__________ Itapema, suas histórias... __________

terça-feira, 22 de março de 2011

URBE ITAPEMENSE

UM OLHAR SOBRE A URBANIDADE DE ITAPEMA/SP.

Não falemos em Arquitetura, segundo convenções estílisticas, mas neste desenho díspare da cidade. Paisagem comum nas periferias brasileiras. Este ecletismo quase indefinível de formas, materiais e cores. Em Vicente de Carvalho [ITAPEMA/SP] não vem a ser diferente. Precisamente, é no interior dos bairros que esta percepção se notabiliza.
Daquilo que se poupou da demolição e foi construído nessa constante transformação de Itapema permanece algum registro histórico das primeiras construções, e novos empreendimentos marcam sua presença pela urbe do Distrito. 
Superada a fase de estilo constante dos chalés avarandados (de origem inglesa) em madeira e suas variantes (modelo e tamanho), também das casas de alvenaria com perfil de construção dos chalés, pois ainda assemelham-se à estas habitações iniciais.
EIS ALGUNS EXEMPLARES DOS TÍPICOS CHALÉS ITAPEMENSES.
 
 OS CHALÉS ERAM ASSENTADOS SOBRE PILARES DE PEDRA CONTRA A UMIDADE DO SOLO. OS PORÕES DESSAS MORADIAS NÃO EXCEDIAM MUITO MAIS DE 1 METRO, SENDO NÃO-HABITÁVEL. UTILIZADO COMO DEPÓSITO DE FERRAMENTAS, TRANQUEIRAS OU TOCA DOS CACHORROS.
A COZINHA QUASE SEMPRE DISPOSTA NOS FUNDOS EM ALVENARIA.







[VIMOS A SEGUIR DOIS CHALÉS REMODELADOS. TANTO PELO HIBRÍDISMO EM ALVENARIA, SEJA COM ELEMENTOS DO NEO-CLASSICISMO.]



NESTAS FOTOS CASAS EM ITAPEMA/SP COM PERFIL INSPIRADO NOS ANTIGOS CHALÉS.

Como foram característicos os sobrados de 1 pavimento, onde famílias (quase sempre portugueses e libanezes) mantinham comércio embaixo (padaria, bar, mercearia, casa de móveis) e moradia no andar de cima.
Construíu-se seguidamente a esses, prédios que embaixo dispõe de negócios e nos pisos superiores residências (destacamos o Ed. Brasília [em 2 pavimentos], no Nº 380 da Av. Thiago Ferreira e o Ed. Três Marias no mesmo logradouro, abrigando ainda hoje uma das mais antigas 'Casa do Norte', próximo ao terminal de ônibus). Ou ainda, prédios de conjuntos comerciais de 2 a 3 pavimentos. 






[SOBRADOS DE 1 PAVIMENTO COM RESIDÊNCIA NO ANDAR DE CIMA.]

VARIAÇÃO DO SOBRADO DE 1 PAVIMENTO COM VÁRIOS APARTAMENTOS, EXCLUSIVAMENTE COMERCIAL.









[NESTA FOTO À DIREITA ED. BRASÍLIA - DEC. 60. NA IMAGEM ABAIXO,  DIAS DE HOJE.]





[O LONGEVO ED. TRÊS MARIAS]













[AQUI OUTROS  EXEMPLARES DE PRÉDIOS DE 2 PAVIMENTOS. COMÉRCIO NO TÉRREO E RESIDENCIAL NOS PISOS SUPERIORES.]


CONJUNTOS COMERCIAIS - PRÉDIO DE 2 PAVIMENTOS.

Anterior a estes, as antigas lojas de comércio e suas fachadas recortadas em forma de "podium". Na Av. Thiago Ferreira encontramos um exemplar sugeneris no Nº 563, plisado ao redor do beiral com cumeeiras e ostentando uma quartinha de São Jorge, outro mais característico na Av. Presidente Vargas Nº 350.
ANTIGA LOJA DE COMÉRCIO REMANESCENTE NA AV. THIAGO FERREIRA - ITAPEMA/SP.



[OUTRA ANTIGA LOJA DE COMÉRCIO  DOS ANOS 50.]


Erguemo-nos então, nesta miscelânea atual de estilos em que transmutam-se os baixos casarios, bem como "puxadinhos" e meias-águas nas áreas restritas dos quintais.
A necessidade de espaço das famílias itapemenses estimulou a proliferação de sobrados residenciais por todos os bairros, numa variedade de conceitos e perfis dos encontrados comparativamente no Jardim Progresso.
Determinadas regiões  viram surgir edifícios de 3 a 5 andares: Ed. Vigo II na Agenor de Assis, o conjunto residencial Gisele na Padre Anchieta, os INOOCOPs no Monteiro da Cruz (Conjunto Santos Dumont) e Jardim Conceiçãozinha (Conjunto Santo Amaro), CDHU em Morrinhos e o Ed. Michelle na João Veneziano para citar exemplos mais notórios.





