__________ Itapema, suas histórias... __________

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Família MOCIDADE AMAZONENSE

G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - "TODOS UNIDOS NUMA SÓ FAMÍLIA..." - [ITAPEMA/SP].

Foi no dia 25 de Dezembro, verão brasileiro de 1972, que seria fundado o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE', cujo batismo na Avenida do Samba (Thiago Ferreira) deu-se com o Enredo 'AMAZONAS DAS PEDRAS VERDES' naquele inesquecível carnaval de 1973.
Tudo quando quatro jovens bambas do Itapema, Jodenir, Fuinha, Cidão e Leivinha combinaram criar uma Escola de Samba para desfilar no Carnaval da Ilha de Santo Amaro. Adotariam como símbolo o "índio guerreiro" (tocando tambor sob o esplendor do sol), as cores verde e branco do seu Estandarte.
Desde então, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' atraiu as paixões carnavalescas de muitos foliões do Distrito, figuras proeminentes da sociedade itapemense ou oriundos das cidades vizinhas. Mostrou-se uma Escola de samba no pé, guerreira, deslumbrante na apoteose da Passarela. Fosse pelo samba envolvente de seus ritmistas, a beleza do seu carnaval, aquela presença marcante na Avenida a retratar sua gente e o Brasil.
ANTIGOS INTEGRANTES DO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE'. ENTRE ELES: SEO BRANCO, FUINHA, NINILDO E MARCELO ROCHA FERREIRA [ITAPEMA/SP].
GRUPO DE SAMBA DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' - DJACA NO SURDO, TONINHO (CAVACO) E CARLINHOS CARMELO PANDEIRISTA, DENTRE OUTROS [ITAPEMA/SP] ANOS DE 1970.
TAÍCO DA MOCIDADE (ALTHAYR DE MORAES) PUXA O SAMBA NA AVENIDA - G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE'.

Logo vieram os Títulos incontestáveis e a Consagração. Adquiriu real estirpe no Mundo do Samba, nobre discípula dos Festejos de Momo. Sem ser melhor, nem pior. Fazendo valer seu espírito carnavalesco, em ser reduto do samba, a afirmar a capacidade criadora e representativa na cultura brasileira, assim a "Feitiço da Ilha" conquistou seu altar no Panteão das Escolas de Samba.
Ao longo dos carnavais diversos foliões achegaram-se para os ensaios na "Praça da Alegria" (14-Bis), depois à Quadra (Rua Francisco Alves) querendo brincar o carnaval, se esbaldar no samba, donos de algum talento artístico, alguma destreza rítmica instrumental, que somente sabiam dançar, exibir a exuberância de suas formas corporais. O estivador, pedreiro, faxineiro, mecânico, comerciante, professor, advogado, funcionário público, o malandro, o rapaz, o garoto, dentre outros tipos. A dona-de-casa, costureira, empregada doméstica, cozinheira, manicure, cabeleireira, vendedora, secretária, professora, as senhorinhas, as moças, as meninas. Gente do povo que fizeram e fazem, pertencentes à Família MOCIDADE AMAZONENSE.
INTEGRANTES DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' NO CARNAVAL DE 1981 [ITAPEMA/SP].

INTEGRANTES DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' NO CARNAVAL DE 1986. DENTRE ELES: BABÃO, NEI E NELSINHO FILHO [ITAPEMA/SP].
GRUPOS DE SAMBA FORMARAM-SE A PARTIR DO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
INTEGRANTES DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' NO CARNAVAL DE 1994. ENTRES ESTES: MASSINHA E NELSINHO FILHO [ITAPEMA/SP].
PREPARANDO OS COUROS DO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' PRO CARNAVAL. INTEGRANTES: NEI, CAIJÃO E SEO GORDURA [ITAPEMA/SP].
BALUARTES DA 'MOCIDADE AMAZONENSE': FUINHA (FUNDADOR), TAÍCO (COMPOSITOR), JODENIR (FUNDADOR) E SÉRGIO VITORIANO (PANDEIRISTA) NA ESQUINA DA RUA FRANCISCO ALVES [ITAPEMA/SP].
SANDRA DE OLIVEIRA, JACARÉ E AILTON LIMA SANTOS APRESENTAM O TROFÉU DE CAMPEÃ DO CARNAVAL SANTISTA - G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [2009].  

Até 1980, a Escola de Samba 'MOCIDADE AMAZONENSE' ensaiou para o carnaval no Coreto da Praça 14-Bis (já dita "Praça da Alegria"), transferindo-se para a sua Quadra na Rua Francisco (Itapema) Alves, Bairro Vila Alice - a Sede do Samba. Endereço no Distrito de Vicente de Carvalho (também nomeado Itapema) - Litoral Paulista. Morada do "índio guerreiro" sob as asas do Dragão Alado da Ilha de Santo Amaro.
Podendo aconchegar melhor seus integrantes durante os ensaios, abrigá-los da chuva, a guarda dos instrumentos da Escola: surdos, tamborins, repiques, caixas, taróis, chocalhos, reco-recos, agogôs, cuícas, pratos. Tanto mais, proteger o precioso Estandarte "Verde e Branco".
Tais ensaios periódicos movimentam o bar e a cantina da Escola de Samba revertendo alguma renda, utilizada nos custos da entidade carnavalesca.
Nesses ensaios seus componentes preparam evoluções rítmicas da Bateria, a Ala de compositores aquece o canto, aprende-se o Samba-Enredo, experimentam coreografias, Mestre-Sala e Porta-Bandeira aprimoram sua dança, as fantasias para o carnaval daquele ano são apresentadas e informes são passados aos foliões sobre o Desfile.
BATERIA DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' ARREPIA NO COURO DURANTE ENSAIO. ENTRE OS RITMISTAS, NELSINHO FILHO.
ENSAIO DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' COM A PARTICIPAÇÃO DE DANDA, RAINHA LEZIR FERREIRA, PRINCESA JANAÍNA PAIVA, ZÉ HARMONIA E PASSISTAS AO SOM DA BATERIA ESTANDARTE DE OURO [ITAPEMA/SP].
MUITAS VEZES OS ENSAIOS NA QUADRA DO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' TRANSFORMAM-SE EM EVENTOS PREPARATIVOS PARA O CARNAVAL [ITAPEMA/SP].
SOB À BATUTA DO MESTRE SERGINHO, A BATERIA "FEITIÇO DA ILHA" FAZ SAMBAR A RAINHA LEZIR FERREIRA [ITAPEMA/SP].
A ALA DE COMPOSITORES ESQUENTA A 'MOCIDADE AMAZONENSE' DURANTE OS ENSAIOS. INTÉRPRETE JACARÉ [ITAPEMA/SP].
A PRINCESA JANAÍNA PAIVA ABRILHANTA A BATERIA DO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' SOB COMANDO DE MESTRE PEPEU [ITAPEMA/SP].
ALA DE PASSISTAS DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' DIZ NO PÉ DURANTE ENSAIO NO "TERREIRO SAGRADO" [ITAPEMA/SP].
EVENTO PREPARATIVO PARA O CARNAVAL NO PERÍODO DE ENSAIOS - QUADRA DO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
A BATERIA "FEITIÇO DA ILHA" PRESENTE EM EVENTO DA ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] 2015.
ALA DE PASSISTAS PRESTIGIA EVENTO NA QUADRA DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
ALA DAS BAIANAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' ABRILHANTA EVENTO NA QUADRA [ITAPEMA/SP] 2022.
ANDINHO DA ALA MUSICAL NUMA SELFIE EM EVENTO DA ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].  
  
Semana antes ao início dos Festejos de Momo, o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' costuma fazer ensaios a céu aberto desfilando pelas ruas e avenidas do Distrito itapemense. De modo a adaptar-se ao percurso, a duração, mais a resistência para o Desfile Oficial. Apresentando-se despojada, apenas o samba, à porta dos moradores de Itapema. Nisso arrasta os empolgados transeuntes de passagem, a lembrar os foliões de última hora que a "Feitiço da Ilha" apronta-se para adentrar a Passarela do Samba, neste próximo Carnaval.
G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - A AVENIDA É O PALCO DO CARNAVAL [ITAPEMA/SP].
ENSAIO DA "FEITIÇO DA ILHA'' NA PASSARELA DO SAMBA MONTADA EM ITAPEMA/SP. PRESENTES MAIS O POVÃO, CLÁUDIO CUNHA E PAULÃO HARMONIA - CARNAVAL DE 2012.
ENSAIO NA RUA EM ITAPEMA/SP. MESTRE SERGINHO CONDUZ A BATERIA DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [2013].
A BATERIA "FEITIÇO DA ILHA" SEGUE FIRME NO RITMO PELAS RUAS DE ITAPEMA/SP [2013].
G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' ENSAIO NA RUA É SAMBA NO PÉ. DILERMANDO DA CUÍCA NÃO PERDEU A OPORTUNIDADE [ITAPEMA/SP] 2013.
A GRACIOSA PASSISTA DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' DESFILA PELAS RUAS DO DISTRITO ITAPEMENSE [2013].
ALA DE COMPOSITORES PRESENTE: ANDINHO, RICARDO (JACARÉ) REIS - ENSAIO NA RUA DO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] 2013.
A BATERIA "FEITIÇO DA ILHA" ESTANDARTE DE OURO DO CARNAVAL ENSAIA PELAS RUAS DO DISTRITO ITAPEMENSE [2013].
VELHA-GUARDA SAMBA NO PÉ 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] ANOS DE 2010.
A FAMÍLIA 'MOCIDADE AMAZONENSE' UNIDA PARA O CARNAVAL [ITAPEMA/SP].  

Mas, se a avenida é o palco do carnaval, voltemos ao "terreiro sagrado" do pavilhão 'AMAZONENSE'.
A Quadra da "Verde e Branco", sediada em Itapema passou, com a obtenção do terreno, por várias  melhorias promovidas pelos seus membros da Diretoria, integrantes da Escola, a gente da Comunidade, movidos pela paixão devotada à 'MOCIDADE AMAZONENSE'.
Essas adequações do espaço físico da Quadra possibilitaram a promoção de eventos de qualidade, shows com grandes sambistas, colocando o G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' no circuito de apresentações dos artistas nacionais, a fortalecer suas raízes na comunidade do Samba. Aliado a isto, o vínculo a produção musical estimula o intercâmbio, a formação de instrumentistas, intérpretes e compositores locais, vindo a surgir por iniciativa grupos de pagode, samba-rock, partido-alto, choro.
A Quadra assim aproveitada mantém a Escola ativa durante o ano e permite obter verbas para as obrigações da 'MOCIDADE AMAZONENSE' enquanto agremiação e do próprio Carnaval. 
GRANDE SHOW DE SAMBA NA QUADRA DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
O "TERREIRO SAGRADO" DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' RECEBE OS GRANDES NOMES DO SAMBA [ITAPEMASP].
DIVULGAÇÃO SHOW DE PAGODE QUADRA DO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
DIVULGAÇÃO DIA NACIONAL DO SAMBA QUADRA DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
O PÚBLICO COMPARECE AOS SHOWS NO "TERREIRO SAGRADO" DO PAVILHÃO 'AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
DIVULGAÇÃO ESCOLHA DO SAMBA-ENREDO PARA O CARNAVAL - QUADRA DO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
ANDERSON É A ATRAÇÃO NA ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
  
Além de atrações especiais a Quadra da 'MOCIDADE AMAZONENSE' abriga outros eventos promovidos pela Diretoria, os quais colaboram para agregar seus integrantes na confraternização entre eles, afirmação de sua identidade sambista, troca de idéias, no convívio com as Escolas de Samba co-irmãs quando recebe visitas.
O calendário de eventos contempla feijoadas, churrascos, rodas-de-samba, datas comemorativas do Samba, aniversário da Escola, consciência negra e encontros das velhas-guardas, também servindo como preparativos ao Carnaval.
Ações  voltadas para a Comunidade são desenvolvidas num trabalho sócio-cultural de entretenimento e colaboração com as campanhas sociais. 
EVENTO SOCIAL QUADRA DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' PRESENÇA DE SALÁRIO, CHIQUINHO, DONA LEDA, ALTHAYR DENTRE OUTROS [ITAPEMA/SP] 2012.
FUINHA (FUNDADOR) DO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' NUM PAPO DESCONTRAÍDO NA QUADRA [ITAPEMA/SP] 2012.
XAXÁ LOPES, MELANCIA DURANTE EVENTO NA QUADRA DA ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] 2012.

ENCONTRO DA VELHA-GUARDA DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' E BALUARTES DA 'LEANDRO DE ITAQUERA'. PRESENTES: SÉRGIO VITORIANO, TAÍCO,  FUINHA, AILTON SANTOS, DONA LEDA, JANAÍNA PAIVA, CARLINHOS AMARO [ITAPEMA/SP] 2012.
O PÚBLICO PRESTIGIA EVENTO NA QUADRA DO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] 2012.
GERAÇÕES DO SAMBA SUSCEDEM-SE NA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP]. 
SAMBA NA 'MOCIDADE AMAZONENSE' COM A VELHA-GUARDA. ENTRE OS BAMBAS: FUINHA (FUNDADOR), SALÁRIO, SÉRGIO VITORIANO E RICARDO REIS [ITAPEMA/SP].
ESQUENTOU O SAMBA DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' COM SÉRGIO VITORIANO, ADHEMAR EUGÊNIO E JACARÉ [ITAPEMA/SP].
SAMBA E FEIJOADA NA QUADRA DA "VERDE E BRANCO" DO BAIRRO VILA ALICE [ITAPEMA/SP] 2015.
A PRESENÇA DA FAMÍLIA 'MOCIDADE AMAZONENSE' EM EVENTO NA QUADRA [ITAPEMA/SP] 2015.
BEBEMORANDO COM JAIR BABÃO JOSÉ E O VELHA-GUARDA SÉRGIO VITORIANO [ITAPEMA/SP]. 
UM DELICIOSO CAFÉ DA MANHÃ NA QUADRA DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP]. 

Tantos anos de vida carnavalesca do G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE', homens e mulheres, uns ainda criança, trazidos pelos pais quando conheceram a Escola de Samba. Ou aqueles deslumbrados com a "Feitiço da Ilha" na Passarela do Carnaval, seja jovens, adultos e os mais velhos, continuadamente dedicam-se a 'MOCIDADE AMAZONENSE' reservando parte do tempo entre seus afazeres pessoais e profissionais para atender a Escola querida, sempre presentes a contar a história da "Verde e Branco" do Distrito. Ou gente que vem-e-vai em alas pelos enredos da "MOCIDADE AMAZONENSE', a revelar uma outra faceta de sua personalidade.
INTEGRANTES DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' NO CARNAVAL DE 2014. ENTRE ESTES: RENATO CÉSAR, WAGNER ALVES, CRISTINA, ZÉ HARMONIA, DANDA, CARLOS FERNANDES E PAULÃO [ITAPEMA/SP].
MULHERES GUERREIRAS DA 'MOCIDADE AMAZONENSE'. DENTRE ELAS: VÂNIA LUCAS E DONA LEDA [ITAPEMA/SP].
A ESTIMADA DONA NEUSA BALUARTE DA "VERDE E BRANCO" E CLÁUDIO LUÍS NO CARNAVAL DE 2012 [ITAPEMA/SP].
WALLACE ROCHA, SEO SALÁRIO - BALUARTE DA ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] 2012.
DONA LEDA - BALUARTE DA VELHA-GUARDA DA 'MOCIDADE AMAZONENSE'.
INTEGRANTES ALA DAS BAIANAS G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' E DONA LEDA  [ITAPEMA/SP]. 
O "TAMBORIM DE OURO" DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] 2012.
A EMPOLGAÇÃO DOS INTEGRANTES DA 'MOCIDADE AMAZONENSE'. ENTRE ESTES: DANDA, CARLINHOS AMARO, MESTRE SERGINHO [2013].
A RAPAZIADA DA HARMONIA DO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE': RENATO CÉSAR, CHINA, MANECO, RAPHAEL, URBAIN, AILTON LIMA, ENTRE OUTROS [ITAPEMA/SP].  
RENATO CÉSAR E PAULÃO INTEGRANTES DA HARMONIA - ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE [ITAPEMA/SP].
CALDEIRA E CARLINHOS AMARO ENTRE A GENTE BAMBA DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
A PRESIDENTE SANDRA DE OLIVEIRA SANTOS ACOMPANHADA DE LEZIR FERREIRA, JANAÍNA PAIVA E INTEGRANTES DA ALA DE PASSISTAS DA 'MOCIDADE AMAZONENSE'.
ANDERSON ATRAÇÃO E ANDINHO COM A RAPAZIADA DA ALA MUSICAL - ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMZONENSE' [CARNAVAL 2014].
AILTON SANTOS AO LADO DUMA QUERIDA BALUARTE DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
GERALDO INTEGRANTE G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
SOMENTE GENTE BAMBA DA "MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] DÉCADA DE 2010.
PARA GOSTAR DE SAMBA NÃO TEM IDADE, BEM SABE MESTRE PEPEU - ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
MESTRE BARÁ (TAMBORIM DE OURO) ÍCONE NA ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
O ESTANDARTE DO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' EM BOAS MÃOS E PROTEGIDO [ITAPEMA/SP].

As crianças tem lugar no seio do G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE'. Muitas crescem em meio as alas da Escola, embaladas pelo batuque, tomando gosto do Samba, aprendendo as habilidades carnavalescas, depois então alçadas às posições de destaque da "Verde e Branco". Os mirins participam nas mais variadas alas e como figuras representativas da 'MOCIDADE AMAZONENSE', desfilando como ritmistas da bateria, passistas, rainha-mirim, mestre-sala e porta-bandeira. Sementes geminadas no "terreiro sagrado", destinadas a manter o som do tambor da "Feitiço da Ilha".
AÇÃO SOCIAL DO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' NO DIA DAS CRIANÇAS. DENTRE OS PARTICIPANTES: DANDA, SANDRA DE OLIVEIRA, JORGE MATOS [ITAPEMA/SP].
A ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE' ENSINA OS PRIMEIROS PASSOS CARNAVALESCOS AOS SEUS INTEGRANTES MIRINS [ITAPEMA/SP] 2015.
ALA INFANTIL DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' NO CARNAVAL DE 1992.
JANAÍNA PAIVA NOS PRIMEIROS PASSOS NA ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE' - CARNAVAL 2011.
"É DE MENINO, QUE SE DÁ O ENSINO." - G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
A CRIANÇADA PRESENTE NO TEMA DO ENREDO DA ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
ALA MIRIM G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - CARNAVAL 2015 [ITAPEMA/SP].

Atualmente, o cargo de presidência do G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' dá-se por indicação da Escola, podendo ser o mandato de um ano ou durar mais. Em geral, pessoas oriundas da Família 'AMAZONENSE', senão advindos da sociedade local. Escolhido o Presidente este nomeia sua Diretoria, mantendo ou alterando os membros, tanto como figuras representativas da Escola: Mestre de Bateria, Intérprete do Samba, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Rainha de Bateria e Diretores de Alas.
Alguns Presidentes foram Campeões pela 'MOCIDADE AMAZONENSE', outros conduziram com honra a "Verde e Branco" do Distrito itapemense. Todos contribuíram para o engrandecimento da "Feitiço da Ilha". Houve até quem empenhasse a sua própria casa afim de bancar o Carnaval. Ou ainda, investisse suas economias pessoais para colocar a 'MOCIDADE AMAZONENSE' na Avenida. Dentre estes: Nato, José Soares, João Carlos (o Cal), Valter Cides Bispo dos Santos (Cidão), Benedito Martins das Neves (Benê da Rosalina), Didiu, Gentil da Silva Nunes, Willian Rocha, Nelson Alves Filho (Nelsinho Filho), Massinha, Adriano Dias dos Santos, Sandra de Oliveira Santos (primeira mulher à presidir a 'AMAZONENSE'), Jair (Babão) José.
PRESIDENTE JOÃO CARLOS - G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [CARNAVAL 1992].
PRESIDENTE BENÊ DA ROSALINA - G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
PRESIDENTE GENTIL DA SILVA NUNES - G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] 2012.
PRESIDENTE JAIR (BABÃO) JOSÉ - G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [CARNAVAL 2016]. 

A figura feminina é presença marcante no G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE', atuando em vários setores da Escola. Isto está evidenciado na capacidade de suas Diretoras. Tradicionalmente com mães, tias e avós, as senhorinhas da Ala de Baianas. Todas aquelas, donas de talentos natos, que fazem o carnaval da 'MOCIDADE AMAZONENSE'.
Contudo, quando empresta a sua beleza e encantos como passistas, cabrochas, destaques de alegorias, destaques de chão, musas, princesas e rainhas.
A FIGURA FEMININA EMPRESTA BELEZA E ENCANTO À 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
O SAMBA NO PÉ DA PASSISTA DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' - CARNAVAL 2009.
JANAÍNA PAIVA RECEPCIONA A RAINHA DO CARNAVAL 2011 - G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
A FORMOSA PASSISTA DA ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
OS ENCANTOS FEMINIS EM DESTAQUE NA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] 2012.
A GRACIOSIDADE DA JOVEM DESTAQUE DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
 A EXUBERANTE RAINHA DE BATERIA ARIELLEN DOMICIANO - G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
TODO CARISMA DA RAINHA-MIRIM JANAÍNA PAIVA - ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE' - CARNAVAL 2014.
OS ENCANTOS DE JANAÍNA PAIVA - RAINHA-MIRIM DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [CARNAVAL 2015].
A ENCANTADORA CIBELE MARIA DIAS DA SILVA - G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
A BELEZA DO DESTAQUE DA ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [CARNAVAL 2017].
BEM ACOMPANHADO DAS BELDADES PASSISTAS DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
A GRACIOSA REALEZA DA ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE'.

Há um pessoal da Escola de Samba que não pode ficar esquecido em meio aos materiais de confecção do carnaval, contidos no Barracão. Isopores, espumas, plásticos, emborrachados, tecidos, madeirites, sarrafos, tintas, pincéis, acetatos, penas, plumas, papel-machê, colas, resinas, lantejoulas, purpurinas, brocados, vidrilhos, dentre inúmeras matérias-primas as quais manipuladas por artistas populares (costureiras, alfaiates, aderecistas, escultores, desenhistas, pintores, serralheiros, soldadores) criam a magia carnavalesca da 'MOCIDADE AMAZONENSE'. Surgindo na Passarela maravilhosas alegorias, fantasias e adereços fundamentais para se entender o tema do Enredo.
O PESSOAL DO BARRACÃO DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' TRABALHA PRA APRONTAR O CARNAVAL [FEVEREIRO DE 2012].
PREPARO DE ALEGORIA NUM ANTIGO BARRACÃO DO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [1993].
DETALHE ALEGORIA CABEÇA DO ÍNDIO - 'MOCIDADE AMAZONENSE' [2011].
DETALHE ALEGORIA SOBRE ENREDO INFANTIL - G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] 2012.
O PESSOAL DO BARRACÃO DA ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE' AJEITA  O CARRO ALEGÓRICO PARA A AVENIDA [ITAPEMA/SP] 2012.
    
A Concentração (também chamada Armação), área onde se levanta a Escola, é o momento do "esquenta" a cargo da Ala de Compositores e Bateria, de modo a motivar os componentes. Entoa-se o Hino da 'MOCIDADE AMAZONENSE', daí o Presidente conclama a todos sambar com garra em sua mensagem. De fato todas as expectativas concentram-se ali até a arrancada para o desfile na Passarela do Samba. O carro Abre-Alas assoma a cabeceira da pista. Alas e Alegorias são organizadas conforme o Enredo, foliões ajeitam as fantasias, destaques aprumam costeiros e esplendores, outros vão posicionar-se nas Alegorias. Uma maneira de controlar a ansiedade é com fartos goles de cerveja ou pedir as bençãos para um Carnaval vencedor.
XAXÁ LOPES PRONTO NA CONCENTRAÇÃO DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 1981.
CONCENTRAÇÃO CABROCHAS E PASSISTAS 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP].
DENTRE OS INTEGRANTES DA 'MOCIDADE AMAZONENSE': GENTIL, WILLIAM ROCHA, LAMBARÍ, MASSINHA - TIBIRITI, A EPOPÉIA ABRACADÁBRICA [CARNAVAL 1986].
COMPONENTES ALA G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - TIBIRITI, A EPOPÉIA ABRACADÁBRICA' [CARNAVAL 1986].
SEO BRANCO E O PALHAÇO FOLIÃO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - 'ELIS, AGORA EU SOU UMA ESTRELA' [CARNAVAL 1987].
PASSISTAS DOS CARNAVAIS DE OUTRORA - CONCENTRAÇÃO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE'.
AILTON SANTOS HARMONIA COMANDA ALA - CONCENTRAÇÃO ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE'
UM SORVETE ANTES DO ESQUENTA NA CONCENTRAÇÃO DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [CARNAVAL 1992].
COMPONENTES G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' - RETOMADA DO DESFILE CARNAVALESCO EM 2005 [ITAPEMA/SP].
FAMÍLIAS ENCONTRAM-SE NA CONCENTRAÇÃO DA  ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [CARNAVAL 2012].
NA CONCENTRAÇÃO ENCONTRAMOS OS BAMBAS DA 'MOCIDADE AMAZONENSE'. ENTRE ELES: SEO SALÁRIO E XAXÁ LOPES [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
RICARDO (JACARÉ) REIS INTÉRPRETE DE SAMBA - G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
HARMONIZANDO COM UMA CERVEJA GELADA NA CONCENTRAÇÃO DA 'MOCIDADE AMAZONENSE'. WAGNER ALVES E CHINA [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
A RAPAZIADA DA HARMONIA PRESENTE - CONCENTRAÇÃO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
JORGE MATOS, CLÁUDIO LUÍS E MESTRE SERGINHO - CONCENTRAÇÃO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
CLÁUDIO CUNHA BEM ACOMPANHADO NA CONCENTRAÇÃO DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] 2012.  
SORRISOS NÃO FALTAM NA CONCENTRAÇÃO DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
A MULHERADA DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' PRESENTE. HARMONIA SANDRA PEREIRA [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
TODA A ALEGRIA DA COMPONENTE DE ALA - CONCENTRAÇÃO 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] 2012.
JOVENS PASSISTAS NA CONCENTRAÇÃO DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
PASSISTA PREPARANDO-SE PARA COLOCAR O SAMBA NO PÉ NA CONCENTRAÇÃO DO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
AS BAIANAS AJEITAM AS FANTASIAS ENQUANTO ESPERAM NA CONCENTRAÇÃO DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
A BAIANA DESCANSA ENQUANTO AGUARDA NA CONCENTRAÇÃO DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
URBAIN G. NUNES CONFERINDO O QUE A BAIANA TEM  DESFILANDO NA AVENIDA - CONCENTRAÇÃO 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
LINDAS BAIANAS NA CONCENTRAÇÃO DO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
A TRADICIONAL BAIANA DA ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE' - CONCENTRAÇÃO CARNAVAL 2012 [ITAPEMA/SP].
GRACIOSAS BAIANAS NA CONCENTRAÇÃO DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
"O QUE É QUE A BAIANA TEM? TEM GRAÇA COMO NINGUÉM..." - CONCENTRAÇÃO G.R.C.E.S. 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] 2012.
"O SAMBA PEDE PASSAGEM..." NA CONCENTRAÇÃO DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
A BATERIA "FEITIÇO DA ILHA" ESTANDARTE DE OURO DO CARNAVAL [ITAPEMA/SP] 2012.
A BOSSA DO TAMBORIM DA ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
SAMBA E SUOR NA BATUCADA DA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2012.
JANAÍNA PAIVA, RAINHA-MIRIM DA BATERIA - CONCENTRAÇÃO ESCOLA DE SAMBA 'MOCIDADE AMAZONENSE' [ITAPEMA/SP] CARNAVAL 2014. 

[Estandarte da "Feitiço da Ilha".]

A Escola de Samba 'MOCIDADE AMAZONENSE' (tal qual outras agremiações) nasceu da vontade popular de expressar-se culturalmente. Formada por cidadãos e cidadãs em interação com o seu meio social, fazendo a leitura imaginária dos fatos e lendas que compõe a história local, tanto quanto brasileira, ou constituída pelos povos do mundo. Ao juntar o conhecimento dos artistas populares com a identidade do Samba, como representação cultural de um lugar constituinte da sociedade. Sua importância reside em abrigar o desejo inato do ser humano de imprimir uma marca estética no meio que o cerca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário