A delimitação das terras do Bairro itapemense remonta ao século XVIII, quando da exploração agrária dos latifúndios da Ilha de Santo Amaro, na concessão de sesmarias. Pelos levantamentos do Aviso Régio de 21 de Outubro de 1817, pertenceu à D. Maria Rosa de Oliveira.
No século XX, constava ser Adriano Dias dos Santos, português, bananicultor, proprietário do Sítio Boa Esperança. Margeando a Estrada de Ferro Itapema-Gjá (SP-2066), hoje via Santos Dumont, limítrofe ao Rio Acaraú, entre a atual Av. Adriano Dias dos Santos e o Rio "da Pouca Saúde". Adriano Dias promoveu várias obras de benemerência, a exemplo da "Cidade da Criança", construída em Praia Grande/SP. Junto com outras glebas, constituía o Sítio Boa Esperança área de bananicultura da Ilha santoamarense.
Conforme nota jornalística, no dia 27 de Julho de 1945, uma Baleia Jubarte de cerca de 16 metros de comprimento foi avistada em águas do estuário, quase defronte ao Sítio 'Boa Esperança', de propriedade do Sr. Adriano Dias dos Santos. Arpoada por Manoel da Silva Troça Filho e João Alberto de Barros, trabalhadores agrícolas do referido Sítio, os quais pescavam naquelas margens. Acionado as autoridades competentes, seria então rebocada até próximo da edificação do Instituto de Pesca Marítima ("Ponta da Praia"), onde ficou encalhada suscitando a curiosidade de centenas de pessoas.
Ainda aproveitada na sua vocação agrária, nos anos de 1960, em parte da gleba imigrantes japoneses cultivavam chuchu, dentre outros legumes e tubérculos.
Tendo o Distrito Municipal itapemense deixado seu status rural, fosse pelo declínio da cultura bananeira nestas terras, ou a nova condição urbana, tais áreas de sítios tiveram suas glebas loteadas. A formação do Bairro Jardim Boa Esperança acontece nessa transição da década anterior e início dos anos de 1970, com a negociação esparsa dos lotes, programa habitacional público, outra parte a cargo da Corretora 'Savoy' (Diretor responsável Hugo Salomoni).
ANTIGO ASPECTO DA RUA HÉLIO FERREIRA E SEUS MORADORES - BAIRRO JARDIM BOA ESPERANÇA - ITAPEMA/SP [1972].
A princípio dispunha de mínimas melhorias, arruamento, disposição regular dos terrenos e alinhamento das moradias, as ruas ainda de terra batida, totalmente prejudicadas em dias de chuvas.
Em 1978, seus moradores reclamavam das condições do Bairro e da morosidade do Poder Público. Inclusive numa matéria do Jornal 'Cidade de Santos' [Quarta-feira, 2 de Agosto], questionavam onde estariam os Cr$ 20 milhões de verba federal conseguida, destinada à construção da rede de esgoto e asfaltamento da Avenida Vicente de Carvalho, que tal dinheiro já deveria ser aplicado.
Demais ruas e avenidas se encontram em situação bastante precárias, "há mais de 9 anos, quando começaram a ser construídas ali as primeiras Casas Populares do BNH."
Obrigados a conviver cotidianamente com o desagradável cheiro exalando das valas escoadoras de esgoto, os moradores do Boa Esperança mostram-se muito preocupados com o perigo representado pelas águas putrefatas, que a qualquer descuido as crianças teimam em brincar.
Agravado às condições do esgoto, vem a falta de água, outro problema comum naquele Bairro.
"Desde quando surgiram as primeiras casas", como diz Sebastiana Rodrigues - moradora da Avenida Vicente de Carvalho, "nós pagamos taxa de abastecimento de água", afirma. "Cadê a água? Nós pagamos impostos. Quem vem limpar as valas e tirar o mato das ruas? Quem recolhe o lixo? Cadê o asfalto? Os políticos só lembram da gente na hora de pedir votos." - Políticos da cidade entraram em sua casa, tomaram café, prometeram o mundo e o fundo. - "(...)E, agora, eu velha e doente, continuo carregando baldes d'água de madrugada."
As queixas repercutem entre os vizinhos:
"A verdade é que a Sabesp desvia a água de Vicente de Carvalho para o Guarujá, onde moram os ricos, onde ficam os turistas. Por que isso, se nós também somos humanos?" - Pergunta um morador, revoltado, explicando que "estamos cansados de implorar à Sabesp que mude o tipo dos canos da rede de água, colocando outros de diâmetro maior."
