__________ Itapema, suas histórias... __________

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

NA ILHA DA FANTASIA NOSSO ENREDO DESFILEI

CABROCHAS SAÚDAM COM REQUEBROS DESFILE CARNAVALESCO NA PASSARELA DO SAMBA DA AV. THIAGO FERREIRA - DÉCADA DE 1970 [ITAPEMA/SP].

Entre os anos de 1998 e 2005, o Carnaval da Ilha de Santo Amaro padeceu com a supressão da verba para o Desfile da Escolas de Samba. Atrás de uma suposta economia nos cofres públicos e também por entendimento do Prefeito (Sr. MM), que em entrevistas as TVs regionais disse considerar esse tipo de manifestação privilégio somente para as grandes capitais, fosse pela qualidade ou custos financeiros, preferindo a farra das Bandas Carnavalescas ("o Trenzinho da Alegria!"). Imaginado assim, economizar pelo povo. Pérola da demagogia.
Dito administrador, relegou o papel formador da Cultura dentro da Sociedade. Como brasileiro fez ouvidos moucos para o sambista que cantava:
"Não deixe o Samba morrer,
 Não deixe o Samba acabar..." - Vilmente querendo tirar nosso nome do Samba. 
Sua contenção dos gastos públicos pouco mudou a realidade do povão. Nosso ônus, um empobrecimento cultural pois o povo da Ilha Santo-amarense já não podia expressar seu conhecimento popular.
CARNAVAL DA ILHA - "SUA GRAÇA O REI MOMO MANDOU SACUDIR" - CORTE CARNAVALESCA [DÉCADA DE 1970].
ALEGRES FOLIÕES DO CARNAVAL DA ILHA DE SANTO AMARO [ITAPEMA/SP].
ALEGORIA CARNAVAL DA ILHA DE SANTO AMARO 1973 - PASSARELA DO SAMBA [ITAPEMA/SP].
PASTORINHA DESFILA NA PASSARELA DO SAMBA - CARNAVAL DA ILHA [ITAPEMA/SP].
FOLIÕES MIRINS BRINCAM NA ALA - PASSARELA DO SAMBA [ITAPEMA/SP]
DESENVOLTA CABROCHA NA PASSARELA DO SAMBA AV. THIAGO FERREIRA - CARNAVAL DA ILHA DE SANTO AMARO/SP.

Silenciou-se a tradição de um Carnaval existente desde o início da década de 1940, com os Blocos de rua ('Viúvas Divertidas', 'Serigi', 'Bafo da Jaguatirica', 'As Favoritas do Sultão' e por aí vai), depois nos anos de 1960 o Rancho Carnavalesco 'Os Sonhadores do Itapema' (de Walter Gonçalves, Baraçal, Dante Sinópoli, entre outros), passando pela fundação da Mocidade Amazonense no ano de 1972 (do eterno Presidente e amigo William Rocha), a qual consagrou a força e criatividade do Carnaval Santo-amarense.
RANCHO CARNAVALESCO 'SONHADORES DE ITAPEMA' - CARNAVAL DA ILHA DE SANTO AMARO/SP.
G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' (BATERIA FEITIÇO DA ILHA) PASSARELA DO SAMBA AV. THIAGO FERREIRA [DÉCADA DE 1970] - ITAPEMA/SP. 

Lembremos que o Prefeito, naqueles difíceis anos, não se furtou a investir na Escola de Samba da Capital paulista 'Unidos do Peruche', que trazia a Sede Balneária (Guarujá) como "pano de fundo" no enredo homenagem de 2002 (Sambódromo do Anhembi). Neste Carnaval a agremiação paulistana amargou o descenso.

Tal despréstimo, já histórico, com o fazer artístico popular local levou ao desaparecimento de agremiações tradicionais: (G.R.E.S. Unidos de Vicente de Carvalho, G.R.E.S Acadêmicos da Ilha de Santo Amaro, G.R.E.S. Unidos da Ilha de Santo Amaro, G.R.E.S. Simpatia da Vila Áurea, G.R.E.S. Unidos da Vila Zilda). Restando a batida surda ferida de morte.

Além de personagens do nosso samba, talvez desiludidos com os destinos do Carnaval da Ilha. Dentre eles: Lambarí, um dos melhores intérpretes de samba-enredo que tivemos. Elias Lacerda de Carvalho (Mestre-Sala das antigas), que não perdia a oportunidade de falar ao Prefeito sobre o encerramento dos Desfiles das Escolas de Samba.
CORTE CARNAVALESCA DA ILHA 1983 E AUTORIDADES - PASSARELA DO SAMBA AV. SANTOS DUMONT [ITAPEMA/SP].
SEO BRANCO ACOMPANHA BELDADES DO CARNAVAL DA ILHA DE SANTO AMARO [ITAPEMA/SP].
CORTE CARNAVALESCA DA ILHA 1986 - PASSARELA DO SAMBA AV. SANTOS DUMONT [ITAPEMA/SP].
FORMOSAS PASSISTAS DO CARNAVAL DA ILHA DE SANTO AMARO [ITAPEMA/SP].
CORTE CARNAVALESCA DA ILHA 1987 E AUTORIDADES - PASSARELA DO SAMBA AV. SANTOS DUMONT [ITAPEMA/SP].
REI MOMO PAULÃO REVERENCIA "BAIANAS" DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' - PASSARELA DO SAMBA AV. SANTOS DUMONT -1987 [ITAPEMA/SP].
A DESCONTRAÇÃO DA FOLIÃ NA AVENIDA DO SAMBA - CARNAVAL DA ILHA DE SANTO AMARO/SP.
O CARNAVAL DA ILHA DE SANTO AMARO TEM SUA HISTÓRIA...
RAINHA CORTE CARNAVALESCA DA ILHA 1993 - AVENIDA DO SAMBA [ITAPEMA/SP].
CORTE CARNAVALESCA DA ILHA 1994 -  PASSARELA DO SAMBA AV. SANTOS DUMONT ]ITAPEMA/SP].
REI MOMO PAULÃO ENTRE AS BELDADES DO CARNAVAL DA ILHA DE SANTO AMARO [ITAPEMA/SP].

Contrariados alguns sambistas resistiram, do jeito que deu, migraram para as passarelas das cidades vizinhas. Houve quase um retrocesso de Escola de Samba virar Bloco Carnavalesco. Na condição de apreciador de Carnaval, eu (URBAIN G.) me vi na necessidade de contribuir num desejo pelo restabelecimento do Desfiles das Escolas de Samba, com a crônica carnavalizada publicada no jornal '1ª HORA', em 07/02/2002:

"Esses tais acadêmicos do poder...! Acreditam que podem passar com seu Bloco de Sujos por riba do Samba. Batuque ferido geme Chorinho não se cala. Não no peito de Seo Miguel. Dentro dele batia firme o surdo do seu coração doído. A Escola nunca mais saíra no dia de Carnaval. Tempos críticos diziam... Ontem e hoje! Crise desses 171 sem juízo, doentes do pé. Mas, de mãos ligeiras.
Quanto importa? Preto no branco o enredo passava na sua cabeça. Naquela visão do Abre-alas agigantando-se sobre a Passarela. Ainda que a avenida estivesse vazia, o silêncio cortado apenas por um automóvel veloz.
PASSARELA DO SAMBA VIA SANTOS DUMONT [ITAPEMA/SP] - CARNAVAL DA ILHA DE SANTO AMARO.

Pede passagem a velha-guarda solitária. No improviso das mãos batucando pelo corpo a tirar múltiplos ruídos rítmicos. O trançar de pernas, nobres trejeitos do Mestre-Sala que fazia desfilar pela imaginação a agremiação querida. Invadindo a memória alegorias de antigos carnavais. Contudo, na folia só uma nota triste, a saudade do rebolado da Nêga Dila. Requebros encantadores, Remelexos febris...!
O REBOLADO DE ENCANTADORAS PASSISTAS NA PASSARELA DO SAMBA DA  AV. THIAGO FERREIRA - CARNAVAL DE 1975 [ITAPEMA/SP].

Por que querem lhe roubar seu bem mais precioso? Nele estava seu valor. Mestre Índio desacorçoado calara de vez a cuíca. Da sua Escola ficou um samba antológico, melodia do compadre Baísa, caneta de Benê da Rosalina, que o malandro batucava na caixa de fósforos:
"Vem, meu amor... Ô, ô, ô!
 Venha ver o sol nascer,
 Pois chegou a Primavera
E como é lindo o amanhecer!" - Daquele desfile inesquecível de 1981 na Av. Osvaldo Cruz, numa Viagem Encantada ao Paraíso das Flores.
E muitos outros rasgaram a fantasia vítimas do reumatismo, de credos, da sanha política. Seo Miguel jamais! Calça de linho, sapato branco, chapéu de feltro e a camisa nas cores do seu estandarte, "negro vem andando". Fevereiro, Sua Graça o Rei Momo mandou sacudir... Todos podiam se ir menos o Samba, voz do povo. Gente bamba agoniza, mas não morre!
Aplausos pro Seo Miguel que puxa o samba-enredo da nossa eterna quarta-de-cinzas... Não me levem à mal, certo dia já tivemos Carnaval". - Eis minha contribuição, um registro literário dos momentos tão difíceis que o Carnaval da Ilha passou. Deste cidadão ilhéu demais honrado ao poder participar da escolha da maravilhosa Corte de Momo, no ano de 2008.
 MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA G.R.C.E.S. 'GUARUJÁ' (2008) DESFILANDO NA PASSARELA DO SAMBA DA VIA SANTOS DUMONT - CARNAVAL DA ILHA DE SANTO AMARO/SP.
O RESTABELECIMENTO DO DESFILE DE ESCOLA DE SAMBA EM 2005, TROUXE DE VOLTA A EXPRESSÃO ARTÍSTICA POPULAR DO CARNAVAL À ILHA DE SANTO AMARO/SP.
 MOMENTOS TÃO DIFÍCEIS QUE O SAMBA DA ILHA PASSOU...
CORTE CARNAVALESCA DA ILHA 2008 - PASSARELA DO SAMBA DA VIA SANTOS DUMONT [ITAPEMA/SP].
O SAMBA NO PÉ DA PASSISTA - RETOMADA DO CARNAVAL NA ILHA DE SANTO AMARO/SP.
FOLIÕES TOMAM A PASSARELA DO SAMBA VIA SANTOS DUMONT [ITAPEMA/SP].
É LINDO VER O QUE A "BAIANA" TEM DESFILANDO NA PASSARELA DO SAMBA DA SANTOS DUMONT [ITAPEMA/SP].
DESFILE CARNAVALESCO NA PASSARELA DO SAMBA DA VIA SANTOS DUMONT - CARNAVAL DA ILHA DE SANTO AMARO.

A partir da retomada dos desfiles em 2005, a busca das agremiações tem sido por uma melhor organização através da Liga das Escolas de Samba, conjuntamente ao Poder Público. Implementou-se inclusive, naquele reinício Oficinas Temáticas de aprimoramento e produção para o Carnaval (Samba-Enredo, bailado do Mestre-Sala e Porta-Estandarte, feitura de Alegoria).
Iniciativas como esta, aliada a Política Pública efetiva da Secretaria de Cultura fomentando maior participação social das Agremiações carnavalescas. Bem como estruturar equipamentos públicos (Centro Popular Cultural, Sambódromo, galpões) de modo a facilitar o processo criativo das Escolas de Samba e promovendo ou indicando Leis de Incentivo à Cultura, que possibilitem o custeio do Carnaval. Para que as Escolas de Samba da Ilha de Santo Amaro se tornem instrumento também de profissionalização e inclusão social.
ACADEMIA DO SAMBA 'VEM QUE É DEZ' (2012) - PASSARELA DO SAMBA [ITAPEMA/SP].
G.R.C.E.S. 'IMPERADOR DA ILHA' (2010) - PASSARELA DO SAMBA [ITAPEMA/SP]. 
G.R.C.E.S. 'RENASCER SANTA CRUZ' (2012) - CARNAVAL DA ILHA DE SANTO AMARO [ITAPEMA/SP].
G.R.C.E.S. 'MOCIDADE SÃO MIGUEL' NA PASSARELA DO SAMBA DA VIA SANTOS DUMONT - CARNAVAL DA ILHA DE SANTO AMARO/SP.
G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' (2011) - CARNAVAL DA ILHA DE SANTO AMARO [ITAPEMA/SP].

Todavia essa relação compartilhada não deve servir de pretexto para desmerecer a tradição do Carnaval na Ilha. Tanto mais, para atender interesses particulares dos "Nhôs" e "Nhás" no Governo Municipal, tomados por "inovações". Um experimentalismo sem consequências.  
Da forma como ocorrerá agora em 2012, com a antecipação de uma semana no desfile carnavalesco, fora da sua data comemorativa tradicional... Falsas mudanças que nada mudam!
Podem até transferir o desfile do Distrito de Vicente de Carvalho para a Sede-madrasta Guarujá, a fim de torná-lo turístico. Mas, sem criar apelo ao turista oferecendo camarotes especiais, transporte reservado, parceria com hotéis etc, é melhor que o Desfile de Carnaval permaneça em ITAPEMA/SP - Berço do Samba na Ilha. Conforme atesta o refrão do sambista Bartolo:
"(...)Nós somos da Ilha de Santo Amaro
 E o Carnaval é em Vicente de Carvalho."

Nenhum comentário:

Postar um comentário