SOBRADO RESIDENCIAL - ITAPEMA/SP

EDÍFICIOS DE 3 ANDARES, BLOCO ÚNICO, NO DISTRITO DE VTE. CARVALHO - ITAPEMA/SP.

INOOCOP/BNH - CONJUNTO SANTOS DUMONT (CONSTRUÍDO NO FINAL DA DÉC. 70)




[CONJUNTO SANTO AMARO - BNH]





[CDHU 4 ANDARES, NO BAIRRO DE MORRINHOS - ITAPEMA/SP.]

  ED. MICHELLE - 5 ANDARES.


Em termos característicos certas construções merecem menção à parte. Neste caso, o hoje "casarão" no Nº 308 da Av. Thiago Ferreira [foto ao lado] com decoração neo-clássica imitativa nas colunas, barras superiores da varanda de entrada, batente da janela frontal e pilastras do portão de acesso. Seria reforma do chalé remanscente, que serviu de sede à antiga sub-prefeitura do Itapema. Conforme verificamos mediante foto [abaixo] de 1964, do livro 'A Baixada Santista, aspectos geográficos', Vol. III.
ITAPEMA/SP - ANOS 60. OS CHALÉS DE VARIADOS ESTILOS DOMINAVAM A PAISAGEM URBANA.






Noutro aspecto, o prédio [imagem à esquerda] utilizado por muitos anos pela CRVC (Coordenadoria Regional de Vicente de Carvalho), com seu traço "arquitetônico" sóbrio, de linhas retas, as vertentes descaídas para o centro formando a letra "M", numa projeção quase tridimensional pelo terreno, ali no Nº 500 entre a Rua Cunhambebe e Av. São Paulo. Inicialmente funcionou como Centro Cultural 'Geraldo Ferraz', abrigava a Biblioteca e mantinha acervo histórico com objetos pessoais do autor. Foi desmantelado pelos políticos inconsequentes que a partir de 1980 "governaram" esta cidade.
 O PRÉDIO DA ANTIGA CRVC VISTO POR OUTRO ÂNGULO.
Mencionamos também as Vilas Militares da Base Aérea (Itapema - SP), uma na Rua Duque de Caxias com suas casas térreas de duas "águas", o alpendre rebaixado destacando-se do telhado principal e a parede em diagonal.






A outra na Av. Presidente Castelo Branco [foto acima], geometria chã de cubos e ângulos retos.

CONSTRUÇÃO DA VILA MILITAR DENTRO DA BASE AÉREA, DEFRONTE AO LARGO DE SANTA RITA - ANOS 50.


Pela exclusividade o Edifício Itapema I (dez andares entregues em Abril de 1984), mais assemelhado aos "arranha-céus" de outras cidades, onde é permitida este tipo de edificação.
  ED. ITAPEMA I - O ÚNICO 10 ANDARES.


Escondido entre os limites da Área Militar está o Prédio do Comando da Base Aérea à sombra de uma dezena de Jerivás. Num estilo colonial, acrescentado de detalhes neo-clássicos nos 14 janelões inferiores e no frontão, com sacada sobre o pórtico, que divide a edificação em dois extensos segmentos horizontais.











[DETALHES ARQUITETÔNICOS DO PRÉDIO DO COMANDO DA BASE AÉREA - ITAPEMA/SP.]
PRÉDIO DA COMPANHIA NAS INSTALAÇÕES DA BASE AÉREA, SEGUINDO AS LINHAS ARQUITETÔNICAS DO CONJUNTO DE CONSTRUÇÕES EXISTENTE NA ÁREA MILITAR.

A partir da metade dos anos 80 dissiminou-se os conjuntos de sobrados geminados, inspirados nos modelos iniciais da Rua Alvorada e Rua Paraná, 108. Aproveitando reduzidos espaços ao estilo das primeiras "casas populares" dos bairros Pae Cará [COHAB], Santana, Esplanada do Castelo, Boa Esperança [INOOCOP], cujos aspectos originais têm sofrido modificações, ampliações em função do gosto e carência dos seus proprietários.
 SOBRADOS GEMINADOS DO JD. ALVORADA CONSTRUÍDOS NA DÉCADA DE 60 - DISTRITO DE VTE. CARVALHO.




[CONJUNTOS DE GEMINADOS TEM SIDO A OPÇÃO DO EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO NO DISTRITO.]




[GEMINADOS - ITAPEMA/SP.]

 "CASAS POPULARES" DO PAE CARÁ - COHAB. CONSTRUÍDAS NOS ANOS 60.
"CASAS POPULARES" - JARDIM SANTANA.
"CASAS POPULARES" - JD. ESPLANADA DO CASTELO [ ITAPEMA/SP].
"CASAS POPULARES" - JD. BOA ESPERANÇA.

Alguns templos religiosos diferenciam-se na paisagem urbana. Já outros mantêm o formato triangular de suas "águas", ou simplórios recortes geométricos de seus frontispícios, as janelas ogivais longas e curtas, arredondadas ou agudas protegidas por vitrôs coloridos. Relacionamos alguns, independente do credo.
De perfil arquitetônico moderno a Igreja de Nossa Senhora das Graças, com linhas sinuosas e longas pilastras à vista recortando a estrutura do prédio. Cuja extrema direita ostenta um cruzeiro e o sino (numa espécie de "campanário" estilizado), tendo ao centro a altiva imagem de Nossa Senhora pintada sobre azulejos ao modo português.
 IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - VILA ALICE [DISTRITO DE VIC. DE CARVALHO/SP].




A Igreja de Nossa Senhora Aparecida [imagem à direita], na Av. Oswaldo Cruz, remodelada num aspecto medieval (revestimento parcial imitando tijolos), acréscimo de sacada, campanário, relógio, sino e anjos nos beirais. Projeto de Luiz Valdir Coelho.











[O SIMBÓLICO FORMATO CIRCULAR DA CAPELA DO CEMITÉRIO DISTRITAL DE VTE. CARVALHO.]


Na vertente protestante, o padrão repetitivo, mas gracioso, em tons cinzas, da 'Congregração Cristã do Brasil', frontão e pórtico arcados.
O templo Presbiteriano da Rua Pedro Lopes - Pae Cará, apesar dos traços maneiristas possui torre vazada num crucifixo que se ilumina à noite. [foto ao lado] 
 TEMPLO DA 'CONGREGAÇÃO CRISTÃ DO BRASIL' - VILA ALICE.

De conformação austera 'A Igreja de JESUS CRISTO dos Santos dos Últimos Dias', na Via Santos Dumont, com grandes vitrôs retangulares translúcidos e portentoso pináculo. Dentre estes, 'O Salão do Reino das Testemunhas de Jeová', na Rua Manoel de Góes Nº 244, é o mais original, sua frontaria remete a dois jotas estilizados.
  'IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS' (TEMPLO MÓRMON) - ITAPEMA/SP.
'SALÃO DO REINO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ' - JD. BOA ESPERANÇA.







[O TRADICIONALÍSSIMO TEMPLO BATISTA EM ITAPEMA/SP. CUJA FRONTARIA PASSOU POR REFORMAS, ANTES RECORTADA POR UM VÉRTICE AO INVÉS DESTE  ATUAL DESENHO OGIVAL. ALÉM DO ACRÉSCIMO DE SACADA E ESCADAS BI-LATERAIS.]









Citemos ainda que não de caráter religioso, o hermético prédio maçon [imagem à direita], sito à Rua Capitão Lessa, com seu frontão triangular sustentado por colunas cilíndricas, encimando o símbolo da magna ordem.
Como percebemos o acabamento destas construções utiliza múltiplos recursos, contribuindo para a mistura de estilos. Revestimentos de materiais e padrões diversos: cerâmicas, plaquetas de pedra, granilhas, pastilhas multicoloridas etc. Mesclam-se às composições: perfis coloniais de telhados e janelas, balaústres torneados ou imitativos do neo-clássico, gradis concêntricos e geométricos em ferro, esquadrias em alumínio, platimbandas e beirais azulejados, variados mosaicos pastilhados. Sendo tão ao gosto pessoal não há predominância de estilo, mas fusão dada a variedade de materiais oferecidos pelo mercado construtor.
Nota-se nas caminhadas pelas ruas dos 16 bairros itapemenses (fora o pavimento asfáltico dominante) o calçamento dito ecológico dos antigos paralelepípedos e sextavados hexagonais, resistentes ante o negro asfalto.
Certamente esta é uma imagem estrutural urbana que tende a transformar-se com a passagem das décadas, como ocorreu às primeiras construções.

2 comentários:

  1. interessante.
    Minha infância vivi num chalé...Hoje tudo mofa,rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. tive contato nesta semana com "Cordel em Movimento"

    isso me faz lembrar os repentistas na feira de domingo na minha infância...Será que ainda existem repentistas?

    ResponderExcluir