A intercorrência de caminhões se torna mais presente. Enquanto percorrem a rua de casa em casa buscando água, moradores da Av. Vicente de Carvalho são, a todo momento, praticamente encobertos por densas nuvens de pó que se erguem do chão, cada vez que um dos imensos basculantes, transportadores de areia do Samaritá para ampliação do cais na margem esquerda do Porto, passam por ali.
"Aqui era mangue aterraram tudo e há pouco colocaram mais terra ainda, para a rua suportar o peso desses monstros", diz Aparecida da Silva Gonçalves. "Esta avenida tornou-se um inferno desde quando foi escolhida como parte do roteiro dos caminhões que trazem areia para a construção do cais."
Na parte do Bairro Jardim Boa Esperança, em que ficam os lotes da Corretora 'Savoy', a situação se agrava devido à existência de mais terrenos baldios, repletos de mato, lixo, insetos e enormes ratos.
Morando na Rua "A", há mais de 10 anos, Maria Braz da Silva, afirma que "eu vim pra cá quando não existia nenhuma casa. Compramos, quase a custa de passarmos fome, esse lote, construímos nossa casa (um barraco de madeira), pagamos taxas e mais taxas, escutando sempre as promessas de que teríamos esgoto, água encanada e ruas iluminadas. E onde está tudo isso?"
Ao decorrer dos anos receberia drenagem das águas pluviais, luz elétrica, água encanada, coleta de lixo, iluminação pública, guias e sarjetas, calçadas, pavimento das ruas (bloquete, asfalto) e saneamento básico.
O Jd. Boa Esperança está dotado de dois canais de drenagem que se estendem pelo bairro. Um na Av. Adriano Dias dos Santos (canalização duma antiga gamboa - Rio Agarí), outro na Av. Santa Adelaide, interligados à canalização do Rio Acaraú, na Av. Mário Daige. Noutros tempos, nesta região formava-se ali a Lagoa do Acaraú.
CANALIZAÇÃO DO RIO ACARAÚ SEGMENTO DA AV. MÁRIO DAIGE - BAIRRO JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP) FINAL DÉCADA DE 1970.
AV. MÁRIO DAIGE AO LONGO DA CANALIZAÇÃO DO RIO ACARAÚ - BAIRRO JD. BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 1982.
CANALIZAÇÃO DO RIO ACARAÚ NO TRECHO DA AV. MÁRIO DAIGE - JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
AS PISTAS DA AV. ADRIANO DIAS DOS SANTOS SEPARADAS PELO CANAL DE DRENAGEM - JD. BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
CANAL DE DRENAGEM NA AV. ADRIANO DIAS DOS SANTOS - JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
O CANAL DE DRENAGEM SEPARA AS PISTAS DE ROLAMENTO DA AV. SANTA ADELAIDE - JD. BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
CANAL DE DRENAGEM NA AVENIDA SANTA ADELAIDE - JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
As avenidas principais e ruas que cortam o loteamento possuem pavimento asfáltico, sextavados, razoavelmente sinalizadas e emplacadas, conectam assim as extremidades do bairro, dando acesso às vias do Distrito. Apresentam ainda trechos de ciclovia.
AVENIDA SANTA ADELAIDE - JD. BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
RUA EDIVALDO PIRES - BAIRRO JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
RUA ORLANDO SILVA - JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
RUA MANOEL OTERO RODRIGUES - JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
O casario dispõe-se nos quarteirões composto de residências e prédios de arquitetura variada. Antigos chalés remodelados em alvenaria. Casas térreas, sobrados, geminados, conjuntos habitacionais, seja de padrão simples ou mais elevado. Na década de 1970, o bairro seria contemplado com unidades habitacionais da COHAB.
RESIDÊNCIA NO JARDIM BOA ESPERANÇA - ITAPEMA/SP [2022].
O CASARIO DIVERSO DO BAIRRO JD. BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
LOTEAMENTO CASAS POPULARES - BAIRRO JD. BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2011.
CONJUNTO DE GEMINADOS - BAIRRO JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
CASARIO NO BAIRRO JD. BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
GEMINADOS - JD. BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
RESIDÊNCIAS NO BAIRRO JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
Destacamos uma de suas características, estar o Jardim Boa Esperança defronte a área do Porto itapemense, tanto como receber o fluxo de caminhões da zona retroportuária, advindos da Rodovia (SP-55/248 Leste) Cônego Domênico Rangoni ou da Marginal Piaçaguera.
Corta o bairro a movimentada porta de entrada dos caminhões que vêm de todo o país para carregar e descarregar nos diversos Terminais Marítimos da margem esquerda do Porto em ITAPEMA/SP, a Via Idalino Pinez (mais conhecida como "Rua do Adubo", ficou assim nomeada por ser, há décadas, a rota principal ao antigo Terminal de Fertilizantes (Tefer), hoje administrado pela empresa privada Fertimport). A Via Idalino Pinez tem 1,15 Km de comprimento e 10,5 metros de largura, possui duas faixas de rolamento, para quem vai sentido Porto e a segunda, para quem o deixa rumo a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, sendo nesta a interligação. Perlonga o bairro, adiante cruza com a Via Santos Dumont (pista de tráfego local intenso), liga ao viaduto que transpõe a Ferrovia de Carga, também dando acesso à Via Perimetral da margem esquerda portuária.
VIA IDALINO PINEZ (RUA DO ADUBO) - JD. BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] DÉCADA DE 2010.
VIA IDALINO PINEZ - JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
MOVIMENTO INTENSO - VIA IDALINO PINEZ - JD. BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
TRÁFEGO NA VIA IDALINO PINEZ - JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
Estão instalados no Jd. Boa Esperança vários serviços públicos (saúde, educação, esporte, social). Escolas municipais e uma estadual atendem alunos de diversas faixas etárias, nos períodos da manhã, tarde e noturno:
CTAPT - Unidade Complexa "William Rocha", CAPS III - Centro de Atenção Psicosocial, Albergue Municipal, CAMP - Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro, Unidade de Saúde "Luiz Maciel Braia", Unidade de Vigilância de Zoonoses, E.M. "Pres. Franklin Delano Roosevelt", E.M. "Profª Terezinha Wichrowski Millbourn", E.E. "Pr. Francisco Paiva de Figueiredo", C.A.E.C. "Profª Márcia Regina dos Santos".
Também estão estabelecidos no Bairro, sindicatos, associações e entidades sociais.
CTAPT - UNIDADE COMPLEXA "WILLIAM ROCHA" - JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
CAPS III - CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSOCIAL - JD. BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
UNIDADE DE SAÚDE "LUIZ MACIEL BRAIA" - JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
ANTIGO HOSPITAL PARTICULAR - JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2011.
Quanto ao ambiente do Bairro Jardim Boa Esperança, não difere tanto de outros em seu regular sossego de convivência. Por toda parte muitos sons das atividades cotidianas, aquele ruídar de afazeres dos moradores. Pelas diversas ruas pintam um muro, cuidam do portão, varrem quintais. Noutra residência fazem reformas. Crianças brincam nas calçadas. O vizinho ouve música exibindo à frente de casa seu estéreo de potentes watts. Numa esquina o jingle do caminhão do gás ressoa no ar. A entrega de mercadorias num comércio. Caminhões cruzando o Bairro. Uso de máquinas e ferramentas nas oficinas. O transitar das pessoas. Uma pessoa passeia com o cãozinho em trecho de calçada. A moça a pedalar sua bicicleta.
ASPECTO INTERNO - BAIRRO JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
OUTRO ASPECTO DO BAIRRO JD. BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
LOGRADOURO NO JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
Ainda na paisagem os hibiscos enfileirados ao longo das duas avenidas principais. Sombra fresca em dias ensolarados, abrigo das columbinas talpacotis, canários-da-terra e bem-te-vis. Pro gavião carcará nos céus do Boa Esperança.
HIBISCOS LADEIAM OS CANAIS DE DRENAGEM - JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
ARBORIZAÇÃO AO LONGO DAS AVENIDAS PRINCIPAIS - JD. BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
Margeando trecho da ciclovia na Via Santos Dumont, fica a Praça Francisco Ferreira da Silva (Pescador), num segmento da Rua João Veneziano, esquina com a Av. Adriano Dias dos Santos, instituída pela Lei Municipal nº 2.507, de 19/11/1996 (indicação 059/96).
O bairro apresenta boa infraestrutura urbana. Atendimento de serviços públicos (transporte, educação, saúde, esporte). Bom aspecto do casario. Moradias alinhadas, devidamente arruado e ordenado. Com ruas em grande parte pavimentadas. Conferindo-lhe atrativos para novos e antigos moradores.
Contudo, tanto mais carece de trabalhos contínuos de zeladoria. Ou seja: alinhamento de bloquetes (sextavados), restauração da manta asfáltica das vias, pavimentação faltante de ruas, melhor pintura de guias e muretas, regular limpeza pública dos logradouros, cuidados dos canais de drenagem, escoamento do acúmulo das águas pluviais nas sarjetas, poda de árvores, capinação, fiscalização de limpeza de terrenos baldios e propriedades abandonadas, estacionamento irregular de caminhões.
Diferentemente de outros bairros do Distrito municipal itapemense, o Jd. Boa Esperança não tem o histórico de ocupação desordenada do solo.
ANTIGO LOGRADOURO NO JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2011.
MOVIMENTAÇÃO DE CAMINHÕES PRÓXIMO A ÁREA PORTUÁRIA ITAPEMENSE - JD. BOA ESPERANÇA [2022].
Limita a extensão do bairro, o popular Rio "da Pouca Saúde", formação de gamboa que se liga aos meandros do canal do estuário. Seus canais de drenagem, somados no escoamento natural das águas, servem ao ecossistema de subsistência das garças, tucuruvus, dentre outros.
Contígua está uma considerável faixa de Restinga remanescente, ladeando os limites do Jardim Boa Esperança, área nativa de espécies da vegetação, flora e fauna originária. Sem o devido acompanhamento da Prefeitura fica sujeita à intervenções, apropriações e ocupações indevidas.
Sobre o uso do solo, entidades sociais interessadas no melhor aproveitamento de suas áreas desenvolvem nestas propriedades hortas comunitárias como forma de promover a segurança alimentar, cultivando hortaliças, legumes, tubérculos, ervas medicinais, variados temperos.
PREPARAÇÃO DA TERRA PARA CULTIVO DE HORTA COMUNITÁRIA - BAIRRO JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2024.
Tendo sede no Jardim Boa Esperança, esquina da Rua Hélio Ferreira e Avenida Mário Daige, está o campo do alvi-rubro, América F. C., time de futebol amador, fundado em 01 de Maio de 1979.
Um antigo representante do futebol amador varzeano, que transferiu-se para o bairro foi o centenário Itapema Futebol Clube. O campo situado no quadrilátero da Av. Mário Daige, Rua José Lourenço Guerra, Rua Nelson Francisco da Silveira e Rua Manoel Marques Nabeto. Fundação em 11 de Novembro de 1915, considerado o "Vovô da Várzea Paulista".
Outro time da várzea também transferido, com campo na Rua Álvaro Leão Carmelo, é o tradicional Pae-Cará F.C.
FACHADA DO CAMPO DO AMÉRICA FUTEBOL CLUBE - JD. BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
VISTA PARCIAL DO CAMPO DO AMÉRICA F. C. - BAIRRO JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
Consideravelmente populoso demanda necessidades de consumo. Sua dezena de milhares de residentes com potencial econômico movimentam o comércio local. No segmento popular funciona a feira-livre, na rua Wilson Pirani, às quartas-feiras, das 07 h. às 13 horas.
Embora seja um bairro residencial, o Jd. Boa Esperança conta com significativa atividade comercial nas diversas ruas e núcleos de estabelecimentos. A micro, mais a pequena empresa, o profissional liberal, a iniciativa particular promovem o trabalho e a geração de renda. Outros pequenos negócios também mantem o perene comércio do bairro. Dentre profissionais, prestadores de serviços e empresas encontramos:
mini-mercado, mercearia, peixaria, padaria, restaurante, pizzaria, churrascaria, lanchonete, bar, boteco, adega, fornecedora de água mineral, bomboniere, doceria, boleira, bazar, loja de roupas, confecção e estamparia, costureira, salão de beleza, barbeiro, manicure, cabeleireira, loja para pets, farmácia, corretor de plano de saúde, núcleo de educação infantil, studio de dança, espaço para festas, hotel, banca de jornal, materiais de limpeza, gesseiro, tapeçaria, instaladora de toldos, materiais para construção, fábrica de blocos, marmoraria, madeireira, serralheria, vidraçaria, materiais recicláveis, técnico em refrigeração, assistência técnica de tv, ateliê de comunicação visual, posto de combustível, fornecedor de gás, bicicletaria, lava-rápido, borracharia, funilaria e pintura, mecânica de autos, solda elétrica, oficina de caminhões, auto peças e acessórios, auto elétrica, posto de molas e freios, casa de lubrificantes, terminal de contêineres, pátio de logística de transporte.
TRADICIONAL NÚCLEO DE COMÉRCIO - JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2011.
COMÉRCIO NO BAIRRO JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
ATIVIDADE COMERCIAL - JARDIM BOA ESPERANÇA [ITAPEMA/SP] 2022.
O loteamento de antigos sítios de ITAPEMA/SP, com a transição de área rural para urbana conformou o bairro Boa Esperança as novas características de utilização do solo. Adensou a ocupação por moradores, auferindo mais impostos aos cofres da municipalidade. A ordenada configuração da planta da gleba permite melhores soluções urbanísticas, acessos facilitados, seu ambiente social organizado confere-lhe um aspecto aprazível. Há muito que se desenvolver em seu comércio e empreendimentos imobiliários, atributos que fazem do Jd. Boa Esperança, um bairro promissor.


























































Nenhum comentário:
Postar um comentário