. Cleo Aguiar conheceu o marido Zeca Alemão, numa segunda-feira de Carnaval (21/02/1971). Carnavais mais tarde, em 1976, aconteceria com Valdemar Freitas quando passou a namorar sua futura esposa.
Entrou assim o Cine Itapema para a história do Carnaval itapemense sendo palco importante da Folia de Momo, desses nossos memoráveis carnavais.
FOLIÕES BRINCAM NUM DOS DERRADEIROS BAILES DE CARNAVAL DO "CINEMA GRANDE" ITAPEMA/SP (1972).
Já estabelecido em sede própria, o BRASIL A.C. (saudoso clube itapemense) também disputava a alegria dos foliões, nos dias de Carnaval na cidade. Belas fantasias e desfiles dos figurinos marcavam o grande momento dos Bailes Carnavalescos promovidos por este Clube. As moças e senhoras mais elegantes traziam pequenas máscaras venezianas, usavam fantasias glamourosas.
NATIVAS ITAPEMENSES NO CARNAVAL DO BRASIL A.C.
CARNAVALESCAS MATINÊS ENCANTADAS DO BRASIL A.C. - ITAPEMA/SP.
BAILE DE CARNAVAL NA SEDE DO BRASIL A.C.
MATINÊS CARNAVALESCAS ENCANTADAS NO BRASIL A.C. - ITAPEMA/SP.
A BANDA 'BARTO-SOM' ANIMA BAILE DE CARNAVAL BRASIL A.C. (ITAPEMA/SP).
Tendo construído mais tarde suas instalações sociais, a SOCIA (Sociedade Esportiva Itapema) passou a comandar seus eventos em local próprio. Tornando-se realizadora tradicional da Folia de Momo no salão. Destaque para a Banda 'BARTOSOM', que botou pra ferver gerações de foliões tocando tradicionais marchinhas de carnaval.BAILE DE CARNAVAL NA SEDE DO BRASIL A.C.
MATINÊS CARNAVALESCAS ENCANTADAS NO BRASIL A.C. - ITAPEMA/SP.
A BANDA 'BARTO-SOM' ANIMA BAILE DE CARNAVAL BRASIL A.C. (ITAPEMA/SP).
FOLIÕES BAILE DE CARNAVAL DA SOCIEDADE ESPORTIVA ITAPEMA (1969).
CABROCHAS FLORIDAS NO BAILE CARNAVALESCO DA 'SOCIA' (ANOS 70).
MAS QUE CALOR, Ô Ô Ô! - REFRESCANDO-SE DO SALÃO BAILE DE CARNAVAL 'SOCIEDADE ESPORTIVA ITAPEMA'.
CABROCHAS FLORIDAS NO BAILE CARNAVALESCO DA 'SOCIA' (ANOS 70).
MAS QUE CALOR, Ô Ô Ô! - REFRESCANDO-SE DO SALÃO BAILE DE CARNAVAL 'SOCIEDADE ESPORTIVA ITAPEMA'.
TRIO MELINDROSAS EM BAILE CARNAVALESCO DA 'SOCIA' - ITAPEMA/SP.
PEDIU PRA PARAR PAROU! - CARNAVAL 'SOCIA' ITAPEMA/SP (ANOS 80).
A FANTASIA É A ALEGRIA - CARNAVAL 'SOCIEDADE ESPORTIVA ITAPEMA'.
PEDIU PRA PARAR PAROU! - CARNAVAL 'SOCIA' ITAPEMA/SP (ANOS 80).
A FANTASIA É A ALEGRIA - CARNAVAL 'SOCIEDADE ESPORTIVA ITAPEMA'.
ODALISCAS ITAPEMENSES NO BAILE CARNAVALESCO DA 'SOCIA'.
'CALDEIRÃO DE MOMO' EVENTO CARNAVALESCO REALIZADO NO CORETO DA "PRAÇA DA ALEGRIA" - ITAPEMA/SP.
Ainda brincam na memória, o Bloco Carnavalesco 'VIÚVAS DIVERTIDAS', do remoto ano de 1942 (tinha Seo Mariano como idealizador), cujos homens saíam travestidos de mulher. Trajavam fantasias caprichosas, muita renda, luvas, sombrinha e leques coloridos. Saía da Rua Sergipe, da casa da Dona Marcelina. Desfilou em Santos/sp, acompanhado de Banda que tocava marchinhas de Lamartine Babo.
Bloco 'DO URSO', no qual um sujeito vestido num bonecão carnavalesco (imitando um urso) conduzia os foliões pelas ruas centrais do Distrito.
O Bloco 'ESTUÁRIO'. Bloco 'SERIGI', ostentando as cores verde e amarelo, que marcou época nos carnavais da Av. Oswaldo Cruz.
O inesquecível Bloco 'BAFO DA JAGUATIRICA', puxado pelo Paulinho Madrugada. De estilo caricato, a fantasia era homem vestido de mulher. Famílias inteiras desfilavam no bloco por volta da década de 1970. Caldeira (Cidadão-Samba) caiu junto na folia nos tempos da mocidade.
