__________ Itapema, suas histórias... __________

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O HOMEM DE MARATUÁ


ARQUEÓLOGO DURANTE PROCESSO DE DESENTERRAMENTO DOS RESTOS DO DENOMINADO 'HOMEM DE MARATUÁ'.

No ano de 1957, arqueólogos do Instituto de Pré-História da USP organizaram uma expedição franco-brasileira, chefiada pelo arqueólogo Paulo Duarte. Tinha por interesse escavações arqueológicas nas terras da Ilha de Santo Amaro.
O objeto de pesquisa são os Sambaquis e/ou Sambakis, depósitos do cotidiano de antigos povos. Também conhecido pelos caiçaras como casqueiro. Jazidas paleoetnológicas milenares que ocorrem ao longo da costa, ou em lagos e rios litorâneos, regiões onde estes silvícolas agrupavam-se para comer. Caracterizam-se pela presença de cinza e carvão entre as espessas camadas de conchas.
O verdadeiro nome Tupi é Itambaki, que quer dizer ostra. Em língua Tupi pronuncia-se Tãbaki: nome dado a estes antiquíssimos depósitos de crustáceos, moluscos, restos de pesca ou caça, armas, adornos, utensílios domésticos e esqueletos de animais, acumulados por povos primitivos que habitavam o litoral em épocas remotas. Segundo teorias, teriam saído da Ásia pela Sibéria atravessando o Estreito de Bering e chegado ao Alasca, na América do Norte. Daí espalhando-se por todo continente americano. Ou então imigrado da Polinésia, conjunto de ilhas no Oceano Pacífico, para o litoral sul-americano.
CERCANIAS DO SÍTIO E RIO HOMÔNIMO ONDE OCORREU AS ESCAVAÇÕES DO 'HOMEM DE MARATUÁ' (ITAPEMA-SP).

Semelhantes acúmulos formavam verdadeiras colinas de despojos que registram seu modo de vida e costumes. Faziam ainda nestes amontoados seus enterramentos rituais, daí encontrar-se também fósseis humanos.
Desencavam primeiramente nas imediações do Rio Maratauá, dito por alguns  Maratuã e ainda Maratuá (detalhe imagem ao lado), um esqueleto feminino de aproximados 6.000 anos (60 séculos), conforme atesta prova feita através do processo de datação Carbono 14. Foi batizado com a simpática alcunha de "Miss Sambaqui", hoje exposto no Museu de Arqueologia da Universidade de São Paulo. Parte dos demais achados, que remontam ao ano de 1915 a.C. (3.906 anos de idade), foram levados para o Museu do Homem, na cidade de Paris. Fósseis todos esses que correspondem as escavações do 'Homem de Maratuá'.
Geograficamente a localização do Sítio e do Rio Maratauá está nos limites itapemenses. Logo, o primeiro e mais remoto achado arqueológico da Ilha, e um dos mais antigos do Estado de São Paulo (tombado pela USP) se deu em Itapema-SP.
O DENOMINADO 'HOMEM DE MARATUÁ' ENCONTRADO NOS LIMITES DE ITAPEMA-SP PELA EXPEDIÇÃO DE PAULO DUARTE [1957].

Nenhum comentário:

Postar um comentário