A gleba para formação do Bairro Vila Áurea foi criada em 1972, a partir do Requerimento de Loteamento junto à Prefeitura Municipal, duma área de propriedade do Dr. Luciano Castro Gonzalez (médico) bem como de sua esposa Laura Vallejo Castro (do lar), herdeiros da família da Senhora Áurea Gonzalez Conde, nascida na Espanha, em 1889. Vindo a falecer no dia 25 de Julho de 1966.
BANÁUREA - TERRAS DE ÁUREA GONZALEZ CONDE [ITAPEMA/SP]
A Família Conde era grande proprietária de terras, dedicadas principalmente à plantação de bananas e de muita influência no Litoral Paulista. Suas terras no Distrito itapemense assim conhecidas como BanÁurea. Até meados da década de 1960 exportava bananas pelo Porto de Santos para países do continente europeu e Estados Unidos.
Toda a propriedade constituía-se dum extenso bananal produzindo muitos cachos. Porém, devido a restrição do comércio internacional de bananas, no início dos anos de 1950, a exportação sofreu uma queda.
Comentários anotados do Facebook 'Saudoso Itapema' revivem antigos momentos da BanÁurea:
"(...)Passar pelas propriedades da Dona Áurea Conde não era mole não, precisava de autorização senão o tiro de sal comia solto..."
Conta o Vicente Ferreira Neto (garoto itapemense da época), "Lembro que a gente ia buscar leite lá, mas as bananas a gente entrava e carregava. Era uma caravana de mulheres e crianças. A gente passava pelo Rio Acaraú, que na volta tava cheio e com água pelo pescoço, passavam as mulheres com baldes na cabeça. Nunca houve tiro. A gente ainda deixava cobertos os cachos de bananas para ir buscar quando estivessem maduros... Em 1949 ninguém comprava banana no Itapema." - O mencionado Rio Acaraú (Acarahy), acesso navegável servia ao transporte em chatas da produção bananeira. Bananas soltas dos cachos eram atiradas aos garotos nadando nas margens, pelos condutores dos barcos.. Ali perto havia a porteira principal do bananal do Sítio Áurea Conde. Nas capoeiras próximas pegava-se coleirinhas e canários-da-terra. Podia-se apanhar caranguejos uçás no manguezal existente.
"(...)já próximo as Festas das Bandeiras (dia de São João) toda caiçarada antiga do Sítio [Conceiçãozinha] saía com meu pai em uma canoa e armados de espingarda, cachorros e junto com outros caiçaras do Sítio nós atravessávamos todos os bananais pelo canal [Rio Acaraú] ainda navegável. No caminho por vezes encontrávamos as barcaças a transportar bananas do Sítio Áurea Conde, e mesmo do Sítio Conceiçãozinha, da Fazenda do Adriano Dias, que trafegando no rio realizava o transporte... "(...)Então, nós saíamos do Sítio Conceiçãozinha caçando assim, atravessando a Gamboa do Juca Soares (lá em Conceiçãozinha), seguíamos pela gamboa na Fazenda do Adriano Dias, inté a lagoa do Rio Acaraú, pelas Fazendas da Áurea Conde. Onde de canoa a gente navegando caçávamos grandes capivaras, porcos do mato, pacas, veados, cotias, patos selvagens, e também pescar traírão. Inté enormes jacarés-do-papo amarelo..."
Em 1961, para construção da Rodovia Piaçaguera (SP-55/248 Leste) que hoje ladeia o Bairro, parte significativa de terras da BanÁurea foram desapropriadas pelo Governo do Estado. Com o passar do tempo, em função do declínio das plantações de banana na região, após a morte da matriarca Áurea G. Conde (1966), seu filho Dr. Luciano Castro Gonzalez inicia a venda das terras. No ano de 1972, decide lotear parte da área ao longo da Rodovia Piaçaguera, ainda em construção, dando origem ao bairro itapemense.
O Requerimento solicitado (de loteamento do espólio de Áurea G. Conde) gerou o processo Nº 2747/14.494/72, que motivou a expedição do Alvará Nº 474/72, em 16 de Outubro de 1972. Data esta que pode ser considerada a data oficial de fundação do Bairro Vila Áurea. Tem como coordenadas geográficas a Latitude Sul: 23° 56' 46" e Longitude Oeste: 46° 16' 54".
Com a construção de várias moradias, a chegada de outras gentes, o bairro adensou-se tomando o velho bananal e ganharia seu aspecto mais urbano. Dotado de dois pequenos canais de águas pluviais, um na Av. Severo Conde y Conde interligado noutro menor da Av. Francisco Castro, um segundo na Av. Luciano Castro interligado num outro menor da Av. Jesus de Castro, os quais promovem a drenagem do loteamento. As ruas principais receberam pavimento de bloquetes, outras ainda de terra pisada, anos depois seriam asfaltadas.
O começo não foi nada fácil. No início da década de 1980, o número de roubos à residências aumentou muito preocupando os moradores. Isso exigiu atitude das autoridades públicas. Para conter os furtos, destacou-se o contingente da Base Aérea promovendo rondas e alguns sobrevoos de helicóptero (patrulhamento) a fim de inibir a ação dos ladrões pelo bairro.
Um tanto apartado das vias importantes de tráfego do Distrito, nesta mesma década de 80, teria implantado itinerário de ônibus, as Linhas 19 e 33 que atendem a Vila Áurea. Pela crescente demanda de passageiros teria adicionados os Circulares 25 e 41.
Curso d'água natural (semi-canalizado), o Rio Acaraú margeia o bairro, sua história está intrínsecamente ligada à Vila Áurea, limitando-a com os bairros, Pae-Cará, Monteiro da Cruz e Boa Esperança. Este rio, na verdade, é um braço-de-mar (gamboa) de água salobra com fluxo e refluxo decorrente das marés, mais a água das chuvas, confluente ao estuário do Porto. O Acaraú encontra-se bastante degradado, seja em função do insensato projeto de canalização ou recebendo esgoto, lixo doméstico, obstruído pela vegetação invasora, tanto como seu leito assoreado.
Noutros Tempos, o Rio Acaraú era navegável, permitindo o escoamento da produção da BanÁurea e doutros sítios das imediações. Foi antigo acesso dos moradores para se locomoverem a outras localidades, Monte Cabrão, Ilha Diana, Bertioga e Porto de Santos. Tinha água muito limpa, onde pescava-se peixes diversos, traíras, amborés (peixes de toca), siris. A meninada da época jogava pedaços de pão pra ver os peixes subirem à tona e comer.
O nome do rio (Acarahy/Acaraú) deriva da língua Tupi. Chamado "Rio das Garças" devido ao número considerável dessas aves nas suas margens. Tanto da variedade branca (Egretta thula e Ardea alba) ou preta (Egretta gularis) alimentando-se de vermes, pequenos crustáceos do lodo, anfíbios, mais peixinhos. É comum ouvir-se nas primeiras horas da manhã o gorjeio alto das garças ecoar pelo Bairro.
Várias espécies subsistem das águas precárias do Acaraú: biguás, socós, tapicurus, colhereiros, quero-queros dentre outros, comumente vistos por todo leito.
TRECHO RIO ACARAÚ - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP]2019.
COLHEREIRO ALIMENTA-SE NO LEITO DO RIO ACARAÚ - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
Da fauna restante o rio abriga alguns jacarés do papo-amarelo. Não é de hoje que a mídia noticia o aparecimento de jacarés no Rio Acaraú. Ao decorrer das décadas, com a expansão da área urbana do Distrito há frequentes registros do avistamento dos répteis ao longo da antiga margem parcialmente canalizada. Por vezes, em função do seu habitat restringido, ou cheias após chuvas torrenciais e à procura de alimentação, os jacarés exploram o meandro do rio que banha o Bairro Vila Áurea.
Trata-se da espécie Caiman Latirostris ou como é conhecida no Brasil, "jacaré do papo-amarelo". Réptil carnívoro do grupo dos crocodilianos. Alimentam-se de peixes, crustáceos (siris, caranguejos, caramujos), aves (garças, biguás) e pequenos mamíferos. Levando em consideração o ambiente poluído dos nossos jacarés, é possível que incluam na sua dieta cadáveres de animais domésticos (gatos, cachorros), além do que é lançado ao Rio Acaraú pela população. No caso recorrente dos jacarés do papo-amarelo itapemenses, o Acaraú faz parte do seu habitat natural, agora muito próximo de casas e avenidas.
Em Dezembro de 2007, assim como noutras ocorrências anteriores, um desses animais surgiu no trecho canalizado do rio e foi capturado por um morador das imediações. Era um exemplar com cerca de 2 metros de comprimento, pesando 30 Kg.
Pela segunda vez, o estivador Anderson Ramirez Dias, de 32 anos foi responsável pela captura e guarda do espécime, até a chegada da Polícia Ambiental. No início de 2006 ele havia pego uma fêmea. O que já lhe rendeu na vizinhança o apelido de "Crocodilo Dundee", alusão ao caçador de crocodilos, personagem do cinema australiano.
A presença de jacarés do papo-amarelo na região do Rio Acaraú é constante e fato conhecido da comunidade. Apesar de serem vistos frequentemente no local os répteis nunca atacaram ninguém. A ignorância de alguns populares é que tem gerado agressividade contra os jacarés.
O aparecimento dos jacarés do papo-amarelo no Acaraú sempre atraí a atenção de curiosos e rende reportagens nos noticiários da Tv. Já integrados ao imaginário itapemense, em eleições passadas do município houve candidato a Prefeito que utilizou o jacaré como mascote da campanha, podem os répteis se transformar numa atração turística de ITAPEMA/SP.
A Vila Áurea é ainda um bairro eminentemente residencial. A ocupação do loteamento ocorreu de forma ordenada, tanto como regularizada em certa medida da gleba, sem entraves a utilização do solo, facilitando a chegada das benfeitorias urbanas. Fosse energia elétrica, água potável nas torneiras, iluminação pública, coleta de lixo e saneamento básico (esgoto). Todavia, repara-se que alguns terrenos foram assentados de modo irregular, dadas as disposições, dimensões dos mesmos, extensões e alinhamento das ruas.
O bairro Vila Áurea está constituído de residências com bom padrão de construção e acabamento, além de outras mais modestas. Nota-se pela urbe casas térreas de alvenaria, alguns remanescentes chalés remodelados, sobrados, geminados em estilos diversos da arquitetura popular. Há também vários galpões comerciais ocupados por Empresas ou para Aluguel. O traçado labiríntico das vias, característico do bairro, nos faz deparar com algumas ruas "sem saída", entroncamentos, o que as tornam espaços recônditos dos moradores daquele local.
A Vila Áurea dispõe de duas praças em formato circular, paralelamente equidistantes nas vias de acesso, servindo de rotatória ao trânsito interno do bairro. No segmento da Av. Luciano Castro onde fica a Praça Leonardo Santos Castro da Silva (urbanizada em 19 de Abril de 2005), mais adiante na continuação da Av. Severo Conde y Conde lugar da Praça Padre Cícero Romão Batista, revitalizada na data de 28 de Setembro de 2006.
Pelo transcorrer dos anos teria instalados necessários equipamentos públicos. Unidades de Ensino, Centro Comunitário, Unidade de Assistência Social, Posto Médico, Entidades Sociais. Estão em funcionamento a E.E. 'Lâmia del Cistia', E.E. 'Profº Diniz Martins', E.M. 'Profª Maria de Lourdes Gonçalves Oliveira', E.M. 'Angelina Daige', C.C. 'Dante Sinópoli' e Posto Médico da Vila Áurea.
A partir da urbanização decorrente, o Bairro Vila Áurea passou a estar interligado as demais vias do Distrito itapemense. A Av. Acaraú tornou-se um importante corredor viário, ligando-se à Av. Mário Daige adiante. Obra ainda incompleta, mal realizada por todo seu percurso, tendo pontilhões em posições inadequadas, falta de acessos, atravancada de habitações desordenadas.
Intui-se do projeto primeiro, que a Marginal Piaçaguera faria a função de tráfego ao longo do Bairro, recebendo fluxo da Av. Áurea G. Conde, Av. Severo Conde y Conde e Av. Luciano Castro, aproveitando-se do movimento da SP-55/248 Leste (Rodovia Domênico Rangoni), inclusive de forma comercial, todavia não houve preocupação de acessos e trechos do leito carroçável da Marginal Piaçaguera estejam quase intransitáveis.
A rota truncada da Av. Acaraú pela ocupação ocorrida das margens do rio, sem ligação à determinadas avenidas, indica não ter sido a via projetada para tal ou sequer existir, além de um caminho beirando a Vila Áurea, em vista do trânsito constante pela atual avenida. Sendo este um dos exemplos notórios de planejamento precário da Sede Administrativa madrasta para o Distrito nestas décadas todas.
O tráfego aumenta à cada dia, pois a Av. Acaraú dá acesso a outros bairros. Bem como à Av. Áurea Gonzalez Conde, com 400 metros de extensão e provida de ciclovia pelo canteiro central. Esta constituí-se num próspero corredor comercial do Bairro Vila Áurea, dado ser a via de entrada de ITAPEMA/SP.
O cotidiano do Bairro Vila Áurea não difere muito do dia-à-dia de outros bairros itapemenses, tendo relativo sossego. Garotos empinam pipas, pessoas vão ao mercado, o ônibus contorna a Praça Leonardo Santos Castro da Silva, alguns meninos jogam bola num campinho, o "carro do ovo" passa chamando a freguesia, a turma dá um rolê de skate na Praça Padre Cícero, pedreiros reformam e constroem aqui e acolá residências a modificar a paisagem do bairro, moradores cuidam das calçadas, uma estudante retorna da escola, vizinhas conversam à frente do portão, um homem lava cuidadoso seu automóvel estacionado numa rua "sem saída".
Tomando a presença marcante de "cavalos" (truck) de caminhões e carrocerias estacionadas pelo bairro, denota-se que inúmeros caminhoneiros residem em Vila Áurea.
Localizado entre as Alamedas Dracena e Duartina fica o Campo da Sociedade Esportiva Vila Áurea, fundada em 31 de Julho de 1977. Time que representa o bairro no futebol amador do Distrito itapemense.
[Emblema da Escola de Samba 'Simpatia da Vila Áurea'.]
Noutros carnavais o bairro sediava o G.R.C.E.S. 'SIMPATIA DA VILA ÁUREA'. Antiga Escola de Samba participante do Carnaval da Ilha de Santo Amaro. Desfilou por décadas na Passarela do Samba em itapema, depois foi extinta.
Embora o Bairro possua razoável urbanidade, além dos serviços públicos, suas ruas requerem melhor zeladoria, cuidados com os logradouros por conta da Prefeitura Municipal. Seja pela manutenção de bloquetes desalinhados do pavimento, buracos ou falta de asfalto, alagamentos persistentes dias após a chuva devido à deficiência na drenagem, regular capinação, poda de árvores, pontos de acúmulo de lixo, carcaças de caminhões esquecidas, precária iluminação pública, maior zelo na faixa da linha de transmissão de energia elétrica e fiscalização dos grandes lotes negligenciados pelos proprietários.
Desde estabelecida a Vila Áurea teve um notório crescimento, aumentou o número de residentes, outras partes da gleba foram ocupadas. De acordo com o censo do IBGE de 2010, moravam no Bairro 14.340 pessoas.
O deficit habitacional em ITAPEMA/SP, acumulou bolsões de moradias irregulares, ocasionando algum problema de ordem social. Motivado por invasões de áreas fundiárias inerentes ao Bairro Vila Áurea, pelos anos de 1980, pertencentes ao município. Tal como a conhecida comunidade "Favela Chaparral", área adjacente que requer regularização e projeto habitacional, a fim de integrá-la a urbe da cidade.
Algumas avenidas, tanto como ruas concentram o seu modesto comércio. A micro, mais a pequena empresa, o profissional liberal, a iniciativa particular movimentam a atividade comercial de Vila Áurea. Outros pequenos negócios funcionam numas tantas ruas essencialmente residenciais. Dentre profissionais, prestadores de serviços e empresas encontramos:
Supermercado, padarias, mercadinhos, pizzaria, lanchonetes, bombonieres, bares, empório de bebidas, bazares, papelarias, lotérica, chaveiro, assistência técnica de eletrônicos, farmácia, dentista, salão de beleza, barbearia, loja de modas, pet shop, ateliê de comunicação visual, espaço para festas, núcleo de educação infantil, escolinha de futebol, depósito de materiais para construção, marcenaria, madeireira, serralheria, vidraçaria, instaladora de toldos e coberturas, marmoraria, comércio de lajes pré-moldadas, fábrica de ladrilhos e artefatos, ferro-velho, bicicletarias, lava-rápido, borracharia, loja de auto peças, mecânica de motos, oficina de automóveis, loja de pneus e rodas, posto de molas, mecânica de caminhões, retífica de motores, oficina de compressores, comércio de extintores, posto de gasolina, distribuidora de gás e Empresa de Logística de Transporte. Estão também estabelecidos no bairro, sindicatos, associações e entidades sociais.
Com o saturamento de ocupação dos demais bairros itapemenses, a vila Áurea serviu como nova opção de moradia. Os gradativos melhoramentos urbanos atraíram aqueles à procura de uma propriedade, ou mesmo visando negócios imobiliários. Dotada de serviços públicos regulares estes dão certa comodidade aos moradores. E cada vez mais o comércio expande sua atividade.
A ordenada configuração da planta do Bairro, o aspecto de seu casario em transformação, pelo apreciável padrão de muitas residências faz da Vila Áurea, a Chiquita Bacana de Itapema.
Toda a propriedade constituía-se dum extenso bananal produzindo muitos cachos. Porém, devido a restrição do comércio internacional de bananas, no início dos anos de 1950, a exportação sofreu uma queda.
Comentários anotados do Facebook 'Saudoso Itapema' revivem antigos momentos da BanÁurea:
"(...)Passar pelas propriedades da Dona Áurea Conde não era mole não, precisava de autorização senão o tiro de sal comia solto..."
Conta o Vicente Ferreira Neto (garoto itapemense da época), "Lembro que a gente ia buscar leite lá, mas as bananas a gente entrava e carregava. Era uma caravana de mulheres e crianças. A gente passava pelo Rio Acaraú, que na volta tava cheio e com água pelo pescoço, passavam as mulheres com baldes na cabeça. Nunca houve tiro. A gente ainda deixava cobertos os cachos de bananas para ir buscar quando estivessem maduros... Em 1949 ninguém comprava banana no Itapema." - O mencionado Rio Acaraú (Acarahy), acesso navegável servia ao transporte em chatas da produção bananeira. Bananas soltas dos cachos eram atiradas aos garotos nadando nas margens, pelos condutores dos barcos.. Ali perto havia a porteira principal do bananal do Sítio Áurea Conde. Nas capoeiras próximas pegava-se coleirinhas e canários-da-terra. Podia-se apanhar caranguejos uçás no manguezal existente.
TRANSPORTE DE BANANAS NO RIO ACARAÚ, PRODUZIDAS PELA BANÁUREA [ITAPEMA/SP].
Nesses idos, recorda Newton Rafael Gonçalves (antigo caiçara itapemense), o quanto viscejava a natureza nesta área:
INTERIOR DO BANANAL DA BANÁUREA - ITAPEMA/SP [1960].
RODOVIA PIAÇAGUERA (DOMENICO RANGONI) AO LONGO DO BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP].
VISTA DA RODOVIA DOMENICO RANGONI E MARGINAL PIAÇAGUERA NO BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
VISTA DA RODOVIA DOMENICO RANGONI E MARGINAL PIAÇAGUERA NO BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
ANTIGOS MORADORES RECEBEM AMIGOS - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 1963.
CANAL DE DRENAGEM NA AV. SEVERO CONDE Y CONDE - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
Um tanto apartado das vias importantes de tráfego do Distrito, nesta mesma década de 80, teria implantado itinerário de ônibus, as Linhas 19 e 33 que atendem a Vila Áurea. Pela crescente demanda de passageiros teria adicionados os Circulares 25 e 41.
MAPA DOS LIMITES DO BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP].
RIO ACARAÚ (ACARAHY) QUE MARGEIA O BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2010.
O nome do rio (Acarahy/Acaraú) deriva da língua Tupi. Chamado "Rio das Garças" devido ao número considerável dessas aves nas suas margens. Tanto da variedade branca (Egretta thula e Ardea alba) ou preta (Egretta gularis) alimentando-se de vermes, pequenos crustáceos do lodo, anfíbios, mais peixinhos. É comum ouvir-se nas primeiras horas da manhã o gorjeio alto das garças ecoar pelo Bairro.
Várias espécies subsistem das águas precárias do Acaraú: biguás, socós, tapicurus, colhereiros, quero-queros dentre outros, comumente vistos por todo leito.
TRECHO RIO ACARAÚ - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP]2019.
COLHEREIRO ALIMENTA-SE NO LEITO DO RIO ACARAÚ - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
Trata-se da espécie Caiman Latirostris ou como é conhecida no Brasil, "jacaré do papo-amarelo". Réptil carnívoro do grupo dos crocodilianos. Alimentam-se de peixes, crustáceos (siris, caranguejos, caramujos), aves (garças, biguás) e pequenos mamíferos. Levando em consideração o ambiente poluído dos nossos jacarés, é possível que incluam na sua dieta cadáveres de animais domésticos (gatos, cachorros), além do que é lançado ao Rio Acaraú pela população. No caso recorrente dos jacarés do papo-amarelo itapemenses, o Acaraú faz parte do seu habitat natural, agora muito próximo de casas e avenidas.
CAIMAN LATIROSTRIS, "JACARÉ DO PAPO-AMARELO" ÀS MARGENS DO RIO ACARAÚ [ITAPEMA/SP].
Pela segunda vez, o estivador Anderson Ramirez Dias, de 32 anos foi responsável pela captura e guarda do espécime, até a chegada da Polícia Ambiental. No início de 2006 ele havia pego uma fêmea. O que já lhe rendeu na vizinhança o apelido de "Crocodilo Dundee", alusão ao caçador de crocodilos, personagem do cinema australiano.
A presença de jacarés do papo-amarelo na região do Rio Acaraú é constante e fato conhecido da comunidade. Apesar de serem vistos frequentemente no local os répteis nunca atacaram ninguém. A ignorância de alguns populares é que tem gerado agressividade contra os jacarés.
O aparecimento dos jacarés do papo-amarelo no Acaraú sempre atraí a atenção de curiosos e rende reportagens nos noticiários da Tv. Já integrados ao imaginário itapemense, em eleições passadas do município houve candidato a Prefeito que utilizou o jacaré como mascote da campanha, podem os répteis se transformar numa atração turística de ITAPEMA/SP.
O RIO ACARAÚ CORTA O ESPAÇO URBANO [ITAPEMA/SP] 2018.
AV. SEVERO CONDE Y CONDE - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
ALAMEDA DRACENA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
ALAMEDA DUARTINA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
ALAMEDA DRACENA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
ALAMEDA DUARTINA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
ALAMEDA JUNDIAÍ - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
RUA LORENA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
RUA GUARARAPES - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
RUA CERQUILHO - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
PASSAGEM DOURADO - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
RUA LORENA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
RUA GUARARAPES - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
RUA CERQUILHO - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
PASSAGEM DOURADO - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
O BOM PADRÃO DE MUITAS RESIDÊNCIAS NO BAIRRO VILA ÁUREA - ITAPEMA/SP [2019].
ESTILOS VARIADOS COMPÕE A URBE DO BAIRRO VILA ÁUREA - ITAPEMA/SP [2019].
UM GRANDE IMÓVEL NO BAIRRO VILA ÁUREA - ITAPEMA/SP [2019].
O CASARIO DIVERSO DO BAIRRO VILA ÁUREA - ITAPEMA/SP [2019].
MORADIAS NO BAIRRO VILA ÁUREA - ITAPEMA/SP [2019].
ESTILOS VARIADOS COMPÕE A URBE DO BAIRRO VILA ÁUREA - ITAPEMA/SP [2019].
UM GRANDE IMÓVEL NO BAIRRO VILA ÁUREA - ITAPEMA/SP [2019].
O CASARIO DIVERSO DO BAIRRO VILA ÁUREA - ITAPEMA/SP [2019].
MORADIAS NO BAIRRO VILA ÁUREA - ITAPEMA/SP [2019].
PRAÇA PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA NOUTROS TEMPOS - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP].
VISTA DA PRAÇA PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP].
OUTRO ÂNGULO DA PRAÇA PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] DÉCADA DE 2000.
PRAÇA PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
ENTORNO DA PRAÇA PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
ARREDORES DA PRAÇA PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
VISTA DA PRAÇA LEONARDO SANTOS CASTRO DA SILVA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
OUTRO ÂNGULO DA PRAÇA LEONARDO SANTOS CASTRO DA SILVA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
ENTORNO DA PRAÇA LEONARDO SANTOS CASTRO DA SILVA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
ARREDORES DA PRAÇA LEONARDO SANTOS CASTRO DA SILVA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
VISTA DA PRAÇA PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP].
OUTRO ÂNGULO DA PRAÇA PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] DÉCADA DE 2000.
PRAÇA PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
ENTORNO DA PRAÇA PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
ARREDORES DA PRAÇA PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
VISTA DA PRAÇA LEONARDO SANTOS CASTRO DA SILVA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
OUTRO ÂNGULO DA PRAÇA LEONARDO SANTOS CASTRO DA SILVA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
ENTORNO DA PRAÇA LEONARDO SANTOS CASTRO DA SILVA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
ARREDORES DA PRAÇA LEONARDO SANTOS CASTRO DA SILVA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
UNIDADE DE SAÚDE DA VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
CENTRO COMUNITÁRIO 'DANTE SINÓPOLI' - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA SP] 2018.
ESCOLA MUNICIPAL 'ANGELINA DAIGE' - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
ESCOLA ESTADUAL PROFº 'DINIZ MARTINS' - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
BASE COMUNITÁRIA POLICIAL - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
ESCOLA MUNICIPAL 'ANGELINA DAIGE' - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
ESCOLA ESTADUAL PROFº 'DINIZ MARTINS' - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
BASE COMUNITÁRIA POLICIAL - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
AVENIDA ACARAÚ - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
TRAJETO AV. ACARAÚ - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
VISTA DA MARGINAL PIAÇAGUERA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2012.
TRECHO DA MARGINAL PIAÇAGUERA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
TRAJETO DA MARGINAL PIAÇAGUERA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
MARGINAL PIAÇAGUERA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
PLACA NA RODOVIA DOMÊNICO RANGONI (PIAÇAGUERA) INDICA O BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
TRECHO DA MARGINAL PIAÇAGUERA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
TRAJETO DA MARGINAL PIAÇAGUERA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
MARGINAL PIAÇAGUERA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
PLACA NA RODOVIA DOMÊNICO RANGONI (PIAÇAGUERA) INDICA O BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
TRECHO AVENIDA ACARAÚ - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
PERCURSO AV. ACARAÚ - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
UMA DAS PISTAS DA AV. ÁUREA G. CONDE - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP].
CICLOVIA INSTALADA NA AV. ÁUREA GONZALEZ CONDE - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP].
AV. ÁUREA GONZALEZ CONDE - VIA DE ENTRADA DO DISTRITO ITAPEMENSE/SP [BAIRRO VILA ÁUREA].
AV. ÁUREA G. CONDE - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
VISTA OPOSTA AV ÁUREA G. CONDE - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
CICLOVIA INSTALADA NA AV. ÁUREA GONZALEZ CONDE - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP].
AV. ÁUREA GONZALEZ CONDE - VIA DE ENTRADA DO DISTRITO ITAPEMENSE/SP [BAIRRO VILA ÁUREA].
AV. ÁUREA G. CONDE - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
VISTA OPOSTA AV ÁUREA G. CONDE - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
ÔNIBUS CONTORNA A PRAÇA LEONARDO SANTOS CASTRO DA SILVA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
TARDE NA PRAÇA LEONARDO SANTOS CASTRO DA SILVA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
TARDE NA PRAÇA LEONARDO SANTOS CASTRO DA SILVA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
COTIDIANO NA PRAÇA PADRE CÍCERO - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP ] 2011.
ROLÊ DE SKATE NA PRAÇA PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
ROLÊ DE SKATE NA PRAÇA PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
TRECHO DA AV. SEVERO CONDE Y CONDE COM A PRESENÇA DE CAMINHÕES ESTACIONADOS - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
ENTRONCAMENTO DE RUAS - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
ESPAÇOS RECÔNDITOS NO AMBIENTE DO BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
O CARACTERÍSTICO AMBIENTE DO BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
CRIANÇAS VÃO À ESCOLA NO DIA-À-DIA DO BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
COTIDIANO NO BAIRRO VILA ÁUREA - ITAPEMA/SP [2019].
Entre os moradores da Vila Áurea há vários passarinheiros. É comum encontrar pelas manhãs criadores de pássaros a cuidar das pequenas aves. Colocando as gaiolas de seus pássaros nos postes ou muros, dependuradas em árvores, nas varandas e áreas de serviço das casas para o banho de sol, assim acostumar-lhes com o movimento, o vozerio, instigando o canto dos pássaros, a trocar idéias em conversas sobre as aves canoras.ENTRONCAMENTO DE RUAS - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
ESPAÇOS RECÔNDITOS NO AMBIENTE DO BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
O CARACTERÍSTICO AMBIENTE DO BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
CRIANÇAS VÃO À ESCOLA NO DIA-À-DIA DO BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
COTIDIANO NO BAIRRO VILA ÁUREA - ITAPEMA/SP [2019].
Tomando a presença marcante de "cavalos" (truck) de caminhões e carrocerias estacionadas pelo bairro, denota-se que inúmeros caminhoneiros residem em Vila Áurea.
Localizado entre as Alamedas Dracena e Duartina fica o Campo da Sociedade Esportiva Vila Áurea, fundada em 31 de Julho de 1977. Time que representa o bairro no futebol amador do Distrito itapemense.
PORTÃO DE ACESSO CAMPO DA SOCIEDADE ESPORTIVA VILA ÁUREA - ITAPEMA/SP [2018].
VISTA DO CAMPO DE FUTEBOL DO S.E. VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
VISTA DO CAMPO DE FUTEBOL DO S.E. VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
Noutros carnavais o bairro sediava o G.R.C.E.S. 'SIMPATIA DA VILA ÁUREA'. Antiga Escola de Samba participante do Carnaval da Ilha de Santo Amaro. Desfilou por décadas na Passarela do Samba em itapema, depois foi extinta.
Embora o Bairro possua razoável urbanidade, além dos serviços públicos, suas ruas requerem melhor zeladoria, cuidados com os logradouros por conta da Prefeitura Municipal. Seja pela manutenção de bloquetes desalinhados do pavimento, buracos ou falta de asfalto, alagamentos persistentes dias após a chuva devido à deficiência na drenagem, regular capinação, poda de árvores, pontos de acúmulo de lixo, carcaças de caminhões esquecidas, precária iluminação pública, maior zelo na faixa da linha de transmissão de energia elétrica e fiscalização dos grandes lotes negligenciados pelos proprietários.
Desde estabelecida a Vila Áurea teve um notório crescimento, aumentou o número de residentes, outras partes da gleba foram ocupadas. De acordo com o censo do IBGE de 2010, moravam no Bairro 14.340 pessoas.
O deficit habitacional em ITAPEMA/SP, acumulou bolsões de moradias irregulares, ocasionando algum problema de ordem social. Motivado por invasões de áreas fundiárias inerentes ao Bairro Vila Áurea, pelos anos de 1980, pertencentes ao município. Tal como a conhecida comunidade "Favela Chaparral", área adjacente que requer regularização e projeto habitacional, a fim de integrá-la a urbe da cidade.
IMAGEM DE SATÉLITE DA PLANTA DO BAIRRO VILA ÁUREA - ITAPEMA/SP.
Supermercado, padarias, mercadinhos, pizzaria, lanchonetes, bombonieres, bares, empório de bebidas, bazares, papelarias, lotérica, chaveiro, assistência técnica de eletrônicos, farmácia, dentista, salão de beleza, barbearia, loja de modas, pet shop, ateliê de comunicação visual, espaço para festas, núcleo de educação infantil, escolinha de futebol, depósito de materiais para construção, marcenaria, madeireira, serralheria, vidraçaria, instaladora de toldos e coberturas, marmoraria, comércio de lajes pré-moldadas, fábrica de ladrilhos e artefatos, ferro-velho, bicicletarias, lava-rápido, borracharia, loja de auto peças, mecânica de motos, oficina de automóveis, loja de pneus e rodas, posto de molas, mecânica de caminhões, retífica de motores, oficina de compressores, comércio de extintores, posto de gasolina, distribuidora de gás e Empresa de Logística de Transporte. Estão também estabelecidos no bairro, sindicatos, associações e entidades sociais.
COMÉRCIO AO LONGO DA AV. ÁUREA G. CONDE - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
ESTABELECIMENTO COMERCIAL NA AV. ÁUREA G. CONDE - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
LOJAS COMERCIAIS NO TRAJETO DA AV. ÁUREA G. CONDE - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
ESTABELECIMENTO COMERCIAL NA AV. ÁUREA G. CONDE - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
LOJAS COMERCIAIS NO TRAJETO DA AV. ÁUREA G. CONDE - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
ATIVIDADE COMERCIAL NA AV. ÁUREA G. CONDE - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
COMÉRCIO NA AV. ÁUREA G. CONDE - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
TRADICIONAL COMÉRCIO NO BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
ATIVIDADE COMERCIAL NO INTERIOR DO BAIRRO VILA ÁUREA - ITAPEMA/SP [2019].
ANTIGO COMÉRCIO NO BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
ESCOLA PARTICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
DIVERSAS ATIVIDADES COMERCIAIS ESTÃO ESTABELECIDAS NO BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
COMÉRCIO NA AV. ÁUREA G. CONDE - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
TRADICIONAL COMÉRCIO NO BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2018.
ATIVIDADE COMERCIAL NO INTERIOR DO BAIRRO VILA ÁUREA - ITAPEMA/SP [2019].
ANTIGO COMÉRCIO NO BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
ESCOLA PARTICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL - BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
DIVERSAS ATIVIDADES COMERCIAIS ESTÃO ESTABELECIDAS NO BAIRRO VILA ÁUREA [ITAPEMA/SP] 2019.
A ordenada configuração da planta do Bairro, o aspecto de seu casario em transformação, pelo apreciável padrão de muitas residências faz da Vila Áurea, a Chiquita Bacana de Itapema.
este blog sempre um show
ResponderExcluirParabéns pela pesquisa! Informações muito relevantes sobre a história do bairro e do Rio Acaraú. Não é fácil encontrar essas informações.
ResponderExcluirGostei ,mudei a pouco praça,tenho lembranças da Áurea conde na minha infância,vinha com minha mãe e vizinha s pegar xaxim e grudar nos cipó
ResponderExcluirs das árvores gritando tal o Tarzan 😃