Nestes mesmos anos 70, o Bloco 'AS FAVORITAS DO SULTÃO' mostrou toda sua irreverência na Avenida.
BLOCO 'VIÚVAS DIVERTIDAS' - ITAPEMA/SP (CARNAVAL DE 1942).
O Sr. Barreto, de tal centro de umbanda, saía todo ano fantasiado de São Jorge. "Desfilava" subindo e descendo a Av. Thiago Ferreira.
Duma feita no Bloco 'DO URSO', o camarada que ia dentro do bonecão imitando um urso e por isso não enxergava palmo à frente, caiu num bueiro sem tampa provocando gargalhada geral dos foliões.
Havia um certo "Baiano" (fazedor de jogo do bicho) durante o carnaval, o dito se fantasiava de Baiana (a la Carmem Miranda) e se requebrava, sacudia os ombros, cheio de malemolência.
A CRIATIVIDADE DA FOLIONA ITAPEMENSE - CARNAVAL DE 1975.
BOTANDO O BLOCO NA RUA NO CARNAVAL DE ITAPEMA/SP (ANOS 70).
FUTEBOL FESTIVO DO E.C. GENI NO REINADO DE MOMO ITAPEMENSE/SP (MARÇO 1980).
FUTEBOL FESTIVO DO E.C. GENI NO REINADO DE MOMO ITAPEMENSE/SP (MARÇO 1980).
A IRREVERÊNCIA DOS FOLIÕES DA RUA 15 DE NOVEMBRO - ITAPEMA/SP.
"Depois de dois anos de ausência
A Sociedade desfila outra vez
Alegrando ao povo da cidade
Homenageando ao Chinês
Saudamos as autoridades
Turistas e ao povo em geral
Pois nós estamos na Avenida
Para abrilhantar o carnaval.
(refrão)
Unidos da Sociedade
Está na avenida para dar o seu recado
E nesse ano
Relembrando o 'CHINESES DO MERCADO'."
BLOCO 'UNIDOS DA SOCIA' DESFILA NA PASSARELA DO CARNAVAL EM ITAPEMA/SP.
FOLIÕES DO BLOCO CARNAVALESCO 'UNIDOS DA SOCIA' - ITAPEMA/SP.
BAIANINHAS DO BLOCO 'UNIDOS DA SOCIA' - ITAPEMA/SP.
BAIANINHAS DO BLOCO 'UNIDOS DA SOCIA' - ITAPEMA/SP.
Seguindo numa mesma pegada, o prestigiado BRASIL A.C. igualmente concorreu com seu Bloco Carnavalesco na passarela itapemense do samba.
ENSAIO DO BLOCO CARNAVALESCO DO SAUDOSO BRASIL A.C. - ITAPEMA/SP.
Pelos anos 90, acentuada com a paralisação do Carnaval na Ilha de Santo Amaro, houve uma difusão de Bandas, Blocos de arrasto, alguns no formato Trio Elétrico, arrastando levas de pessoas. Onde o importante é ir atrás da multidão saltitante bastando um "Abará" alusivo, talvez. Bebendo, sambando e paquerando.
Todavia, o surgimento de agremiações carnavalescas segue, como espontaneidade da expressão popular. Deixando-nos a convicção que o Reinado de Momo durará eternos carnavais.
BANDA 'DA CACHAÇA' DO BAIRRO MORRINHOS - ITAPEMA/SP.
A BANDA BARTO-SOM ACOMPANHA BLOCO NO CARNAVAL DE ITAPEMA/SP.
A BANDA BARTO-SOM ACOMPANHA BLOCO NO CARNAVAL DE ITAPEMA/SP.
"ATRÁS DO TRIO ELÉTRICO SÓ NÃO VAI QUEM JÁ MORREU." - CARNAVAL DE ITAPEMA/SP.
BANDA 'BOÊMIOS F.S' NA AV. SANTOS DUMONT - CARNAVAL ITAPEMA/SP.(2014).
BANDA 'BOÊMIOS F.S' NA AV. SANTOS DUMONT - CARNAVAL ITAPEMA/SP.(2014).
'AFROKETU' ABRINDO ESPECIALMENTE O CARNAVAL NA PASSARELA DO SAMBA DE ITAPEMA/SP.
"Parece que só o Carnaval resiste, sempre viçoso e sempre transbordante de alegria, à onda de inconstância que transforma e substitui, de geração à geração, as transitórias coisas humanas... (...)Tudo cansa, tudo se arruína, tudo passa, menos o Carnaval. Só ele sobrenada no oceano de destroços que é a vida humana... (...)O Carnaval, essa consagração de três fugitivos dias do longo ano à loucura, explica-se como uma instintiva revolta do homem, condenado a uma vida eriçada de asperezas, escravizado entre grades de cárceres uma civilização toda feita de complicadas conveniências que o obrigam a viver aprumado, de leis que o guiam como o freio guia um cavalo, mal domado, de necessidades adquiridas que o espoream, de lutas extenuantes que lhe absorvem a alma, e de colarinhos engomados que lhe torturam o corpo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário