__________ Itapema, suas histórias... __________

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE'

PAVILHÃO DA ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE' - A "VERDE E BRANCO" DO BAIRRO VILA ALICE [ITAPEMA/SP].

Foi a partir da amizade entorno do S.E. AMAZONAS, time de futebol do bairro Vila Alice, em ITAPEMA/SP que plantou-se a semente para o surgimento do G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE'.
A equipe do S.E. AMAZONAS contava no seu escrete com alguns bons de bola da várzea itapemense: Calado, Mazinho, Ninildo, Caula, Fuinha, Nato, Gino, Clemildo, Neca, Gentil, Paulinho Madrugada e Chico do Conceito, dentre outros.
Um grupo de jovens torcedores acompanhava esse time nas partidas de futebol, aos domingos de manhã, pelos campos da várzea do Distrito. Traziam consigo alguns instrumentos de percussão. Sempre entoando seus "gritos de guerra",  fazendo uma batucada ao lado do gramado para incentivar o time. Após as partidas os jogadores, torcedores e toda rapaziada reuniam-se na esquina da Rua Amazonas, com a Av. Thiago Ferreira e ali o samba rolava até o anoitecer, regado a muita cerveja, cachaça e um tira-gosto, na antiga Padaria Vera Cruz.
TIME DO S.E. AMAZONAS PREPARA-SE PARA PARTIDA DE FUTEBOL NA VÁRZEA ITAPEMENSE.
RAPAZIADA ACOMPANHANDO O S.E. AMAZONAS PELOS CAMPOS DA VÁRZEA [ITAPEMA/SP].
BATUCADA DO S.E. AMAZONAS DURANTE AS PARTIDAS DE FUTEBOL [ITAPEMA/SP].
PADARIA VERA CRUZ LOCAL DE ENCONTRO DA RAPAZIADA DO S.E. AMAZONAS - CRUZAMENTO DA AV. THIAGO FERREIRA COM A RUA FRANCISCO ITAPEMA ALVES E RUA AMAZONAS [ITAPEMA/SP] 1973.

Oficialmente não havia Escolas de Samba na Ilha de Santo Amaro. A maioria desses jovens sambistas desfilavam pelas Agremiações da vizinha cidade santista, como 'X-9', 'Brasil' e 'Império do Samba'.
No início da década de 1970, quatro jovens sambistas participantes do S.E. AMAZONAS: JODENIR (Jodenir Nunes da Cruz), FUINHA (Antônio Alves da Silva), CIDÃO (Valter Cides Bispo dos Santos) e LEIVINHA (Manoel Carlos do Carmo) pensaram em criar uma Escola de Samba para desfilar no Carnaval da Ilha de Santo Amaro, do ano seguinte (1973). A idéia ganhou corpo e em 13 de Outubro de 1972 fundavam o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE', nome dado em homenagem ao time de futebol, adotando como símbolo o "Índio Guerreiro" (tocando tambor sob o esplendor do sol), as cores Verde e Branco. Cabe anotar que o registro cartorial da Escola de Samba 'MOCIDADE AMAZONENSE' se deu então, no dia 25 de Dezembro de 1972. Seu primeiro Presidente foi o Sr. Nato. Como primeira Madrinha Maria Alves da Silva.
DETALHE TRECHO DO ESTATUTO SOCIAL G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].

O Hino da Escola "Verde e Branco" de Itapema, composição de Lambarí e Taíco da Mocidade, nos lembra desses seus primeiros passos até a apoteose na Avenida. Traduz bem os sentimentos que a envolvem, dando lição de vida:
HINO ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].

De fato, os primeiríssimos ensaios da Escola de Samba 'MOCIDADE AMAZONENSE' aconteceram num descampado da Rua 24 de Agosto, logo depois (1974) passou a ensaiar para o Carnaval no Coreto da Praça 14-Bis (a popularmente conhecida "Praça da Alegria"), onde havia um compartimento em que guardavam-se os instrumentos da Bateria.
O primeiro desfile ocorreu naquele Carnaval de 1973, na Avenida Thiago Ferreira. Concentração nas imediações da Rua Amazonas, rumo à Passarela e Palanque de Autoridades (Rei Momo, Corte Carnavalesca, Prefeito) montado junto a Praça do Poeta Vicente de Carvalho. Sem Concurso oficial. Quando o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' abriu Alas com o Enredo 'AMAZONAS DAS PEDRAS VERDES'. A 'MOCIDADE' fez uma grande apresentação, cantando o Samba-Enredo composto por Paulinho Madrugada e Fuinha (Antônio Alves da Silva). Presidente: Nato.
BATERIA "FEITIÇO DA ILHA" G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'AMAZONAS DAS PEDRAS VERDES' [ITAPEMA/SP] 1973.
A FOLIA PEDE PASSAGEM - G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'AMAZONAS DAS PEDRAS VERDES' [ITAPEMA/SP] 1973.

O sucesso do desfile foi tamanho, que no Carnaval seguinte grande parte dos foliões da comunidade de ITAPEMA/SP, veio a se interessar pelo Desfile das Escolas de Samba da Ilha de Santo Amaro. Muitos sambistas que desfilavam em Agremiações carnavalescas santistas, não precisavam mais necessariamente atravessar o estuário do Porto para brincar o Carnaval, motivando alguns Blocos e Cordões então existentes, a tornarem-se Escolas de Samba. Isso deu identidade ao Carnaval da Ilha.
Assim, ITAPEMA/SP, Berço do Samba na Ilha de Santo Amaro, passou a ser Sede do Desfile Carnavalesco. Em 1974, já existiam além da 'MOCIDADE AMAZONENSE', as Escolas de Samba 'Serigi', 'Pérola do Atlântico' e 'Acadêmicos da Ilha', mais tarde apareceu a 'São Miguel', vindo do outro lado da Ilha.
EMBLEMA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - A "VERDE E BRANCO" EM ITAPEMA/SP.
  
No Carnaval de 1974, valendo o Concurso Oficial, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' trouxe para a Av. Thiago Ferreira, o Enredo 'QUILOMBO DOS PALMARES'. Com Samba-Enredo parceria de Paulinho Madrugada e Fuinha (Antônio Alves da Silva). 
Contagiou a Passarela do Samba e sagrou-se pela primeira vez, CAMPEÃ do Carnaval da Ilha de Santo Amaro. Presidente: José Soares.
DESTAQUES ELIANA MARQUES E XAXÁ LOPES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'QUILOMBO DOS PALMARES' [ITAPEMA/SP] 1974.

Nos carnavais posteriores houve uma sucessão de títulos em primeiro lugar. Afirmando a capacidade criadora e representativa da 'MOCIDADE AMAZONENSE' na Cultura brasileira do Samba.
Quando da realização do Carnaval de 1975, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' apresentou o Enredo 'SÃO PAULO, UM CHAPADÃO DE GLÓRIAS'. Uma homenagem à cidade de São Paulo e seu crescimento extraordinário, sua importância histórica para o Brasil. Samba-Enredo autoria de Leivinha, que fez a Escola "dizer no pé". 
Ganhou o BI-CAMPEONATO do Desfile Carnavalesco da Ilha de Santo Amaro. Presidente: José Soares.
DESTAQUES XAXÁ LOPES E ELIANA MARQUES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'SÃO PAULO, UM CHAPADÃO DE GLÓRIAS' [ITAPEMA/SP] 1975.
BATERIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'SÃO PAULO, UM CHAPADÃO DE GLÓRIAS [ITAPEMA/SP] 1975. 
DESTAQUES ROSA E MAZINHO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'SÃO PAULO, UM CHAPADÃO DE GLÓRIAS' [ITAPEMA/SP] 1975.
PASSISTAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' FAZENDO ESTRIPULIAS NA AVENIDA - 'SÃO PAULO, UM CHAPADÃO DE GLÓRIAS' [ITAPEMA/SP] 1975.
ANIMADOS FOLIÕES INVADEM A PASSARELA DO SAMBA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'SÃO PAULO, UM CHAPADÃO DE GLÓRIAS' [ITAPEMA/SP] 1975.
DESTAQUE ELIANA MARQUES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'SÃO PAULO, UM CHAPADÃO DE GLÓRIAS' [ITAPEMA/SP] 1975.
PASSISTAS E BATERIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'SÃO PAULO, UM CHAPADÃO DE GLÓRIAS' [ITAPEMA/SP] 1975.
FORMOSAS CABROCHAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'SÃO PAULO, UM CHAPADÃO DE GLÓRIAS' [ITAPEMA] 1975.
CORTE CARNAVALESCA PREMIA O G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'SÃO PAULO, UM CHAPADÃO DE GLÓRIAS' [ITAPEMA/SP] 1975. 

Pelos Festejos de Momo, do ano de 1976, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' veio para a Avenida do Samba, com o Enredo 'CHICO VIOLA, O REI DA VOZ'. Exaltação ao cantor Francisco Alves. Samba-Enredo do compositor Taíco da Mocidade (Althayr de Moraes). 
Adentra a Passarela da Av. Thiago Ferreira com seu primeiro Carro Alegórico, que simbolizava uma praça em referência aos Boêmios da vida noturna.
A 'MOCIDADE' cantou, sambou e fez bonito. Conquistava novamente o título, TRI-CAMPEÃ do Carnaval da Ilha Santo-amarense. Presidente: José Antonio Soares.
Neste mesmo ano criou-se oficialmente a inspirada Ala de Compositores da Escola de Samba 'MOCIDADE AMAZONENSE', pela qual passariam talentosos sambistas desde então. 
ALEGORIA E INTEGRANTES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'CHICO VIOLA, O REI DA VOZ' [ITAPEMA/SP] 1976.
MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'CHICO VIOLA, O REI DA VOZ' [ITAPEMA/SP] 1976. 
BATERIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'CHICO VIOLA, O REI DA VOZ' - PASSARELA AV. THIAGO FERREIRA [ITAPEMA/SP] 1976.
PASSISTAS DIZENDO NO PÉ G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'CHICO VIOLA, O REI DA VOZ' [ITAPEMA/SP] 1976.
GRACIOSAS PASSISTAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'CHICO VIOLA. O REI DA VOZ' [ITAPEMA/SP] 1976.
A MALEMOLÊNCIA DAS CABROCHAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'CHICO VIOLA, O REI DA VOZ' [ITAPEMA/SP] 1976.
TODA A ALEGRIA  ALA DE CABROCHAS E FOLIÕES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'CHICO VIOLA, O REI DA VOZ' [ITAPEMA/SP] 1976.
PASSISTAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' FAZENDO ESTRIPULIAS NA AVENIDA - 'CHICO VIOLA, O REI DA VOZ' [ITAPEMA/SP] 1976.
FOLIÕES MIRINS E O COMPOSITOR TAÍCO À ESQUERDA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'CHICO VIOLA, O REI DA VOZ' [ITAPEMA/SP] 1976.
LINDAS CABROCHAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'CHICO VIOLA, O REI DA VOZ' [ITAPEMA/SP] 1976.
ALA EVOLUINDO NA PASSARELA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'CHICO VIOLA, O REI DA VOZ' [ITAPEMA/SP] 1976.
ENCANTADORAS CABROCHAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'CHICO VIOLA, O REI DA VOZ' [ITAPEMA/SP] 1976.
FOLIÕES ALA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'CHICO VIOLA, O REI DA VOZ' [ITAPEMA/SP] 1976.
DESTAQUE ELIANA MARQUES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'CHICO VIOLA, O REI DA VOZ' [ITAPEMA/SP] 1976.
DESENVOLTAS CABROCHAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'CHICO VIOLA, O REI DA VOZ' [ITAPEMA/SP] 1976.
ACROBÁTICOS PASSISTAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'CHICO VIOLA, O REI DA VOZ' [ITAPEMA/SP] 1976.
REQUEBROS DA PASSISTA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'CHICO VIOLA, O REI DA VOZ' [ITAPEMA/SP].
FOLIÕES TOMAM A PASSARELA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'CHICO VIOLA, O REI DA VOZ' - AV. THIAGO FERREIRA [ITAPEMA/SP] 1976.
        
Carnaval de 1977, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' (convidado) cruza o estuário do Porto pela primeira vez para participar do Desfile do 2º Grupo, do Carnaval de Escolas de Samba da cidade santense. Adentrou a Passarela trazendo o Enredo 'INFLUÊNCIAS NEGRAS NO TORRÃO BRASILEIRO'. Samba-Enredo parceria de Taíco da Mocidade (Althayr de Moraes) com Fuinha (Antônio Alves da Silva).
O compositor Althayr de Moraes comenta como iniciou os rabiscos para o Samba-Enredo:
"(...)Fiz este samba sentado numa "boca de lobo" na Rua Guilherme Backheuser, de frente pra Rua José Bueno C. de Assis onde eu morava..."
             "Partindo da velha África
             Com destino ao torrão brasileiro
             Carregados de negros africanos
             Navegavam os navios negreiros.
             E chegando à Bahia
             De São Salvador
             Os negros entoavam ritos
             Para Oxalá, o seu Senhor.

             Yluayê!... Yluayê!...
             Cantava o negro em noite de luar
             Yluayê!... Yluayê!...                            (Bis)
             Rompiam noite e dia sem parar.

             Seus costumes e crenças
             A sua nação Nagô,
             Seu folclore altaneiro
             Tinha a sua força em Xangô.
             E nos velhos cativeiros,
             Na senzala e na casa grande do Sinhô
             Os negros trabalhavam o dia inteiro
             Enriquecendo o Brasil com seu suor.

             Hoje... O negro
             Faz parte da integração social
             Hoje apesar do preconceito
             O negro é tradição do Carnaval.

             Nas noites de magia
             Até o sol raiar               (Bis)
             Jogavam Capoeira
          Para os males afastar." - A letra do samba teria um senão dos censores à época da Ditadura Militar. O verso, "Hoje apesar do preconceito" foi censurado. Sendo substituído forçosamente por "Hoje não existe preconceito".
A "Verde e Branco" da Ilha, disse a que veio, o samba envolvente de seus ritmistas, a beleza do seu Carnaval, aquela presença marcante na Avenida. Sagra-se CAMPEÃ, conquistando o direito de acesso ao 1º Grupo, no ano seguinte. Onde permanece até hoje. Presidente: Valter Cides Bispo dos Santos (Cidão).
TAÍCO DA MOCIDADE (ALTHAYR DE MORAES) COMPOSITOR E INTÉRPRETE G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE'.

No Carnaval de 1978, ano de estréia pelo 1º Grupo (Especial) do Desfile das Escolas de Samba de Santos/SP, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' apresenta o Enredo 'FOLCLORE, A ALMA DO POVO'. 
Reafirmou a estirpe guerreira, garantindo o honroso 3º LUGAR, do Desfile Carnavalesco Santista. Presidente: Valter Cides Bispo dos Santos (Cidão).
É nesta época que a 'MOCIDADE AMAZONENSE' recebe a denominação de "Feitiço da Ilha", dada por um jornalista da Imprensa de Santos/SP, inicialmente referindo-se a Bateria da 'AMAZONENSE' (também conhecida por Treme-Terra da Baixada). Assim, como a Bateria é o coração duma Escola de Samba, a denominação "Feitiço da Ilha" passou a designar o espírito carnavalesco da 'MOCIDADE AMAZONENSE'. 
DESTAQUE G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'FOLCLORE, ALMA DO POVO' [ITAPEMA/SP] 1978.
COMPONENTES ALA VICENTE F. NETO, ELIANA E JOÃO MARQUES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'FOLCLORE, ALMA DO POVO' [CARNAVAL 1978].

Na Festa de Momo do ano de 1979, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' desfilou o Enredo 'UM CENÁRIO DE LINDAS CANÇÕES. 
Ficou na 4º COLOCAÇÃO do Carnaval das Escolas de Samba Santenses.
FOLIÕES JOÃO E ELIANA MARQUES, VICENTE F. NETO TRAVESSIA BARCA DE ITAPEMA PARA O DESFILE G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'UM CENÁRIO DE LINDAS CANÇÕES' [CARNAVAL 1979].

Quando do Carnaval de 1980, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE', adentrou a Passarela com o Enredo 'A LENDA DA PRINCESA CAIACA'. Samba-enredo autoria de Djaca. 
Conseguiu o 3º LUGAR, no Desfile das Escolas de Samba de Santos.
LAURO, SHIRLENE E VICENTE F. NETO FOLIÕES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'A LENDA DA PRINCESA CAIACA' [CARNAVAL 1980].
COMPONENTES ALA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'A LENDA DA PRINCESA CAIACA' [CARNAVAL 1980].
CONCENTRAÇÃO ALA XAXÁ LOPES E ELIANA MARQUES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMZONENSE' - 'A LENDA DA PRINCESA CAIACA' [CARNAVAL 1980].
SANDRA PAULINO DESTAQUE CLEÓPATRA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'A LENDA DA PRINCESA CAIACA' [CARNAVAL 1980].

Até este ano, a Escola de Samba 'MOCIDADE AMAZONENSE' ensaiou para o Carnaval no Coreto da Praça 14-Bis (já dita "Praça da Alegria"), transferindo-se para sua Quadra na Rua Francisco (Itapema) Alves, Bairro Vila Alice - A Sede do Samba.
Nos conta o Caldeira (Mongol), compositor (Velha-Guarda) da 'AMAZONENSE':
"(...)Ali onde hoje é a Amazonense e a CPFL também era nossa área de lazer. Era terreno da CODESP, havia muitas árvores (pé-de-cuca, goiaba, eucaliptos) e a gente ficava brincando ali. Daí fizemos um campinho de futebol..." - A Quadra da "Verde e Branco" itapemense passou, com a obtenção do terreno, por diversas melhorias promovidas pelos seus membros de Diretoria, integrantes da Escola, a gente da Comunidade, movidos pela paixão devotada a 'MOCIDADE AMAZONENSE'.
PRIMEIROS TRABALHOS DE CONSTRUÇÃO DA QUADRA DA ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] 1980.
TRABALHOS INICIAIS CONSTRUÇÃO DA QUADRA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] 1980.
PREPARO DE COBERTURA PARA A QUADRA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] 1981.
TRABALHOS DE AMPLIAÇÃO DA QUADRA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] ANOS DE 1990.
REBOCO FUNDOS DA QUADRA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - BAIRRO VILA ALICE [ITAPEMA/SP] DÉCADA DE 1990.
AMPLIAÇÕES QUADRA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] 1992.
VOLUNTÁRIOS E DIRETORES AMPLIAÇÃO QUADRA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] 1992. 
QUADRA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' RETOMADA DO CARNAVAL [ITAPEMA/SP] 2005.
REFORMA QUADRA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' ]ITAPEMA/SP] 2016.
RUA FRANCISCO ITAPEMA ALVES (BAIRRO VILA ALICE) - QUADRA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] 2014.  
FRENTE QUADRA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] 2014.  

Pelo Carnaval de 1981, o G.R.C.E.S.. 'MOCIDADE AMAZONENSE' traria para a Avenida o enredo 'VIAGEM ENCANTADA AO PARAÍSO DAS FLORES', falando da Primavera. Samba-Enredo que marcou a história da Agremiação "Verde e Branco", do Bairro Vila Alice (Itapema/SP). Composto por Benê da Rosalina (Benedito Martins das Neves). Música e Melodia: Djaca e Baísa. Intérpretes: Djaca e Taíco da Mocidade.
O mais emblemático e poético Samba-Enredo, seu maior sucesso, feito por um Compositor da 'AMAZONENSE'. A altura  de sambas tais como "Sonho de um sonho", "Hoje tem marmelada", "Das maravilhas do mar fez-se o esplendor de uma noite", para citar alguns, especialmente do mesmo período. Sem a preocupação descritiva, mas ilustrativa do Enredo. Um clássico da Avenida.
Premiação no Festival de Sambas-Enredos, realizado pelo Ilha Porchat Clube e Escola Treinasse. Sendo cantado numas tantas Quadras de Escolas de Samba do Brasil. Um marco da Passarela, tanto santense quanto da Av. Oswaldo Cruz em Itapema, local do Desfile naquele memorável ano. 
Garantiu a 3ª COLOCAÇÃO, no Desfile Carnavalesco Santista.
SEO BRANCO, NO DETALHE DO CARRO ALEGÓRICO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'VIAGEM ENCANTADA AO PARAÍSO DAS FLORES' [CARNAVAL 1981].
COMPONENTES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'VIAGEM ENCANTADA AO PARAÍSO DAS FLORES' [CARNAVAL 1981].
DESTAQUE XAXÁ LOPES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'VIAGEM ENCANTADA AO PARAÍSO DAS FLORES' [CARNAVAL 1981]. 
PANFLETO COM A LETRA DO SAMBA-ENREDO 'VIAGEM ENCANTADA AO PARAÍSO DAS FLORES' - G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [CARNAVAL 1981].
BENÊ DA ROSALINA (BENEDITO MARTINS DAS NEVES) COMPOSITOR G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE'.
   
Na Folia de Momo de 1982, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' concorreu com o Enredo 'FEITIÇO DA ILHA'. Samba-Enredo de Iranildo Benevides Caldeira (Mongol), sua estréia como compositor da 'AMAZONENSE'. 
Ficou em 4º LUGAR, no Desfile das Escolas de Sambas Santistas.
ALEGORIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'FEITIÇO DA ILHA' [CARNAVAL 1982].
DESTAQUES XAXÁ LOPES E ELIANA MARQUES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'FEITIÇO DA ILHA' [CARNAVAL 1982].

Carnaval de 1983, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' veio para a Avenida desfilando o Enredo 'NO REINO DAS AMAZONAS - A LENDA DO CURUMIM'. 
Ficou na 4ª COLOCAÇÃO, no Carnaval das Escolas de Samba Santenses. Presidente: Didiu.
Quando do Carnaval de 1984, devido a decisão dos organizadores do Carnaval Santista daquele ano, as Escolas de Samba de outros municípios não desfilariam em Santos/SP. Desta feita, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' concorreu apenas no Desfile Carnavalesco da Ilha de Santo Amaro. Abrilhantou a Passarela com o Enredo 'DONA BEJA, A FEITICEIRA DE ARAXÁ'. Samba-Enredo de Caldeira (Mongol) parceira com Teixeira.
Relembra Iranildo Benevides Caldeira (Mongol), numa entrevista concedida ao blog 'ALMAnark ITAPEMA':
"É Carnaval!...
 Samba, suor e cerveja.
 Lá vem a Mocidade
 Pra falar de Dona Beja." - Manda ele no gogó, sem nem caixa de fósforos.
"(...)Com esse samba aí eu quebrei a sequência de temas batidos. Porque era uma história não muito conhecida na região..." - Este Samba-Enredo provocou uma participação curiosa dos foliões durante os ensaios.
"(...)Como eu coloquei essa palavra "cerveja", o pessoal pegava as garrafas no alto, agitando, feito adereço... Virou uma febre, o pessoal com a cerveja na mão balançando... Aí inflamou o samba na Quadra..." - Não deu outra, CAMPEÃ (pela 6ª vez) do Carnaval da Ilha Santo-amarense. Presidente: Gentil da Silva Nunes.
IRANILDO BENEVIDES CALDEIRA (MONGOL) COMPOSITOR G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE'.

Pelos Festejos de Momo de 1985, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' retorna ao Desfile Carnavalesco Santista. Apresenta o Enredo 'SONHEI QUE VOAVA E UM DIA VOEI', falando sobre a Liberdade. Samba-Enredo parceria de Caldeira (Mongol) e Benê da Rosalina (Benedito Martins das Neves).
Conta Caldeira (Mongol) em entrevista:
"(...)Esse foi o samba que a minha proposta era diferente, que eu cheguei com uma poesia mais pura... Que era 'SONHEI QUE VOAVA E UM DIA VOEI', coloquei uma linguagem mais poética... (...)O samba é...
          Um dia Sonhei
          Que o universo
          O infinito alcançaria
          Nas asas da imaginação
          Pra viver nesse mundo de alegria.

          Quem sou eu, meu amor?
          Que não posso envelhecer,
          Nasci junto com o mundo
          Eu sou rei, sou vagabundo
          Com vontade de vencer.

          (...)Sou a ilusão contida
          Dentro dos humildes corações
          Sou talvez a própria vida
          Dos fortes que lideram multidões.

          Eu sou o sol, a tempestade,
          Sou de fato a pura liberdade... - Ele dá uma rápida "pala" do samba."
A "Feitiço da Ilha" ficou em 4º LUGAR, no Desfile das Escolas de Samba de Santos/SP. Presidente: Gentil da Silva Nunes.
Na Festa de Momo do ano de 1986, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' adentrou a Passarela com o Enredo 'TIBIRITI, A EPOPÉIA ABRACADÁBRICA', do Carnavalesco Waldery de Almeida. Samba-Enredo de Anselmo, Carioca e Joca do Morro. Intérprete: Luiz Fernando Rosa (Lambarí).
Fez um belo Carnaval garantindo a 3ª COLOCAÇÃO, no Desfile Carnavalesco Santense.
ABRE-ALAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'TIBIRITI, A EPOPÉIA ABRACADÁBRICA' [ITAPEMA/SP] 1986.
FOLIÕES EVOLUEM NA AVENIDA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'TIBIRITI, A EPOPÉIA ABRACADÁBRICA' [CARNAVAL 1986].
PASSISTAS SAMBA NO PÉ EM TODAS AS IDADES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'TIBIRITI, A EPOPÉIA ABRACADÁBRICA' [CARNAVAL 1986].
 ALA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'TIBIRITI, A EPOPÉIA ABRACADÁBRICA' [CARNAVAL 1986].

Passado 10 anos de criação da Ala de Compositores da 'MOCIDADE AMAZONENSE', esta consolidou-se gerando inspirados compositores de Samba-Enredo, consagrados pela "boca do povo" na Avenida, a trilhar carreira no mundo do Samba.
Desenvolvendo parcerias, seja ao escrever a letra do Samba-Enredo, ou criar a música numa batucada de caixa de fósforos, quanto cantarolar em busca da certa melodia. Dotados de estilos diversos, criatividade reconhecida, que deu a  Ala musical da 'AMAZONENSE' compositores singulares: Paulinho Madrugada (seu primeiro compositor), Fuinha (Antônio Alves da Silva), Leivinha (Manoel Carlos do Carmo), Taíco da Mocidade (Althayr de Moraes) - o mais jovem compositor com apenas 16 anos, Chico do Conceito, Benê da Rosalina (Benedito Martins das Neves), Djaca (Luiz Henrique da Cruz), Natal (Natalício dos Santos), Iranildo Benevides Caldeira (Mongol), Teixeira, Baísa, Cunha Bueno, Xará, Ciborgue Madureira, Ademar Eugênio, Luiz Fernando Rosa (Lambarí), Anselmo Pereira dos Santos, Carioca, Emanuel, Chiquinho do Cavaco, Joca do Morro, Oscar, Lucas do Banjo, Jorge Calado. Até as décadas mais recentes: Naldo do Beco, Sidney Melodia, Mário Lúcio, Mário Galheta, Tubarão, Ademarzinho do Cavaco, Macumba, Anderson Atração, dentre outros compositores que escreveram sua história no Carnaval da Baixada Paulista.
ALA DE COMPOSITORES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ANOS DE 1980].
COMPOSITORES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [2013].
GRAVAÇÃO DO SAMBA-ENREDO 'VIAGEM ENCANTADA AO PARAÍSO DAS FLORES' - G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' E ORQUESTRA SINFÔNICA DE CUBATÃO [TEATRO COLISEU] 2013. 
                  
Quando do Carnaval  de 1987, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' abrilhantou a Avenida desfilando o Enredo 'ELIS, AGORA EU SOU UMA ESTRELA', do Carnavalesco Walderí. Homenagem à cantora Elis Regina. Samba-Enredo composto por Ademar Eugênio, Lucas do Banjo e Oscar, que conquistou o público sendo um dos sambas mais cantados naquele ano na Baixada Paulista.
Foi uma apresentação histórica, fantasias luxuosas, a arquibancada sambando junto. Até hoje na própria 'AMAZONENSE', há muita gente que considera ser esse o maior desfile da Escola de Samba "Verde e Branco" da Ilha, em termos de riqueza na Passarela.
Com a apuração final obteve o 3º LUGAR (para alguns uma injustiça), no Carnaval das Escolas de Samba Santistas. Presidente: Willian Rocha.
DOIS MOMENTOS DO DESFILE G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'ELIS, AGORA EU SOU UMA ESTRELA' [CARNAVAL 1987].
NELSINHO FILHO E JAIR BABÃO AO LADO DE DESTAQUE G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'ELIS, AGORA EU SOU UMA ESTRELA' [CARNAVAL 1987].
REI MOMO PAULÃO E BAIANAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'ELIS, AGORA EU SOU UMA ESTRELA' [ITAPEMA/SP] 1987.

Na Folia de Momo de 1988, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE', concorreu com o Enredo 'VALONGO, A PORTA DA CULTURA NEGRA NO BRASIL', do Carnavalesco Zé Gogó. Samba-Enredo de Ademar Eugênio em parceria com Taíco da Mocidade (Althayr de Moraes).
Mais uma vez a "Feitiço da Ilha" mostra ser um Escola de Samba de chegada, consegue a 3ª COLOCAÇÃO, no Desfile Carnavalesco Santista. Presidente: o saudoso, Willian Rocha.
COMPOSITOR ALTHAYR DE MORAES E DESTAQUE FEMININO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'VALONGO, A PORTA DA CULTURA NEGRA NO BRASIL' [CARNAVAL 1988].

Pelo Carnaval de 1989, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' trouxe para a Passarela o Enredo 'ESCORREGUEI, QUASE CAÍ! - A CULTURA DA BANANA NO BRASIL'. Samba-Enredo autoria de Luiz Fernando Rosa (Lambarí). Intérprete: Luiz Fernando Rosa (Lambarí).
Devido a apertos financeiros motivados pela reforma de sua Quadra de Ensaios, a 'AMAZONENSE' fez nesse ano um Carnaval apenas regular.
Ficou em 5º LUGAR, no Desfile das Escolas de Samba de Santos.
INTEGRANTES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - ESCORREGUEI, QUASE CAÍ! - A CULTURA DA BANANA NO BRASIL' [CARNAVAL 1989].
SEO BRANCO BENDITO ENTRE AS BELDADES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'ESCORREGUEI, QUASE CAÍ! - A CULTURA DA BANANA NO BRASIL' [CARNAVAL 1989]. 

Carnaval de 1990, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' apresentou o Enredo 'CHEGA! UM GRITO QUE VEM DO XINGU', do Carnavalesco Reginaldo.
Foi mesmo um Desfile surpreendente da Escola "Verde e Branco" de Itapema, por pouco não vence o Campeonato daquele ano. Na avaliação dos jurados era a VICE-CAMPEÃ, do Carnaval das Escolas de Samba Santenses.
Pelos Festejos de Momo de 1991, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' veio para a Avenida com o Enredo 'E AGORA BRASIL?'.
Garantiu a 3ª COLOCAÇÃO, no Desfile Carnavalesco Santense.
AILTON SANTOS HARMONIA COMANDA ALA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'E AGORA BRASIL?' [CARNAVAL 1991].
  
Na Festa de Momo do ano de 1992, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' adentrou a Passarela desfilando o Enredo 'DIAS GOMES - UMA EPOPÉIA DO TEATRO BRASILEIRO'. Homenagem ao dramaturgo e escritor de novelas.
Feita a apuração final a Escola ganhou "Nota 10" em todos os quesitos (a exceção de um "9" para Fantasia). Finalmente a 'AMAZONENSE' arrebatava o título, CAMPEÃ do Desfile das Escolas de Samba Santistas. Presidente: João Carlos (o Cal).
G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'DIAS GOMES - UMA EPOPÉIA DO TEATRO BRASILEIRO' - PASSARELA AV. SANTOS DUMONT [ITAPEMA/SP] 1992.
DESTAQUE ALEGORIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'DIAS GOMES - UMA EPOPÉIA DO TEATRO BRASILEIRO' [CARNAVAL 1992].
CONCENTRAÇÃO ALA INFANTIL G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'DIAS GOMES - UMA EPOPÉIA DO TEATRO BRASILEIRO' [CARNAVAL 1992].
FOLIÕES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'DIAS GOMES - UMA EPOPÉIA DO TEATRO BRASILEIRO' [CARNAVAL 1992].
PRESIDENTE JOÃO CARLOS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'DIAS GOMES - UMA EPOPÉIA DO TEATRO BRASILEIRO' [CARNAVAL 1992].
PLANILHA DE NOTAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'DIAS GOMES - UMA EPOPÉIA DO TEATRO BRASILEIRO' [CARNAVAL 1992].
 
Quando do Carnaval de 1993, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' traria para a Avenida o Enredo 'ÁFRICA-BRASIL', dos Carnavalescos Zé Gogó e Gaúcho. Samba-Enredo de Ademar Eugênio, Ciborgue Madureira e Taíco da Mocidade (Althayr de Moraes).
Com um dos desfiles mais impressionantes do Carnaval em Santos, naquela manhã a 'AMAZONENSE' entrou exuberante e muito samba no pé. 13 composições entre carros alegóricos e tripés avolumaram a Escola, comprometendo o desfile tecnicamente.
A "Feitiço da Ilha" consegue o 3º LUGAR, no Desfile Carnavalesco Santista. Presidente: Nelson Alves Filho (Nelsinho Filho).
XAXÁ LOPES DESTAQUE G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'ÁFRICA-BRASIL' [CARNAVAL 1993].

No Carnaval de 1994, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' trouxe para a Passarela o Enredo 'É NOITE, A BOÊMIA ESTÁ NO AR'. Samba-Enredo parceria de Bueno, Tony Poeta e Paulinho Madrugada. Intérpretes: Luiz Fernando Rosa (Lambarí) e Maurici.
PANFLETO LETRA SAMBA-ENREDO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [CARNAVAL 1994]. 
  
Na Folia de Momo de 1995, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' desfilou o Enredo 'SANTOS, VELHOS CARNAVAIS QUE NÃO VOLTAM NUNCA MAIS', do Carnavalesco José Luís. Samba-Enredo de Paulinho Madrugada com Jorge Calado.
Fica na 4ª COLOCAÇÃO, do Carnaval das Escolas de Samba de Santos. Presidente: Massinha.
Pelo Carnaval de 1996, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' concorreu com o Enredo 'A HISTÓRIA DAS MÁSCARAS'.
Garante o 3º LUGAR, no Desfile Carnavalesco Santense.
Carnaval de 1997, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' abrilhantou a Passarela trazendo o Enredo 'DO SONHO À REALIDADE - 25 ANOS DE AMAZONENSE'.
A Escola de Samba do "Índio Guerreiro", tocando seu tambor pisou forte na Avenida, quase conquista o Título daquele Carnaval.
Era a VICE-CAMPEÃ, do Desfile das Escolas de Samba Santistas.
KETTY RAINHA DE BATERIA E ALA SHOW PANDEIROS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'DO SONHO À REALIDADE - 25 ANOS DE AMAZONENSE' [CARNAVAL 1997].

A partir de 1998 até 2005, a 'MOCIDADE AMAZONENSE' ficou sem desfilar devido às inconsequentes paralisações dos Desfiles Carnavalescos de Santos e na Ilha de Santo Amaro. Nesse difícil período continuou alimentando a "chama da batucada", realizando "Rodas de Samba" em sua Quadra e durante o Carnaval animava as ruas do bairro com a Banda "Verde e Branco".
Aproveitemos esse lamentável hiato do Samba, nas duas cidades vizinhas do Litoral Paulista, para destacar algumas histórias curiosas, figuras interessantes e fatos acontecidos nesta trajetória da 'MOCIDADE AMAZONENSE'.
PARTE DE ALEGORIA ANTIGO BARRACÃO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [2011].

Quem não se lembra da velha discórdia entre o Tabelião do Cartório de Vicente de Carvalho (ainda na Rua Francisco Itapema Alves), que incomodado com os ensaios para o Carnaval da 'AMAZONENSE', no Coreto da Praça 14-Bis, logo ali na sua vizinhança por diversas vezes acionou a Rádio-Patrulha, mandando silenciar o Samba, que nunca foi de arruaça. Seria coincidência o Registro Cartorial da "Verde e Branco", do Bairro Vila Alice, ter sido feito lá na Sede do município?
PREPARO DE ALEGORIA ANTIGO BARRACÃO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [1993].

Dentre os muitos "causos" envolvendo integrantes da "Feitiço da Ilha" selecionamos o do "Cavalo Modelo":
Conta o Compositor Caldeira (Mongol) que certa vez precisando fazer uma alegoria, a rapaziada da Comissão de Carnaval se viu num enrosco criativo. a tarefa era modelar um cavalo para o Carro Alegórico. Eis a questão, como fazer? Arrumaram até emprestado um modelo-vivo de cavalo. Havia preocupação com a altura, o tamanho, as tais proporções da anatomia equina que não se podia errar. Ou o animal pretendido iria ficar parecendo um "cavalo mutante". Pensaram num molde em gesso aplicado ao cavalo para retirar o equino carnavalesco... Gesso aquece! Arriscavam tomar um coice... Cavalo deita? Pergunta certa figura. De vez em quando. Como faz, dá milho? Forra um pouco de palha no chão?... E se a gente desse pinga pro cavalo? Enfim, amarram as pernas do bicho...
"(...)Não tinha ninguém que soubesse desenhar um cavalo. Aí alguém teve a maravilhosa idéia de pegar o cavalo e deitar. Deitaram o cavalo no chão e fizeram o contorno dele, que parecia que a Polícia Técnica tinha ido lá e feito..." - Tipo cena de crime (ao raciocínio!). Assim que soltaram o cavalo bastante aborrecido, o bicho saiu desembestado, meteu as fuças no portão.
ESQUENTANDO O COURO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].

Há histórias trágicas também (dita pelo Nelsinho Filho), quando uma Jurada no Desfile das Escolas de Samba Santistas, Carnaval de 1993, tirou ponto da 'AMAZONENSE' alegando ter visto uma unha de cor diferente num integrante da Comissão de Frente. Com isso frustrou a chance da "Feitiço da Ilha" tornar-se a Bi-Campeã legítima naquele ano.
EMBLEMA CARNAVALIZADO FRENTE QUADRA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
  
Após os obscuros 8 anos de interrupção, impostos as Agremiações Carnavalescas por Prefeitos da Baixada Paulista nada comprometidos com a permanência da Cultura Popular, além dos seus discursos demagógicos nos palanques eleitorais. A 'MOCIDADE AMAZONENSE' chamada, retorna ao Desfile das Escolas de Samba de Santos. Contudo, sem direito a verba destinada às Agremiações. A 'AMAZONENSE' aceitou o desafio, somado ao esforço de toda "Família Verde e Branco", o "Índio Guerreiro" da 'MOCIDADE AMAZONENSE' voltou a tocar seu tambor na Avenida.
RETOMADA DO CARNAVAL G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [2005]. 
    
Quando da realização do Carnaval de 2006, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' adentrou a Avenida trazendo o Enredo 'VIAGEM ENCANTADA AO PARAÍSO DAS FLORES'. Reedição do célebre Desfile de 1981, que tinha como tema a Primavera. Samba-Enredo imortal, autoria de Benê da Rosalina.
Tendo poucos recursos nesse ano, mais dificuldades na restruturação do seu Carnaval, a releitura do histórico Enredo "com nova roupagem" feita pela 'AMAZONENSE', não agradou os Jurados.
Ficou em 8º LUGAR, no Desfile Carnavalesco de Santos.
G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' ADENTRA A PASSARELA DO SAMBA "DRÁUZIO DA CRUZ" - 'VIAGEM ENCANTADA AO PARAÍSO DAS FLORES' [CARNAVAL 2006].

Pelos Festejos de Momo de 2007, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' trouxe para a Passarela do Samba "Dráuzio da Cruz", o Enredo 'DO EGITO À FRANÇA, COM INCENSOS E FRAGRÂNCIAS A MOCIDADE ENTRA NA DANÇA', do Carnavalesco José Luiz. Contando a história do Perfume. Samba-Enredo grande parceria de Carlos Henrique, Formiga, Naldo do Beco, Sidney Melodia e Mário Lúcio.
Ficou na 7ª COLOCAÇÃO, do Carnaval das Escolas de Samba Santenses.
ALEGORIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'DO EGITO À FRANÇA, COM INCENSOS E FRAGRÂNCIAS A MOCIDADE ENTRA NA DANÇA' [CARNAVAL 2007].

No Carnaval de 2008, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' apresenta o Enredo 'O MEU, O SEU, O DELE... O CIRCO  QUE EXISTE DENTRO DE CADA UM DE NÓS!'. Samba-Enredo parceria de Mário Galheta e Tubarão.
A letra do Samba era esta:
                    "O Grande Circo chegou
                      Minha alegria voltou
                      Tem goiabada,
                      Marmelada, sim Senhor!
                      O sonho da criançada
                      Palhaço e gargalhada
                      Com a Mocidade sacudindo
                      A arquibancada.

                      Avante meu Índio Guerreiro
                      Entra nesse picadeiro
                      E mostra esta Arte milenar
                      Vinda da China, no Oriente
                      Fazendo o mundo inteiro
                      Se apaixonar.
                      Foi chegando na América
                      Que veio se transformar
                      No maior Espetáculo da Terra,
                      Nosso show vai começar!

                      Perna-de-pau, Mulher Barbada,
                      Algodão-doce, pipoca pra criançada,
                      Tem Saltimbanco, Mágico, Malabarista,
                      Globo da Morte, Domador e o Trapezista.
                      Ouvindo a Banda tocar,
                      Vejo o mundo passar
                      Por um momento de total renovação
                      Deixa fluir a alegria
                      Dentro de cada coração,
                      Viver a esperança
                      De um novo amanhã."  
Infelizmente, forte chuva caiu durante o Desfile  da "Feitiço da Ilha" atrapalhando a Evolução da Escola. Prejudicou as plumagens e costeiros das Fantasias, encharcando suas Alegorias luxuosas.
Fez um Carnaval colorido, cheio de garra ficando em 7º LUGAR, no Desfile Carnavalesco das Escolas de Samba Santistas.
CARRO ALEGÓRICO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'O MEU, O SEU, O DELE... O CIRCO QUE EXISTE DENTRO DE CADA UM DE NÓS' [CARNAVAL 2008].
ALEGORIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'O MEU, O SEU, O DELE... O CIRCO QUE EXISTE DENTRO DE CADA UM DE NÓS' [CARNAVAL 2008].
DESLUMBRANTE DESTAQUE G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'O MEU, O SEU, O DELE... O CIRCO QUE EXISTE DENTRO DE CADA UM DE NÓS' [CARNAVAL 2008].
 
Na Folia de Momo de 2009, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' abrilhantou a Avenida com o Enredo 'AMAZONAS, MANANCIAL DAS ÁGUAS'. Enaltecendo as riquezas da Amazônia. Samba-enredo dos Compositores: Ademarzinho do Cavaco, Macumba, Paulo Chiclete e Macumbinha. Intérprete: Ricardo Reis (Jacaré).
Porta-Bandeira: Janny Moreno. Mestre-Sala: Muta.
Diz assim a letra do Samba:
          "Vai desaguar a emoção
            O Verde e Branco vem do coração,
            Bate no peito e diz pra essa gente:
            Eu sou guerreiro, sou Amazonense!

            Dá água doce vem o meu cantar
            Trilhando a selva
            Ao encontro do mar!
            Um manancial de maravilhas,
            A fauna e a flora
            Essência da vida!
            Terra...
            Que emana energia,
            Lendas de amor e de magia!

            Piracema, Cobra-Grande... Uirapurú.
            Boto, Yara, Mãe D'Água... Pirarucú.
            Vitória-Régia a me encantar
            Tantos mistérios quero desvendar.

            Um dia...
            Com a sede da ambição,
            O Homem vem pra explorar o nosso chão.
            A Fé...
            A Arte e a Cultura
            Riquezas "in natura" faz o povo prosperar,
            A luz do progresso desmatou
            O que Deus abençoou!

            Meu Samba lava a alma dessa gente,
            Inconsequente na maneira de pensar.
            Meu canto desperta e faz ecoar
        A Amazônia vamos preservar!" - Ainda hoje muito cantado na hora do "esquenta" da 'AMAZONENSE'. 
Foi uma apresentação espetacular, saindo aclamada pelo público em sua passagem na Passarela "Dráuzio da Cruz". Marcou esbanjando originalidade e criatividade.
Sagra-se vitoriosa, CAMPEÃ do Desfile das Escolas de Samba de Santos. Presidente: Adriano Dias dos Santos.
ABRE-ALAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'AMAZONAS, MANANCIAL DAS ÁGUAS' [CARNAVAL 2009].
ALEGORIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'AMAZONAS, MANANCIAL DAS ÁGUAS' [CARNAVAL 2009].
MESTRE-SALA MUTA E PORTA-BANDEIRA JANNY MORENO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'AMAZONAS, MANANCIAL DAS ÁGUAS' [CARNAVAL 2009]. 
G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' TOMA O SAMBÓDROMO "DRÁUZIO DA CRUZ" - 'AMAZONAS, MANANCIAL DAS ÁGUAS' [CARNAVAL2009].
  
Pelo Carnaval de 2010, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' veio para a Passarela com o Enredo 'O QUE JÁ NÃO TOCA NO RÁDIO, AINDA TOCA EM NOSSOS CORAÇÕES - UMA VIAGEM MUSICAL PELO BRASIL DE VALORES IMORTAIS'. Falando da Música Popular Brasileira. Samba-Enredo composto por: Ademarzinho do Cavaco, Macumba, Paulo da Magia, Macumbinha, Paulinho Chiclete, Fabinho e Toninho 44.
                   "Amazonense vem cantar
                     E relembrar tantas canções
                     O que não toca no rádio... Que pena!
                     Ainda toca em nossos corações.

                     Deixa eu te levar...
                     Em verde e branco
                     Vamos viajar,
                     Vem conhecer
                     Toda história da MPB.

                     Começou pela religião,
                     O índio cantou, o negro tocou
                     Em louvação
                     Tão popular.
                     Ai, que saudade o chorinho me dá!
                     Em verso e prosa
                     O nosso Samba mandou avisar
                     Que a pequena é notável
                     E no rádio vai brilhar.

                     Os Festivais e muito mais... Zueira!
                     A Bossa Nova é pra vida inteira,
                     A Tropicália em liberdade
                     Na Jovem-Guarda sou a Mocidade.

                     Eu vou pra maracangalha
                     E no Baião a gente bota pra quebrar,
                     No tabuleiro da baiana
                     A Asa Branca faz sonhar.
                     Peguei um Ita no Norte
                     Adeus, Belém do Pará!
                     Amanheceu peguei a viola
                     E na chalana fui embora
                     Do meu Pantanal!

                     És fascinação até o sol raiar
                     E mesmo com nervos de aço
                     Eu vou me apaixonar.
                     Bate outra vez,
                     A saudade do meu Jaçanã
                     E se eu perder esse trem...
                     Só amanhã de manhã."    
Apesar das Alegorias grandiosas e ricas Fantasias, problemas com a Harmonia, o Carro Abre-alas lento por causa de um pneu furado, tirou a possibilidade do título seguido.
Assim, ficou na 4ª COLOCAÇÃO, do Carnaval das Escolas de Samba Santistas. Presidente: Sandra de Oliveira Santos.
ABRE-ALAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'O QUE JÁ NÃO TOCA NO RÁDIO, AINDA TOCA EM NOSSOS CORAÇÕES' [CARNAVAL 2010].
RAINHA DE BATERIA ARIELLEN DOMICIANO E ALA EVOLUINDO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'O QUE JÁ NÃO TOCA NO RÁDIO, AINDA TOCA EM NOSSOS CORAÇÕES' - PASSARELA VIA SANTOS DUMONT [ITAPEMA/SP] 2010.
CARRO ALEGÓRICO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'O QUE JÁ NÃO TOCA NO RÁDIO, AINDA TOCA EM NOSSOS CORAÇÕES' [CARNAVAL 2010].
BATERIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'O QUE JÁ NÃO TOCA NO RÁDIO, AINDA TOCA EM NOSSOS CORAÇÕES' [CARNAVAL 2010].
MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA JANNY MORENO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'O QUE JÁ NÃO TOCA NO RÁDIO, AINDA TOCA EM NOSSOS CORAÇÕES' [CARNAVAL 2010]. 
RAINHA DE BATERIA ARIELLEN DOMICIANO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - O QUE JÁ NÃO TOCA NO RÁDIO, AINDA TOCA EM NOSSOS CORAÇÕES' [CARNAVAL 2010].

Na Festa de Momo de 2011, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' concorreu com o Enredo 'UMA HISTÓRIA DE AMOR, MOCIDADE AMAZONENSE FAZ PULSAR MEU CORAÇÃO', do Carnavalesco Anselmo Brito. Samba-Enredo grande parceria de Anderson Atração, Eliseu, Fernando Negrão, Mário Lúcio, Naldo do Beco e Ricardo Atração. Mestre de Bateria: Pepeu.
Porta-Bandeira: Janny Moreno. Mestre-Sala: Muta. Rainha de Bateria: Ariellen Domiciano. Musa da Bateria: Carla Gantus.
Este foi de fato um Carnaval de superação. Faltando apenas 2 dias para o Desfile das Escolas de Samba, inesperadamente dois Carros-Alegóricos da "Verde e Branco" de Itapema pegaram fogo. Parecia tudo perdido. Entretanto, a Comunidade ajudou muito auxiliando no Barracão e as Alegorias foram reconstruídas a tempo.
A Passagem da "Feitiço da Ilha" pela Passarela levantou o público nas arquibancadas, a Escola evoluía em harmonia. Mas, quando o 2º Carro-Alegórico chegava próximo ao setor final do desfile, seu condutor desmaiou, o carro perdeu a direção batendo enviesado na lateral da pista. O que fez represar a Evolução e abriu o conhecido "buraco", entre a Alegoria e as demais Alas à frente.
Resultado, ficou em 4º LUGAR no Desfile Carnavalesco Santense. Presidente: Sandra de Oliveira Santos.
CARRO ABRE-ALAS G.E R.C.E.S. 'MOCIDADAMAZONENSE' - 'UMA HISTÓRIA DE AMOR, MOCIDADE AMAZONENSE FAZ PULSAR MEU CORAÇÃO' [CARNAVAL/2011].
 CARRO ALEGÓRICO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - UMA HISTÓRIA DE AMOR, MOCIDADE AMAZONENSE FAZ PULSAR MEU CORAÇÃO' - PASSARELA VIA SANTOS DUMONT [ITAPEMA/SP] 2011.
DESTAQUE ALEGORIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'UMA HISTÓRIA DE AMOR, MOCIDADE AMAZONENSE FAZ PULSAR MEU CORAÇÃO' [CARNAVAL 2011].
PASSISTAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'UMA HISTÓRIA DE AMOR, MOCIDADE AMAZONENSE FAZ PULSAR MEU CORAÇÃO' [CARNAVAL 2011].
CARRO ALEGÓRICO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'UMA HISTÓRIA DE AMOR, MOCIDADE AMAZONENSE FAZ PULSAR MEU CORAÇÃO' [CARNAVAL 2011]. 
BATERIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'UMA HISTÓRIA DE AMOR, MOCIDADE AMAZONENSE FAZ PULSAR MEU CORAÇÃO' [CARNAVAL 2011].
JANAÍNA PAIVA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'UMA HISTÓRIA DE AMOR, MOCIDADE AMAZONENSE FAZ PULSAR MEU CORAÇÃO' [CARNAVAL 2011].
 
Carnaval de 2012, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' desfilou o Enredo 'VENHA COM A MOCIDADE AMAZONENSE VOLTAR A SER CRIANÇA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO', do Carnavalesco Anselmo Brito. Falando dos personagens dos contos infantis e histórias em quadrinhos. Samba-Enredo compositores: Naldo do Beco, Mário Lúcio, Fernando Negrão, Tubarão, Erick Sapão e Marquinho Maluko. Intérpretes: Ricardo Reis (Jacaré) e Anderson Atração. Mestre de Bateria: Sérgio dos Santos (Serginho).
Porta-Bandeira: Valéria, "a graciosa". Mestre-Sala: Jadir, "o príncipe". Rainha de Bateria: Ariellen Domiciano.
Realizou uma apresentação empolgante, trazendo Alegorias coloridas e Fantasias bem divertidas.
Valeu a 3ª COLOCAÇÃO, no Desfile Carnavalesco Santista. Presidente: Sandra de Oliveira Santos.
ABRE-ALAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - VENHA COM A MOCIDADE AMAZONENSE VOLTAR A SER CRIANÇA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO' [ITAPEMA/SP] 2012.
G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' EVOLUINDO NO SAMBÓDROMO "DRÁUZIO DA CRUZ" - 'VENHA COM A MOCIDADE AMAZONENSE VOLTAR A SER CRIANÇA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO' [CARNAVAL 2012].
BATERIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'VENHA COM A MOCIDADE AMAZONENSE VOLTAR A SER CRIANÇA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO' [CARNAVAL 2012].
RAINHA DE BATERIA ARIELLEN DOMICIANO E PRINCESA JANAÍNA PAIVA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'VENHA COM A MOCIDADE AMAZONENSE VOLTAR A SER CRIANÇA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO' [CARNAVAL 2012].
RAINHA DE BATERIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'VENHA COM A MOCIDADE AMAZONENSE VOLTAR A SER CRIANÇA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO' - PASSARELA "DRÁUZIO DA CRUZ" [CARNAVAL 2012].
CONCENTRAÇÃO DETALHE ABRE-ALAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'VENHA COM A MOCIDADE AMAZONENSE VOLTAR A SER CRIANÇA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO' [ITAPEMA/SP] 2012. 
CONCENTRAÇÃO BAIANAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'VENHA COM A MOCIDADE AMAZONENSE VOLTAR A SER CRIANÇA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO' [ITAPEMA/SP] 2012.  
CONCENTRAÇÃO ALEGORIA G.RC.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'VENHA COM A MOCIDADE AMAZONENSE VOLTAR A SER CRIANÇA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO' [ITAPEMA/SP] 2012.
CONCENTRAÇÃO ALA PALHAÇOS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'VENHA COM A MOCIDADE AMAZONENSE VOLTAR A SER CRIANÇA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO' [ITAPEMA/SP] 2012.
CONCENTRAÇÃO DESTAQUE SUPER-HERÓI E PASSISTA MIRIM G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'VENHA COM A MOCIDADE AMAZONENSE VOLTAR A SER CRIANÇA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO' [ITAPEMA/SP] 2012. 
DJ CABRAL DESTAQUE G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'VENHA COM A MOCIDADE AMAZONENSE VOLTAR A SER CRIANÇA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO' [ITAPEMA/SP] 2012.  
CONCENTRAÇÃO COMPONENTES ALA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'VENHA COM A MOCIDADE AMAZONENSE VOLTAR A SER CRIANÇA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO' [ITAPEMA/SP] 2012.
BELDADES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'VENHA COM A MOCIDADE AMAZONENSE VOLTAR A SER CRIANÇA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO' [ITAPEMA/SP] 2012.
PASSISTAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'VENHA COM A MOCIDADE AMAZONENSE VOLTAR A SER CRIANÇA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO' [ITAPEMA/SP] 2012.
RAINHA DE BATERIA ARIELLEN DOMICIANO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'VENHA COM A MOCIDADE AMAZONENSE VOLTAR A SER CRIANÇA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO' [ITAPEMA/SP] 2012.
   
Ainda neste ano é estabelecida a "Velha-Guarda da Mocidade Amazonense". Após conversações entre o conhecido Diretor de Harmonia Ailton Lima Santos, com antigos integrantes da 'AMAZONENSE', desejo este levado à então Presidente Sandra de Oliveira Santos. Num encontro na casa de Dona Leda (Nilza Moreira Rodrigues), no dia 12/06/2012, às 20:00 horas, funda-se a "Velha-Guarda da Mocidade Amazonense". Adota como símbolo seu tradicional "Índio Guerreiro" segurando a mítica ave Fênix, aquela que renasce fulgurante das cinzas.
O estabelecimento da "Velha-Guarda" foi importantíssimo para a "Verde e Branco" do Bairro Vila Alice, reuniu integrantes da Escola que ao longo do tempo estiveram esquecidos. Ganhavam agora um Status por tanta dedicação a 'MOCIDADE AMAZONENSE'.
EMBLEMA VELHA-GUARDA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
AS MULHERES DA VELHA-GUARDA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [CARNAVAL 2013].
VELHA-GUARDA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - PASSARELA DO SAMBA "DRÁUZIO DO CRUZ" [CANAVAL 2013].
INTEGRANTES VELHA-GUARDA (ENTRE ELES FUINHA - FUNDADOR) G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [CARNAVAL 2013].
AILTON LIMA SANTOS VELHA-GUARDA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
INTEGRANTES VELHA-GUARDA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE [CARNAVAL 2014].
CONCENTRAÇÃO VELHA-GUARDA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [CARNAVAL 2014].
BALUARTES VELHA-GUARDA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [CARNAVAL 2014].
DONA LEDA - BALUARTE  DA VELHA-GUARDA 'MOCIDADE AMAZONENSE'. 
WALLACE ROCHA (SEO SALÁRIO) VELHA-GUARDA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] 2012.
BALUARTES VELHA-GUARDA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
MESTRE BARÁ QUADRA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
SAMBA DA VELHA-GUARDA QUADRA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
ENCONTRO DE VELHAS-GUARDAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' E 'LEANDRO DE ITAQUERA' [ITAPEMA/SP] 2012.  
ESTANDARTE VELHA-GUARDA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].  

Quando do Carnaval de 2013, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' traria para a Avenida o Enredo 'ÓXENTE, CABRA DA PESTE! AMAZONENSE ABRAÇA OS FILHOS DO NORDESTE'. Enaltecendo os migrantes nordestinos e sua cultura. Samba-Enredo parceria de Paulinho, Erasmo Dias, Dilermando da Cuíca, Mário Soares, Adilson Mocidade e Bolinha, que caiu na "boca do povo". Intérprete: Ricardo Reis (Jacaré). Mestre de Bateria: Sérgio dos Santos (Serginho).
Foi o ano de estréia da "Velha-Guarda da Mocidade Amazonense", vestida em seu traje típico, pela Passarela do Samba "Dráuzio da Cruz". Com um desfile lindo e entusiasmante, Alegorias bem cuidadas, Fantasias luxuosas, credenciavam a "Feitiço da Ilha" vencer o Carnaval Santista.
Tristemente, no segundo dia do Desfile das Escolas de Samba, terrível incidente acometeu uma Agremiação Carnavalesca co-irmã. Quando uma Alegoria sua atingiu a rede elétrica, já na dispersão, causando o óbito de 3 dos seus colaboradores no Carro Alegórico e duma jovem moradora do bairro. O fato causou comoção, vestiu o Carnaval de luto naquele ano. Que a memória do acontecido sirva para cuidados constantes.
NÃO HOUVE CLASSIFICAÇÃO, devido ao cancelamento do Desfile das Escolas de Samba de Santos. Presidente: Sandra de Oliveira Santos.
G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' ADENTRA A PASSARELA DO SAMBA "DRÁUZIO DA CRUZ" - ÓXENTE, CABRA DA PESTE! AMAZONENSE ABRAÇA OS FILHOS DO NORDESTE' [CARNAVAL 2013].
ABRE-ALAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'ÓXENTE, CABRA DA PESTE! AMAZONENSE ABRAÇA OS FILHOS DO NORDESTE' [CARNAVAL 2013].
COMISSÃO DE FRENTE G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'ÓXENTE, CABRA DA PESTE! AMAZONENSE ABRAÇA OS FILHOS DO NORDESTE' [CARNAVAL 2013].
COMPONENTES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' EVOLUEM NA PASSARELA - 'ÓXENTE, CABRA DA PESTE! AMAZONENSE ABRAÇA OS FILHOS DO NORDESTE' [CARNAVAL 2013].
DESTAQUE E ALA EVOLUEM NA AVENIDA DO SAMBA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'ÓXENTE, CABRA DA PESTE! AMAZONENSE ABRAÇA OS FILHOS DO NORDESTE" [CARNAVAL 2013].  
MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA JANNY MORENO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'ÓXENTE, CABRA DA PESTE! AMAZONENSE ABRAÇA OS FILHOS DO NORDESTE' [CARNAVAL 2013].
G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE TOMA O SAMBÓDROMO "DRÁUZIO DA CRUZ" - 'ÓXENTE, CABRA DA PESTE! AMAZONENSE ABRAÇA OS FILHOS DO NORDESTE' [CARNAVAL 2013].
RICARDO REIS (JACARÉ) INTÉRPRETE DE SAMBA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'ÓXENTE, CABRA DA PESTE! AMAZONENSE ABRAÇA OS FILHOS DO NORDESTE' [CARNAVAL 2013].
INTÉRPRETES DE SAMBA G.R.C.E.S.'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'OXENTE, CABRA DA PESTE! AMAZONENSE ABRAÇA OS FILHOS DO NORDESTE' [CARNAVAL 2013].
RAINHA DE BATERIA LEZIR FERREIRA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - ÓXENTE, CABRA DA PESTE! AMAZONENSE ABRAÇA OS FILHOS DO NORDESTE' [CARNAVAL 2013].
NAJARA CAMARGO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - ÓXENTE, CABRA DA PESTE! AMAZONENSE ABRAÇA OS FILHOS DO NORDESTE' [CARNAVAL 2013].
RAINHA-MIRIM JANAÍNA PAIVA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'ÓXENTE, CABRA DA PESTE! AMAZONENSE ABRAÇA OS FILHOS DO NORDESTE' [CARNAVAL 2013].
JANAÍNA PAIVA RAINHA-MIRIM G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - ÓXENTE, CABRA DA PESTE! AMAZONENSE ABRAÇA OS FILHOS DO NORDESTE [CARNAVAL 2013].  
RAINHA DE BATERIA LEZIR FERREIRA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'ÓXENTE, CABRA DA PESTE! AMAZONENSE ABRAÇA OS FILHOS DO NORDESTE' [CARNAVAL 2013].
ENCARTE COM A LETRA DO SAMBA-ENREDO 'ÓXENTE, CABRA DA PESTE! AMAZONENSE ABRAÇA OS FILHOS DO NORDESTE' - G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [CARNAVAL 2013].

Pelos Festejos de Momo de 2014, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' apresentou o Enredo 'MÃE ÁFRICA - A EXUBERANTE REALEZA DE UMA RICA CIVILIZAÇÃO QUE O MUNDO NÃO VIU'. Samba-Enredo grande parceria entre Gilson Caffé, Sandro Simões, Hermes Sobral, Junão Lima, Carauba, Tim Cardoso, Pedrinho da Rima e Peter Pan. Intérpretes: Ricardo Reis (Jacaré) e Anderson Atração. Mestre de Bateria: Sérgio dos Santos (Serginho).
Porta-Bandeira: Janny Moreno. Mestre-Sala: Hugo Passos (2º Casal  - Camille Alice e Régis Cardoso/3º Casal mirim - Malu e Lincoln). Rainha de Bateria: Lezir Ferreira. Rainha-Mirim: Janaína Paiva. Musa da Bateria: Ariellen Domiciano.
Mesmo com dificuldades técnicas no Sambódromo "Dráuzio da Cruz", atraso de componentes da Comissão de Frente e a chuva que prejudicou adereços, bem como algumas Fantasias, a 'MOCIDADE AMAZONENSE' fez uma passagem marcante com destaque para a Bateria da "Feitiço da Ilha".
Encantando a Passarela como sempre fazem as "Senhorinhas do Samba", a Ala de Baianas da 'AMAZONENSE' (coordenadas por Vânia Lucas) foi agraciada com o Prêmio "Estandarte Santista". 
Consegue o 3º LUGAR, no Carnaval das Escolas de Samba Santenses. Presidente: Sandra de Oliveira Santos.
ABRE-ALAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MÃE ÁFRICA - A EXUBERANTE REALEZA DE UMA RICA CIVILIZAÇÃO QUE O MUNDO NÃO VIU' [CARNAVAL 2014].
DETALHE ABRE-ALAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MÃE ÁFRICA - A EXUBERANTE REALEZA DE UMA RICA CIVILIZAÇÃO QUE O MUNDO NÃO VIU' [CARNAVAL 2014].
BAIANAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MÃE ÁFRICA - A EXUBERANTE REALEZA DE UMA RICA CIVILIZAÇÃO QUE O MUNDO NÃO VIU' [CARNAVAL 2014].
DESTAQUE CARRO ALEGÓRICO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MÃE ÁFRICA - A EXUBERANTE REALEZA DE UMA RICA CIVILIZAÇÃO QUE O MUNDO NÃO VIU' [CARNAVAL 2014].  
CARRO ALEGÓRICO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MÃE ÁFRICA - A EXUBERANTE REALEZA DE UMA RICA CIVILIZAÇÃO QUE O MUNDO NÃO VIU' [CARNAVAL 2014].
DESTAQUES ALEGORIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MÃE ÁFRICA - A EXUBERANTE REALEZA DE UMA RICA CIVILIZAÇÃO QUE O MUNDO NÃO VIU' [CARNAVAL 2014].
2º CASAL MESTRE-SALA RÉGIS CARDOSO E PORTA-BANDEIRA CAMILLE ALICE G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MÃE ÁFRICA - A EXUBERANTE REALEZA DE UMA RICA CIVILIZAÇÃO QUE O MUNDO NÃO VIU' [CARNAVAL 2014].
BATERIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MÃE ÁFRICA - A EXUBERANTE REALEZA DE UMA RICA CIVILIZAÇÃO QUE O MUNDO NÃO VIU' [CARNAVAL 2014].  
RAINHA-MIRIM JANAÍNA PAIVA E RITMISTAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MÃE ÁFRICA - A EXUBERANTE REALEZA DE UMA RICA CIVILIZAÇÃO QUE O MUNDO NÃO VIU' [CARNAVAL 2014].
RITMISTAS E MUSA DA BATERIA ARIELLEN DOMICIANO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - MÃE ÁFRICA - A EXUBERANTE REALEZA DE UMA RICA CIVILIZAÇÃO QUE O MUNDO NÃO VIU [CARNAVAL 2014].
DESFILE G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MÃE ÁFRICA - A EXUBERANTE REALEZA DE UMA RICA CIVILIZAÇÃO QUE O MUNDO NÃO VIU' - PASSARELA DO SAMBA VIA SANTOS DUMONT [ITAPEMA/SP] 2014.
RICARDO REIS (JACARÉ) INTÉRPRETE DE SAMBA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MÃE ÁFRICA - A EXUBERANTE REALEZA DE UMA RICA CIVILIZAÇÃO QUE O MUNDO NÃO VIU' [CARNAVAL 2O14].
JANAÍNA PAIVA RAINHA-MIRIM BATERIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MÃE ÁFRICA - A EXUBERANTE REALEZA DE UMA RICA CIVILIZAÇÃO QUE O MUNDO NÃO VIU' [CARNAVAL 2014].
ARIELLEN DOMICIANO MUSA DA BATERIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MÃE ÁFRICA - A EXUBERANTE REALEZA DE UMA RICA CIVILIZAÇÃO QUE O MUNDO NÃO VIU' [CARNAVAL 2014].
ARIELLEN DOMICIANO MUSA DA BATERIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'A EXUBERANTE REALEZA DE UMA RICA CIVILIZAÇÃO QUE O MUNDO NÃO VIU' [CARNAVAL 2014].    
PANFLETO COM A LETRA DO SAMBA-ENREDO 'MÃE ÁFRICA - A EXUBERANTE REALEZA DE UMA RICA CIVILIZAÇÃO QUE O MUNDO NÃO VIU' - G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [CARNAVAL 2014].

No Carnaval de 2015, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' adentrou o Sambódromo "Dráuzio da Cruz" com o Enredo 'SONHE! DEIXE PRA TRÁS A REALIDADE E VEM BRINCAR COM A MOCIDADE', do Carnavalesco Anselmo Brito. Falando dos jogos, brincadeiras, histórias infantis e desenhos animados que fazem parte do universo da criança. Samba-Enredo compositores: Anderson Atração, Aydan 7 Cordas, Bill, Marcelo Charuto, Nando Ribeiro, Tim Cardoso, Valtinho Jr, Victtor Pimentel e Walmir. Intérpretes: Ricardo Reis (Jacaré) e Anderson Atração. Mestre de Bateria: Pepeu.
Porta-Bandeira: Janny Moreno. Mestre-Sala: Érick Sorriso (2º Casal - Mariana Santos e Luan Camargo). Rainha de Bateria: Lezir Ferreira. Rainha-Mirim: Janaína Paiva. Madrinha da Bateria: Ariellen Domiciano.
Dificuldades na entrada da Passarela do Samba, devido um tripé que acoplado ao Abre-Alas emperrou e posicionamento equivocado de alas atrapalharam o andamento do desfile da 'AMAZONENSE'.
Garantiu a 3ª COLOCAÇÃO, no Desfile Carnavalesco de Santos. Presidente: Sandra de Oliveira Santos.
ABRE-ALAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'SONHE! DEIXE PRA TRÁS A REALIDADE E VEM BRINCAR COM A MOCIDADE' - PASSARELA DO SAMBA VIA SANTOS DUMONT [ITAPEMA/SP] 2015.
G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' ADENTRA O SAMBÓDROMO "DRÁUZIO DA CRUZ" - 'SONHE! DEIXE PRA TRÁS A REALIDADE E VEM BRINCAR COM A MOCIDADE' [CARNAVAL 2015].
ALA EVOLUINDO NA PASSARELA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'SONHE! DEIXE PRA TRÁS A REALIDADE E VEM BRINCAR COM A MOCIDADE' [CARNAVAL 2015].
COMPONENTES ALA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'SONHE! DEIXE PRA TRÁS A REALIDADE E VEM BRINCAR COM A MOCIDADE' [CARNAVAL 2015]. 
BATERIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'SONHE! DEIXE PRA TRÁS A REALIDADE E VEM BRINCAR COM A MOCIDADE' [CARNAVAL 2015].
BAIANAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'SONHE! DEIXE PRA TRÁS A REALIDADE E VEM BRINCAR COM A MOCIDADE' [CARNAVAL 2015].
PORTA-BANDEIRA JANNY MORENO E MESTRE-SALA ÉRICK SORRISO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'SONHE! DEIXE PRA TRÁS A REALIDADE E VEM BRINCAR COM A MOCIDADE' [CARNAVAL 2015].
DESTAQUE ALEGORIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'SONHE! DEIXE PRA TRÁS A REALIDADE E VEM BRINCAR COM A MOCIDADE' [CARNAVAL 2015].   
CARRO ALEGÓRICO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - SONHE! DEIXE PRA TRÁS A REALIDADE E VEM BRINCAR COM A MOCIDADE' - PASSARELA DO SAMBA VIA SANTOS DUMONT [ITAPEMA/SP] 2015.
COMPONENTES ALA INFANTIL G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'SONHE! DEIXE PRA TRÁS A REALIDADE E VEM BRINCAR COM A MOCIDADE' - PASSARELA VIA SANTOS DUMONT [ITAPEMA/SP] 2015.
DESTAQUES MIRINS ALEGORIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'SONHE! DEIXE PRA TRÁS A REALIDADE E VEM BRINCAR COM A MOCIDADE' [ITAPEMA/SP] 2015.
PORTA-BANDEIRA JANNY MORENO E MESTRE-SALA ÉRICK SORRISO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'SONHE! DEIXE PRA TRÁS A REALIDADE E VEM BRINCAR COM A MOCIDADE' [ITAPEMA/SP] 2015.
JANAÍNA PAIVA RAINHA-MIRIM BATERIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'SONHE! DEIXE PRA TRÁS A REALIDADE E VEM BRINCAR COM A MOCIDADE' [CARNAVAL 2015].
LEZIR FERREIRA RAINHA DE BATERIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'SONHE! DEIXE PRA TRÁS A REALIDADE E VEM BRINCAR COM A MOCIDADE' [CARNAVAL 2015].   
PANFLETO COM A LETRA DO SAMBA-ENREDO 'SONHE! DEIXE PRA TRÁS A REALIDADE E VEM BRINCAR COM A MOCIDADE' - G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [CARNAVAL 2015]

Na Folia de Momo de 2016, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' concorreu com o Enredo 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA', do Carnavalesco Mauro Xuxa. Homenagem a Cidade Santista pelos seus 470 anos. Samba-Enredo composto por Junior Bicalho, Wagner Pontual, Tubarão, Renato Galheta, Joel, Alex Fumo, Campeão, Xuxo do Cavaco e Robson. Samba que agradou a preferência popular e mereceu o Prêmio "Estandarte Santista". Intérpretes: Ricardo Reis (Jacaré) e Nino do Milênio. Mestre de Bateria: Pepeu.
Porta-Bandeira: Janny Moreno. Mestre-Sala: Jefferson. Rainha de Bateria: Najara Camargo. Princesa: Janaína Paiva. Musa da Bateria: Ariellen Domiciano.
A "Feitiço da Ilha" empolgou o público no Sambódromo contando o Enredo proposto a rigor, bonitas Fantasias, Carros Alegóricos bem cuidados, mas pelas notas dos Jurados não foi o suficiente.
Consegue o 3º LUGAR, no Desfile das Escolas de Samba Santistas. Presidente: Jair (Babão) José.
Neste Carnaval a Agremiação carioca 'Grande Rio', também homenageava a cidade de Santos, ocasião em desfilaram na tradicional Passarela "Marquês de Sapucaí" (como convidados) vários sambistas da Região.
Durante a transmissão do desfile pela "Vênus Platinada Global", Lezir Ferreira (Rainha da Corte Carnavalesca de Santos/Rainha de Bateria 'MOCIDADE AMAZONENSE'), elegantemente na Ala de Passistas da 'Grande Rio', mandou via-satélite para todo o Brasil e uma centena de países do mundo, "Beijoca Plim Plim". Com direito a repeteco no compacto dos melhores momentos do desfile.
ABRE-ALAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' - SAMBÓDROMO "DRÁUZIO DA CRUZ" [CARNAVAL 2016].
COMISSÃO DE FRENTE G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' [CARNAVAL 2016].
FOLIÕES ALA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' [CARNAVAL 2016].
COMPONENTES ALA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' [CARNAVAL 2016]. 
G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' ADENTRA A PASSARELA DO SAMBA - 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' [CARNAVAL 2016].
DETALHE ALEGORIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' [CARNAVAL 2016].
ALA EVOLUI NA AVENIDA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' [CANAVAL 2016].
COMPONENTES ALA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' [CARNAVAL 2016].
ALA EVOLUINDO NO SAMBÓDROMO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' [CARNAVAL 2016].
CASAL-MIRIM PORTA-BANDEIRA E MESTRE-SALA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' [CARNAVAL 2016]. 
BAIANA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' [CARNAVAL 2016].
ALA DAS BAIANAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' [CARNAVAL 2016].
MESTRE-SALA JEFFERSON E PORTA-BANDEIRA JANNY MORENO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' [CARNAVAL 2016].
 G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' TOMA A PASSARELA - 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' [CARNAVAL 2016].
ALEGRES FOLIÕES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' [CARNAVAL 2016]. 
BATERIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' [CARNAVAL 2016]. 
EXUBERANTE DESTAQUE G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' [CARNAVAL 2016].
DESTAQUE G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' [CARNAVAL 2016].
DESTAQUE AVENIDA DO SAMBA (CIBELE MARIA) G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' [CARNAVAL 2016].
 RAINHA-MIRIM JANAÍNA PAIVA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' [CARNAVAL 2016]. 
MUSA DA BATERIA ARIELLEN DOMICIANO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' [CARNAVAL 2016].
NAJARA CAMARGO RAINHA DE BATERIA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' [CARNAVAL 2016].   
PANFLETO COM A LETRA DO SAMBA-ENREDO 'MAJESTOSA SANTOS EM FATOS E PROSA' - G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [CARNAVAL 2016].

A cada Carnaval a Escola de Samba 'MOCIDADE AMAZONENSE' reafirma sua condição dentro da Cultura Popular Brasileira, legítima representante da expressão do povo. Vem contando maravilhosas estórias do seu lugar, do nosso país, da Humanidade, transmutando em alegóricas fantasias neste esplendoroso espetáculo da Terra. A exaltar seus importantes personagens, enaltecendo as belezas das nações, a igualdade de Raças, com a voz do Samba imortal. Ilustradas lições e ensinamentos que dessas fábulas carnavalescas podemos tirar.
No caminho iluminado da Passarela do Samba segue desfilando seu destino.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário